Você pode desenvolver alergias mais tarde na vida?
Contente
- Como as alergias se desenvolvem
- Fase 1
- Fase 2
- Quando as alergias normalmente se desenvolvem
- Alergias comuns em adultos
- Alergias sazonais
- Alergias a animais de estimação
- Alergias a comida
- Por que isso acontece?
- As alergias podem desaparecer com o tempo?
- Tratamentos
- Quando ver um médico
- O resultado final
As alergias acontecem quando seu corpo detecta algum tipo de substância estranha, como um grão de pólen ou pêlos de animais, e ativa uma resposta do sistema imunológico para combatê-la.
Como as alergias se desenvolvem
Os alérgenos se desenvolvem em duas fases.
Fase 1
Primeiro, seu sistema imunológico responde a certas substâncias criando anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE). Esta parte é chamada de sensibilização.
Dependendo do tipo de alergia que você tem, como pólen ou comida, esses anticorpos estão localizados nas vias respiratórias - incluindo nariz, boca, garganta, traqueia e pulmões - no trato gastrointestinal (GI) e na pele.
Fase 2
Se você for exposto a esse alérgeno novamente, seu corpo libera substâncias inflamatórias, incluindo a histamina química. Isso causa a dilatação dos vasos sanguíneos, a formação de muco, a coceira na pele e o inchaço dos tecidos das vias aéreas.
Essa reação alérgica visa impedir que os alérgenos entrem e combater qualquer irritação ou infecção que possa ser causada pelos alérgenos que entram. Basicamente, você pode pensar nas alergias como uma reação exagerada a esses alérgenos.
A partir de então, seu corpo responde da mesma forma quando é exposto a esse alérgeno no futuro. Para alergias aerotransportadas leves, você pode apresentar sintomas de olhos inchados, nariz entupido e coceira na garganta. E para alergias graves, você pode ter urticária, diarreia e dificuldade para respirar.
Quando as alergias normalmente se desenvolvem
A maioria das pessoas se lembra de ter os primeiros sintomas de alergia em uma idade jovem - cerca de 1 em cada 5 crianças tem algum tipo de alergia ou asma.
Muitas pessoas superam suas alergias por volta dos 20 e 30 anos, à medida que se tornam tolerantes a seus alérgenos, especialmente alérgenos alimentares como leite, ovos e grãos.
Mas é possível desenvolver uma alergia em qualquer momento da sua vida. Você pode até se tornar alérgico a algo a que não era alérgico antes.
Não está claro por que algumas alergias se desenvolvem na idade adulta, especialmente por volta dos 20 ou 30 anos.
Vamos ver como e por que você pode desenvolver uma alergia mais tarde na vida, como pode tratar uma nova alergia e se você pode esperar que uma nova alergia ou uma existente desapareça com o tempo.
Alergias comuns em adultos
Alergias sazonais
As alergias de início na idade adulta mais comumente desenvolvidas são sazonais. O pólen, a tasneira e outros alérgenos vegetais aumentam em certas épocas do ano, geralmente na primavera ou no outono.
Alergias a animais de estimação
Tem um amigo felino ou canino? Estar constantemente exposto à pêlos ou aos flocos de pele que se soltam e ficam no ar e a produtos químicos da urina e da saliva que ficam nos pêlos podem causar alergia.
Alergias a comida
Quase nos Estados Unidos há algum tipo de alergia alimentar, e quase metade deles relatou que notou os primeiros sintomas durante a vida adulta, especialmente.
Outros alérgenos alimentares comuns em adultos são amendoim e nozes e pólen de frutas e vegetais.
Muitas crianças desenvolvem alergias alimentares e geralmente apresentam sintomas cada vez menos graves à medida que envelhecem.
Por que isso acontece?
Não está exatamente claro por que as alergias podem se desenvolver na idade adulta.
Os pesquisadores acreditam que um, mesmo um único episódio de sintomas, pode aumentar sua probabilidade de desenvolver alergias quando adulto, quando você é reexposto a esse alérgeno em níveis mais elevados.
