A Arte da Esfoliação
Contente
Q: Alguns esfoliantes são melhores para esfoliar o rosto e outros para o corpo? Ouvi dizer que existem ingredientes que podem irritar a pele.
UMA: Os ingredientes que você deseja em um esfoliante - sejam eles partículas maiores e mais abrasivas ou grânulos menores e mais suaves - dependem do seu tipo de pele, explica Gary Monheit, MD, dermatologista e professor associado de dermatologia na Universidade do Alabama em Birmingham Centro médico. Uma vez que os esfoliantes funcionam removendo fisicamente a camada superior da pele morta para revelar células frescas por baixo, a espessura e a sensibilidade da pele desempenham um papel importante. A tez mais oleosa tem glândulas sebáceas maiores, tornando a pele mais espessa e mais capaz de tolerar uma esfoliação mais abrasiva. (Esfregões de qualquer tipo, no entanto, podem irritar manchas; portanto, use com cuidado se tiver acne.) Pessoas com pele sensível devem aderir a produtos com grânulos finos, como contas de jojoba ou aveia moída, que têm menor probabilidade de irritar a pele.
E quando se trata de esfoliantes faciais, saiba que os naturais nem sempre são melhores. Alguns produtos naturais, como os que usam sementes de damasco e cascas de nozes trituradas, podem não ser os melhores para o seu tipo de pele; essas partículas podem ter formato irregular e, como resultado, podem criar pequenos cortes ou rasgos na delicada pele facial. Esses esfoliantes, bem como produtos à base de sais naturais ou à base de açúcar, são mais usados no corpo, que tem uma pele mais espessa. Uma boa aposta: Davies Gate Garden Made Walnut Scrub (US $ 14; sephora.com).
Se você preferir usar um esfoliante de base natural para o rosto, procure um produto com miçangas de jojoba. Essas minúsculas esferas, derivadas das sementes da planta jojoba, são uniformes em tamanho e forma e são muito menos irritantes para a pele. Favoritos dos editores: BeneFit Pineapple Facial Polish (US $ 24; sephora.com) com contas de jojoba e extratos de abacaxi e kiwi e St. Ives Gentle Apricot Scrub com contas de jojoba e óleo de caroço de damasco (US $ 2,89; em farmácias).
Muitas empresas de cosméticos também começaram a produzir esfoliantes sintéticos. Feitas de poliuretano ou outro plástico, essas contas microscópicas funcionam da mesma forma que os esfoliantes naturais, mas geralmente são mais suaves e uniformes em tamanho, o que diminui a possibilidade de rasgos na pele. Para o rosto, experimente: Lancôme Exfoliance Confort (US $ 22; lancome.com) e Aveeno Skin Brightening Daily Scrub (US $ 7; em farmácias). Suaves favoritos para o corpo: Dove Gentle Exfoliating Beauty Bar e Gentle Exfoliating Moisturizing Body Wash (US $ 2,39 e US $ 4; nas farmácias). Não importa qual esfoliante você escolha, esfolie apenas duas a três vezes por semana; com mais frequência pode causar irritação.