Prevenção de fibromialgia
Contente
- Dormir o suficiente
- Reduza o estresse emocional e mental
- Faça exercícios regularmente
- Coma uma dieta balanceada
- Monitore seus sintomas
Prevenção da fibromialgia
A fibromialgia não pode ser evitada. O tratamento adequado e as mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos sintomas. Pessoas com fibromialgia tentam prevenir crises em vez de tentar prevenir a síndrome em si. Há muitas coisas que você pode fazer para prevenir o agravamento dos seus sintomas.
Dormir o suficiente
A falta de sono restaurador é um sintoma de fibromialgia e uma causa de surtos. O sono insatisfatório cria um ciclo de mais dor, tornando o sono mais difícil, o que causa mais dor e assim por diante. Você pode quebrar o ciclo indo para a cama no mesmo horário todas as noites e praticando bons hábitos de sono.
Experimente relaxar uma hora antes de dormir desligando a televisão e outros aparelhos eletrônicos. Ler, tomar um banho quente ou meditar são boas maneiras de relaxar e se preparar para um sono mais profundo. O seu médico pode prescrever um sonífero se você tiver problemas persistentes para adormecer ou permanecer dormindo.
Reduza o estresse emocional e mental
Os sintomas da fibromialgia pioram com o estresse. Você pode reduzir os surtos minimizando as coisas que lhe causam estresse. Eliminar as fontes de estresse, como relacionamentos não saudáveis ou ambientes de trabalho tensos, é uma maneira de fazer isso.
Alguns estressores não podem ser evitados. Aprender técnicas de enfrentamento pode ajudar a minimizar os efeitos do estresse em seu corpo e mente.
Os destruidores de estresse positivos incluem:
- meditação
- relaxamento
- acupuntura
- técnicas de respiração profunda
Exercícios de intensidade moderada também são uma boa maneira de desabafar de maneira saudável.
Algumas pessoas recorrem ao álcool e às drogas para lidar com o estresse. Esse comportamento de enfrentamento é contraproducente. Isso pode piorar os sintomas ou aumentar o risco de complicações perigosas para a saúde resultantes do uso frequente de álcool ou drogas.
Faça exercícios regularmente
O exercício regular e moderado pode manter os músculos e as articulações saudáveis. Não exagere. Planos de condicionamento físico rigorosos podem piorar os sintomas. Caminhar é uma boa maneira de se manter saudável e ativo sem grandes esforços.
Coma uma dieta balanceada
Algumas pessoas com fibromialgia descobrem que certos alimentos pioram seus sintomas. Problemas gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, às vezes acompanham essa síndrome. Você pode reduzir os surtos seguindo uma dieta balanceada e evitando alimentos e bebidas que piorem os sintomas. Muitas vezes é melhor minimizar:
- cafeína
- comidas fritas
- alimentos ricos em sódio
Monitore seus sintomas
Manter um diário sobre seus sintomas pode ajudá-lo a identificar as causas dos surtos. Listar informações sobre o que você comeu, como se sentiu depois de comer e documentar suas atividades diárias pode fornecer uma visão sobre o que está agravando seus sintomas. O diário também pode ser uma ferramenta útil para seu médico prescrever o melhor tratamento para sua condição.
Cada caso de fibromialgia é diferente. Você pode encontrar outras abordagens que funcionam melhor para diminuir os sintomas e reduzir os surtos. Converse com seu médico sobre as opções de tratamento e mudanças no estilo de vida que atendam às suas necessidades específicas.