Em alguns casos, esses links são fáceis de ver e representam o que é conhecido como marcha atópica. As crianças com alergias alimentares ou problemas de pele como eczema podem desenvolver sintomas de alergias sazonais, como espirros, coceira e dor de garganta, conforme envelhecem.
Então, os sintomas desaparecem por um tempo. Eles podem retornar aos 20, 30 e 40 anos quando você for exposto a um gatilho de alergia. Os possíveis gatilhos de alergia em adultos podem incluir:
- Exposição a alérgenos quando a função do sistema imunológico é reduzida. Isso acontece quando você está doente, grávida ou tem uma condição que compromete seu sistema imunológico.
- Tendo pouca exposição a um alérgeno quando criança. Você pode não ter sido exposto a níveis altos o suficiente para desencadear uma reação até a idade adulta.
- Mudança para uma nova casa ou local de trabalho com novos alérgenos. Isso pode incluir plantas e árvores às quais você não foi exposto antes.
- Ter um animal de estimação pela primeira vez. Pesquisas sugerem que isso também pode acontecer após um longo período sem animais de estimação.
As alergias podem desaparecer com o tempo?
A resposta curta é sim.
Mesmo se você desenvolver alergias quando for adulto, pode notar que elas começam a desaparecer novamente quando você chega aos 50 anos ou mais.
Isso ocorre porque sua função imunológica é reduzida à medida que você envelhece, de modo que a resposta imunológica aos alérgenos também se torna menos grave.
Algumas alergias que você teve quando criança também podem desaparecer quando você for um adolescente e bem na idade adulta, talvez fazendo apenas algumas aparições ao longo de sua vida até que desapareçam permanentemente.
Tratamentos
Aqui estão alguns tratamentos possíveis para alergias, quer você tenha uma alergia sazonal leve ou uma alergia alimentar severa ou de contato:
- Tome anti-histamínicos. Os anti-histamínicos, como a cetirizina (Zyrtec) ou a difenidramina (Benadryl), podem reduzir os sintomas ou mantê-los sob controle. Tome-os antes de ser exposto a um alérgeno.
- Faça um teste cutâneo. Este teste pode ajudá-lo a ver quais alérgenos específicos desencadeiam suas reações. Depois de saber a que é alérgico, você pode tentar evitar esse alérgeno ou reduzir sua exposição o máximo possível.
- Considere tomar injeções para alergia (imunoterapia). As injeções podem aumentar gradualmente sua imunidade aos gatilhos de alergia alguns anos após injeções regulares.
- Mantenha um autoinjetor de epinefrina (EpiPen) por perto. Ter uma EpiPen é importante no caso de você ser acidentalmente exposto a um gatilho de alergia, o que pode resultar em pressão arterial baixa e inchaço da garganta / constrição das vias aéreas que torna difícil ou impossível respirar (anafilaxia).
- Conte às pessoas ao seu redor sobre suas alergias. Se seus sintomas podem ser graves ou fatais, eles saberão como tratá-lo se você tiver uma reação alérgica.
Quando ver um médico
Alguns sintomas de alergia são leves e podem ser tratados com exposição reduzida ao alérgeno ou com medicação.
Mas alguns sintomas são graves o suficiente para perturbar sua vida, ou até mesmo fatais.
Procure ajuda médica de emergência ou peça a alguém por perto para obter ajuda se notar algum dos seguintes sintomas:
- sentindo-se anormalmente tonto
- inchaço anormal da língua ou garganta
- erupção cutânea ou urticária em todo o corpo
- cólicas abdominais
- Vomitar
- diarréia
- sentindo-se confuso ou desorientado
- febre
- anafilaxia (inchaço e fechamento da garganta, respiração ofegante, pressão arterial baixa)
- apreensões
- perda de consciência
O resultado final
Você pode desenvolver alergias a qualquer momento da vida.
Alguns podem ser leves e dependem de variações sazonais em quanto daquele alérgeno está no ar. Outros podem ser graves ou fatais.
Consulte seu médico se você começar a notar novos sintomas de alergia para que possa aprender quais opções de tratamento, medicamentos ou mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir seus sintomas ou mantê-los sob controle.