O Steam mata os vírus?
Contente
Felizmente, é um pouco mais fácil encontrar desinfetantes nas lojas e online do que no início da pandemia, mas ainda é difícil saber se você vai encontrar o seu limpador habitual ou spray quando você realmente precisa reabastecer. (Aliás, esses são os produtos de limpeza aprovados pelo CDC para coronavírus.)
Se você não estocou lenços umedecidos com água sanitária e sprays de limpeza antes da grande onda de compras em pânico, provavelmente está familiarizado com o Google Googling "O vinagre mata os vírus?" Mas e quanto ao vapor? Mas uma outra ideia alternativa que já está circulando há algum tempo é o vapor. Sim, estamos falando daquele vapor que cozinha brócolis e tira as rugas das roupas. Então, o vapor mata os vírus?
Algumas empresas que fabricam vapores afirmam que uma explosão com um vaporizador em superfícies macias como estofados pode matar até 99,9% dos patógenos - o que, para comparação, é o mesmo histórico alegado por muitos fabricantes de lenços umedecidos e sprays desinfetantes. As empresas não chegam a dizer que o vapor pode matar vírus em superfícies duras ou remover o SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19 (também conhecido como novo coronavírus), mas isso levanta a questão: o vapor mata vírus o suficiente para utilizá-lo como uma ferramenta de proteção contra vírus de backup?
Usar um vaporizador parece uma ótima solução de limpeza se você não tiver desinfetantes à mão ou mesmo se preferir limpar seu local sem produtos químicos, mas o que os especialistas têm a dizer?
O Steam mata os vírus?
Na verdade, em certas circunstâncias, sim. "Usamos vapor sob pressão para matar vírus em autoclaves", diz William Schaffner, M.D., especialista em doenças infecciosas e professor da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt. (Uma autoclave é um dispositivo médico que usa vapor para esterilizar equipamentos e outros objetos.) "O vapor é a forma como esterilizamos equipamentos médicos que usamos no laboratório", diz o Dr. Schaffner. (Para remover os germes e sujeira do seu telefone, use estas dicas de limpeza.)
No entanto, esse vapor é usado em um ambiente controlado sob pressão (o que permite que o vapor atinja temperaturas mais altas), e não está claro se o vapor seria tão eficaz contra o SARS-CoV-2 ou qualquer outro vírus em uma superfície como os balcões da cozinha. "Não tenho certeza se as relações tempo-temperatura que você usaria quando estiver cozinhando uma bancada, sofá ou piso de madeira matariam o vírus", disse o Dr. Schaffner. Não há pesquisas sobre o uso do vapor dessa forma, mas, em teoria, pode funcionar, acrescenta.
Quanto ao que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) têm a dizer, a organização recomenda que superfícies macias como carpetes, tapetes e cortinas sejam limpas com sabão básico e água quente. E para outras superfícies tocadas com frequência, como mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, maçanetas, escrivaninhas, telefones, teclados, banheiros, torneiras e pias, é sugerido que você desinfete usando uma solução de alvejante diluída, uma solução de álcool com pelo menos 70 álcool percentual e produtos que estão na lista de desinfetantes da Agência de Proteção Ambiental.
Se você estiver interessado em usar um vaporizador para limpar as superfícies de sua casa, Ruth Collins, Ph.D., professora assistente de medicina molecular na Universidade Cornell, recomenda este hack para aumentar sua proteção contra o coronavírus: Ensaboe sua bancada com sabão e água quente e, em seguida, uma boa rajada de vapor para matar os germes. Embora este método de desinfecção por coronavírus não tenha sido apoiado por pesquisas, Collins aponta que o sabão é conhecido por dissolver a camada externa do SARS-CoV-2 e matar o vírus. As altas temperaturas podem fazer o mesmo. Juntos, ela diz, deve elimine o SARS-CoV-2, mas, novamente, isso não é infalível e não deve substituir as soluções de limpeza aprovadas pelo CDC.
Coronavírus são vírus envelopados, o que significa que eles têm uma membrana protetora de gordura, explica Collins. Mas essa gordura é "sensível ao detergente", por isso o sabonete é um bom parceiro, diz ela. (Relacionado: Qual é o problema com o sabão de Castela?)
O vapor pode ser eficaz por si só, mas adicionar o sabão é como um seguro extra, diz Collins. “Se você colocar uma película fina de água com sabão primeiro e depois entrar com vapor, terá penetração máxima”, diz ela.
Collins não tem tanta certeza sobre como o vapor funcionaria bem para matar patógenos em materiais mais macios, como roupas, sofás e tapetes. No entanto, quando se trata de roupas, é realmente melhor jogá-las na máquina de lavar, diz Richard Watkins, M.D., um médico infeccioso em Akron, Ohio, e professor de medicina interna na Northeast Ohio Medical University. “Lave suas roupas em água quente se você estiver preocupado com COVID-19 em suas roupas”, diz ele.
Então, o vapor mata os vírus? Os especialistas estão divididos: alguns acreditam que funciona como um complemento de outros produtos de limpeza, como água e sabão, enquanto outros não acham que o vapor pode ser tão eficaz para matar vírus na vida real quanto em um ambiente de laboratório controlado. É importante reiterar que o uso de vapor como forma de matar vírus não é atualmente um método desinfetante aprovado pelo CDC, pela Food and Drug Administration (FDA) ou pela Agência de Proteção Ambiental (EPA). Isso não significa que não funcione ou que prejudique a saúde se você o adicionar à rotina de limpeza; simplesmente não é algo que essas organizações recomendem neste momento. (Espere, você deveria lidar com seus mantimentos de forma diferente também?)
Dito isso, se você quer experimentar o vapor e está pensando em comprar um vaporizador de mão para tirar as rugas de suas roupas ou um esfregão a vapor para o chão, não há mal nenhum em tentar isso. Saiba apenas que pode não ser 100% eficaz. "Bleach e desinfetantes aprovados pela EPA ainda são sua melhor aposta", diz o Dr. Schaffner.