Você pode comer sushi durante a gravidez?
Contente
- O que há de errado em comer sushi durante a gravidez?
- E quanto a outros peixes?
- A palavra final sobre comer sushi durante a gravidez
- Revisão para
A gravidez vem com uma longa lista de coisas que devemos e não devemos fazer - algumas mais confusas do que outras. (Exemplo A: veja o que os especialistas têm a dizer sobre se você realmente precisa parar de tomar café durante a gravidez.) Mas uma regra que é bem aceita pelos médicos? Você não pode comer sushi durante a gravidez - é por isso que o recente post de Hilary Duff no Instagram está causando tanta controvérsia.
No início desta semana, uma grávida Hilary Duff postou uma foto dela e de uma amiga desfrutando de um dia de spa seguido de um jantar de sushi. Quase imediatamente, os comentários explodiram em preocupações de que Duff estava comendo peixe cru, que os especialistas médicos aconselham as mulheres grávidas a evitar.
O que há de errado em comer sushi durante a gravidez?
"Como o sushi é feito de peixe cru, há sempre um risco maior de parasitas e bactérias", diz Darria Long Gillespie, M.D., médica do pronto-socorro. "Embora nem sempre causem um problema significativo em adultos, muitos deles podem causar danos graves ao bebê em desenvolvimento, e é por isso que são assustadores. Se o sushi for armazenado de maneira adequada, o risco deve ser muito baixo, mas não há nenhum benefício em comer sushi em vez de peixe cozido, então, honestamente, por que arriscar? "
Se você ficar doente por comer sushi enquanto está grávida, pode ser muito arriscado, diz Adeeti Gupta, MD, um ginecologista certificado e fundador do Walk In GYN Care em Nova York - é mais sério do que uma corrida de -O caso de intoxicação alimentar que você pode ter quando não está grávida. “Embora as infecções intestinais causadas por bactérias, incluindo E. coli e salmonela, que o sushi pode carregar, sejam tratáveis, elas podem ser graves e podem causar desidratação e afetar a gravidez”, explica o Dr. Gupta. Além disso, essas infecções geralmente precisam ser tratadas com antibióticos, acrescenta ela, alguns dos quais não são seguros para uso durante a gravidez.
O peixe cru também pode transmitir listeria, uma infecção bacteriana mais comum em mulheres grávidas e recém-nascidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. (Veja: 5 coisas que você precisa saber sobre a Listeria.) Durante a gravidez (especialmente no início), uma infecção por listeria pode ser devastadora. “Pode causar aborto espontâneo, morte fetal e restrição de crescimento”, diz o Dr. Gupta.
E quanto a outros peixes?
A preocupação com as bactérias só se aplica ao peixe cru, segundo os especialistas. "Qualquer coisa que tenha sido cozida em uma temperatura alta o suficiente para matar as bactérias nocivas é segura", diz o Dr. Gupta. "Contanto que o alimento tenha sido cozido a uma temperatura média acima de 160 a 170 ° Fahrenheit, ele deve ser seguro para consumo, desde que não tenha sido manuseado por uma pessoa infectada após o cozimento." Em outras palavras, você não precisa desistir de sua receita favorita de salmão grelhado por nove meses - apenas seus rolos de abacate de salmão.
Dito isso, você ainda deve limitar o consumo de peixe cozido se estiver grávida, diz o Dr. Gillespie. “Todos os peixes, cozidos ou crus, apresentam risco de ingestão de mercúrio”, diz ela. A exposição ao mercúrio pode prejudicar o sistema nervoso central, especialmente no cérebro em desenvolvimento de um feto, de acordo com o conselho conjunto da Agência de Proteção Ambiental e Administração de Alimentos e Medicamentos. O Dr. Gillespie recomenda limitar o consumo de peixe cozido a não mais do que uma ou duas porções por semana. E quando comer peixes cozidos, opte por variedades com baixo teor de mercúrio, como salmão e tilápia. (Para obter mais recomendações, o FDA criou um gráfico detalhando os melhores e os piores frutos do mar para escolher no menu.)
A palavra final sobre comer sushi durante a gravidez
Resumindo: peixe cru é proibido (desculpe, Hilary) se você estiver grávida. Para reduzir o risco de contrair bactérias nocivas, "fique longe de carnes ou frutos do mar crus e não cozidos, queijos não pasteurizados e certifique-se de lavar bem todas as saladas ou vegetais crus antes de consumi-los", diz o Dr. Gupta.
Tecnicamente, você ainda pode comer sushi que não inclua peixe cru, como rolos de vegetais ou rolos de tempura cozidos. Mas, pessoalmente, o Dr. Gillespie sente que até isso pode ser arriscado. Mesmo que você realmente queira ir ao seu sushi favorito e comer apenas um pãozinho da Califórnia, lembre-se de que os chefs provavelmente usam as mesmas bancadas e facas para cortar todo o sushi, com ou sem peixe cru. Portanto, para ser mais cauteloso, considere guardar a noite do sushi como um deleite pós-gravidez. (Considere fazer esses pãezinhos caseiros de verão para saciar seu desejo de sushi.)