Alimentos fermentados podem ajudar a diminuir a ansiedade?
Contente
Não está tudo na sua cabeça - a chave para lutar contra as suas preocupações pode, na verdade, estar no seu intestino. Pessoas que comiam mais alimentos fermentados como iogurte, kimchi e kefir eram menos propensas a sentir ansiedade social, relata um novo estudo em Pesquisa Psiquiátrica.
Como o sabor de franzir os lábios o deixa à vontade? Graças ao seu poder probiótico, os alimentos fermentados aumentam a população de bactérias benéficas em seu intestino. É essa mudança favorável em seu intestino que, por sua vez, influencia a ansiedade social, explicou o autor do estudo Matthew Hilimire, Ph.D., professor assistente de psicologia no College of William and Mary. Os cientistas sabem há muito tempo que a composição do seu micróbio tem um efeito profundo na sua saúde (é por isso que o seu intestino é frequentemente referido como o seu segundo cérebro), embora ainda estejam tentando determinar exatamente como. (Saiba mais em Este é o segredo da saúde e da felicidade?)
A equipe de pesquisa de Hilimire, entretanto, considerou pesquisas anteriores com animais para sua hipótese. Observando os probióticos e os transtornos do humor em animais, estudos demonstraram que os microrganismos benéficos diminuem a inflamação e aumentam o GABA, o neurotransmissor que os medicamentos ansiolíticos visam imitar.
"Dar a animais esses probióticos aumentou o GABA, então é quase como dar a eles essas drogas, mas são seus próprios corpos produzindo GABA", disse ele. "Portanto, seu próprio corpo está aumentando esse neurotransmissor que reduz a ansiedade."
No novo estudo, Hilimire e sua equipe perguntaram aos alunos questões de personalidade, bem como sobre seus hábitos alimentares e de exercícios. Eles descobriram que aqueles que comeram mais iogurte, kefir, leite de soja fermentado, sopa de missô, chucrute, picles, tempeh e kimchi também apresentaram níveis mais baixos de ansiedade social. Alimentos fermentados funcionam melhor para ajudar pessoas que também são classificadas como altamente neuróticas, o que, curiosamente, Hilimire pensa ser uma característica que pode compartilhar uma raiz genética com ansiedade social.
Embora ainda precisem fazer mais experimentos, sua esperança é que esses alimentos possam ajudar a complementar os medicamentos e a terapia. E como os alimentos fermentados são repletos de nutrientes saudáveis (descubra por que você deve adicionar alimentos fermentados à sua dieta), esse é um alimento reconfortante com o qual podemos embarcar.