É seguro comer cascas de sementes de girassol?
Contente
- Você não deve comer as conchas
- Riscos para a saúde de comer as conchas
- O que fazer com as conchas
- A maioria dos nutrientes está no núcleo
- A linha inferior
Sementes de girassol, provenientes do centro seco da planta (Helianthus annuus L.), são embalados com gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais (1).
Eles são deliciosos como um lanche, em assados ou polvilhados sobre salada ou iogurte.
No entanto, como você pode comprá-los inteiros ou sem casca, você pode se perguntar se é seguro ou nutritivo comer as conchas.
Este artigo explica se você deve comer cascas de sementes de girassol.
Você não deve comer as conchas
As sementes de girassol têm uma casca externa listrada em branco e preto-acinzentado que contém um caroço (1).
O núcleo, ou carne, de uma semente de girassol é a parte comestível. É bronzeado, macio para mastigar e tem sabor e textura levemente amanteigados.
Sementes de girassol inteiras são frequentemente assadas, salgadas e temperadas em suas conchas, e muitas pessoas gostam de mastigá-las dessa maneira. Eles são os favoritos em jogos de beisebol.
No entanto, as conchas devem ser cuspidas e não devem ser comidas.
As conchas, também chamadas de cascos, são resistentes, fibrosas e difíceis de mastigar. Eles são ricos em fibras chamadas lignina e celulose, que seu corpo não consegue digerir (2).
Uma alternativa mais fácil e segura para sementes inteiras torradas são as sementes de girassol sem casca. Se desejar, pode temperá-los com azeite, sal e qualquer tempero que desejar.
Riscos para a saúde de comer as conchas
Não é prejudicial se você engolir acidentalmente pequenos pedaços de casca. No entanto, se você comer uma grande quantidade, as conchas podem causar um bloqueio no trato intestinal, o que pode ser perigoso.
Cascas de sementes de qualquer tipo de planta comestível podem se acumular no intestino delgado ou grosso e formar uma massa, também chamada bezoar. Pode causar constipação, dor intestinal e, em alguns casos, impactação intestinal (3).
Um intestino afetado significa que uma grande massa de fezes está presa no seu cólon ou reto. Pode ser doloroso e, em alguns casos, causar hemorróidas ou danos mais graves, como uma lágrima no intestino grosso.
Geralmente, um bezoar precisa ser removido enquanto você está sob anestesia geral. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária (3).
As cascas de sementes de girassol também podem ter bordas afiadas, que podem raspar sua garganta se você as engolir.
resumoVocê não deve comer cascas de sementes de girassol, pois elas podem causar danos intestinais. Se você gosta do sabor de sementes de girassol inteiras, cuspa a casca antes de comer o caroço.
O que fazer com as conchas
Se você comer muitas sementes de girassol e não quiser jogar fora as conchas, poderá usá-las de várias maneiras.
Uma opção é aplicá-las como cobertura morta em seu jardim, pois elas ajudam a impedir que as ervas daninhas cresçam em torno de suas plantas.
Você também pode usá-los como substituto do café ou chá. Basta torrar as cascas levemente em um forno ou frigideira e triturá-las em um moedor de especiarias. Embeba 1 colher de sopa (12 gramas) por 1 xícara (240 mL) de água quente.
Além disso, os cascos moídos criam forragens para aves e animais ruminantes, como vacas e ovelhas. Industrialmente, eles geralmente são transformados em pellets de combustível e painéis de fibras.
resumoSe você deseja reciclar suas cascas de sementes de girassol descartadas, use-as como cobertura de jardim ou um substituto de café ou chá.
A maioria dos nutrientes está no núcleo
Núcleos de sementes de girassol são particularmente ricos em proteínas e gorduras saudáveis. Eles também são uma boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes (1, 4).
Antioxidantes são compostos vegetais que podem proteger suas células e DNA de danos oxidativos. Por sua vez, isso pode reduzir o risco de doenças como doenças cardíacas.
Apenas 28 gramas de sementes de girassol fornece (4):
- Calorias: 165
- Proteína: 5 gramas
- Carboidratos: 7 gramas
- Fibra: 3 gramas
- Gordura: 14 gramas
- Vitamina E: 37% do valor diário (DV)
- Selênio: 32% do DV
- Fósforo: 32% do DV
- Manganês: 30% do DV
- Vitamina B5: 20% do DV
- Folato: 17% do DV
O óleo nos grãos de girassol é especialmente rico em ácido linoléico, um ácido graxo ômega-6 que ajuda a manter as membranas celulares saudáveis. Como seu corpo não pode produzir ômega-6, você deve obtê-lo da dieta (1).
resumoA maioria dos nutrientes das sementes de girassol está no núcleo, que é a parte comestível da semente. É especialmente rico em gorduras e proteínas saudáveis.
A linha inferior
Você deve evitar comer cascas de sementes de girassol.
Como são fibrosas e indigestas, as conchas podem danificar seu trato digestivo.
Se você preferir mastigar sementes de girassol inteiras, não deixe de cuspir as conchas. Caso contrário, você pode simplesmente comer sementes de girassol sem casca, que fornecem apenas o caroço rico em nutrientes e saboroso.