Sintomas raros de esclerose múltipla: o que é neuralgia do trigêmeo?
Contente
- Compreendendo os sintomas da neuralgia do trigêmeo
- Um sintoma inicial de esclerose múltipla
- Causas e prevalência
- Diagnosticando neuralgia trigeminal
- Medicamentos para neuralgia do trigêmeo
- Cirurgias para neuralgia trigeminal
- Outros tipos de dor associados à EM
- Outlook
Compreendendo a neuralgia do trigêmeo
O nervo trigêmeo transporta sinais entre o cérebro e o rosto. A neuralgia do trigêmeo (NT) é uma condição dolorosa na qual esse nervo fica irritado.
O nervo trigêmeo é um dos 12 conjuntos de nervos cranianos. É responsável por enviar sentimentos ou sensações do cérebro para o rosto. O “nervo” trigêmeo é na verdade um par de nervos: um se estende ao longo do lado esquerdo da face e o outro se estende pelo lado direito. Cada um desses nervos tem três ramos, por isso é chamado de nervo trigêmeo.
Os sintomas da TN variam de uma dor constante a uma dor aguda e repentina na mandíbula ou rosto.
Compreendendo os sintomas da neuralgia do trigêmeo
A dor da TN pode ser desencadeada por algo tão simples como lavar o rosto, escovar os dentes ou falar. Algumas pessoas sentem sinais de alerta, como formigamento, dor ou dor de ouvido, antes do início da dor. A dor pode ser parecida com um choque elétrico ou uma sensação de queimação. Pode durar de alguns segundos a vários minutos. Em casos graves, pode durar até uma hora.
Normalmente, os sintomas da TN vêm em ondas e são seguidos por períodos de remissão. Para algumas pessoas, a TN se torna uma condição progressiva com períodos cada vez mais curtos de remissão entre as crises dolorosas.
Um sintoma inicial de esclerose múltipla
Cerca de metade das pessoas com esclerose múltipla (EM) experimentam dor crônica, de acordo com a National Multiple Sclerosis Society. TN pode ser uma fonte de dor extrema para pessoas com esclerose múltipla e é conhecido por ser um dos primeiros sintomas da doença.
A Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos (AANS) afirma que a EM geralmente é a causa da TN em adultos jovens. A TN ocorre com mais frequência em mulheres do que em homens, o que também é o caso da EM.
Causas e prevalência
MS causa danos à mielina, o revestimento protetor em torno das células nervosas. A TN pode ser causada pela deterioração da mielina ou pela formação de lesões ao redor do nervo trigêmeo.
Além da EM, a TN pode ser causada por um vaso sanguíneo pressionando o nervo. Raramente, a TN é causada por um tumor, artérias emaranhadas ou lesão do nervo. A dor facial também pode ser causada por distúrbio da articulação temporomandibular (ATM) ou cefaléia em salvas e, às vezes, ocorre após um surto de herpes zoster.
Cerca de 12 pessoas em cada 100.000 nos Estados Unidos recebem um diagnóstico de TN a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame. A TN aparece com mais frequência em adultos com mais de 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Diagnosticando neuralgia trigeminal
Se você tem EM, deve sempre relatar uma nova dor ao seu médico. Novos sintomas nem sempre são causados por EM, portanto, outras causas devem ser descartadas.
O local da dor pode ajudar a diagnosticar o problema. Seu médico fará um exame neurológico abrangente e provavelmente solicitará um exame de ressonância magnética para ajudar a identificar a causa.
Medicamentos para neuralgia do trigêmeo
O tratamento para TN geralmente começa com medicamentos.
De acordo com a AANS, o medicamento mais comumente prescrito para a doença é a carbamazepina (Tegretol, Epitol). Ajuda a controlar a dor, mas se torna menos eficaz quanto mais é usado. Se a carbamazepina não funcionar, a fonte da dor pode não ser TN.
Outro medicamento comumente usado é o baclofeno. Ele relaxa os músculos para ajudar a aliviar a dor. Os dois medicamentos às vezes são usados juntos.
Cirurgias para neuralgia trigeminal
Se os medicamentos não forem suficientes para controlar a dor da TN, a cirurgia pode ser necessária. Vários tipos de operações estão disponíveis.
O tipo mais comum, a descompressão microvascular, envolve a movimentação de um vaso sanguíneo para longe do nervo trigêmeo. Quando ele não está mais pressionando o nervo, a dor pode diminuir. Qualquer dano ao nervo ocorrido pode ser revertido.
A radiocirurgia é o tipo menos invasivo. Envolve o uso de feixes de radiação para tentar bloquear o nervo de enviar sinais de dor.
Outras opções incluem o uso de radiação gama ou injeção de glicerol para anestesiar o nervo. Seu médico também pode usar um cateter para colocar um balão no nervo trigêmeo. O balão é então inflado, comprimindo o nervo e ferindo as fibras que causam dor. Seu médico também pode usar um cateter para enviar uma corrente elétrica para danificar as fibras nervosas que estão causando dor.
Outros tipos de dor associados à EM
Sinais sensoriais defeituosos podem causar outros tipos de dor em pessoas com EM. Alguns sentem dor em queimação e sensibilidade ao toque, geralmente nas pernas. Dor no pescoço e nas costas pode resultar de desgaste ou imobilidade. A terapia repetida com esteróides pode resultar em problemas nos ombros e nos quadris.
O exercício regular, incluindo alongamento, pode aliviar alguns tipos de dor.
Lembre-se de relatar qualquer nova dor ao seu médico para que os problemas subjacentes possam ser identificados e tratados.
Outlook
TN é uma condição dolorosa que atualmente não tem cura. No entanto, seus sintomas geralmente podem ser controlados. Uma combinação de medicamentos e opções cirúrgicas pode ajudar a aliviar a dor.
Os grupos de apoio podem ajudá-lo a aprender mais sobre novos tratamentos e maneiras de lidar com a situação. As terapias alternativas também podem ajudar a aliviar a dor. As terapias a serem experimentadas incluem:
- hipnose
- acupuntura
- meditação
- ioga