Autor: Monica Porter
Data De Criação: 17 Marchar 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Sexo no pós-parto: Dicas, mitos e verdades com Gilberto Mello
Vídeo: Sexo no pós-parto: Dicas, mitos e verdades com Gilberto Mello

Contente

Você se lembra de ouvir sobre aquele amigo de um amigo que engravidou apenas se beijando em uma banheira de água quente? Enquanto isso acabou sendo uma lenda urbana, você pode se surpreender ao saber que realmente pode engravidar sem ter sexo penetrante.

Veja mais sobre como a fertilização acontece, quais atividades sexuais podem resultar em gravidez e o que você pode fazer se achar que está grávida ou quiser evitar completamente a gravidez.

(Relacionado: Gravidez na adolescência)

Você pode engravidar sem fazer sexo?

A resposta é sim! Embora não seja provável, qualquer atividade que introduza esperma na área vaginal torna possível a gravidez sem penetração.

Para entender como, vamos considerar como a gravidez geralmente ocorre. O processo geralmente é bem direto. Para que a gravidez ocorra, um espermatozóide (do ejaculado de um homem) deve encontrar um óvulo (dentro das trompas de falópio de uma mulher).


Uma vez que o ovo é fertilizado, ele deve viajar e implantar no revestimento do útero. Ter relações sexuais com pênis na vagina ajuda a entregar o ejaculado mais próximo do colo do útero, para que milhões de espermatozóides possam fazer a jornada para a fertilização.

Há apenas um problema: um ovo não pode ser fertilizado até que seja liberado do ovário. Isso normalmente acontece uma vez por mês - aproximadamente 14 dias antes do próximo período menstrual - durante a ovulação.

Por volta da época da ovulação, o muco cervical da mulher afina e se torna mais branco como ovo, permitindo que o esperma nade mais livremente. A textura é semelhante à das secreções produzidas durante a excitação. Esses fluidos fluem por todo o canal vaginal e entram na abertura da vagina.

Qualquer atividade sexual que introduz esperma na vagina - ou ao redor dela - pode resultar em um esperma chegar ao óvulo.


Mesmo antes de um homem ejacular completamente, ele pode produzir espermatozóides no fluido pré-ejaculado (pré-produzido). Para dar alguns números, um mililitro de ejaculação contém entre 15 e 200 milhões de espermatozóides. E um estudo recente mostra que 16,7% dos homens também têm espermatozóides ativos no pré-ejaculado.

As contagens específicas variam por ejaculação e por indivíduo, mas você entende: são muitos nadadores pequenos. E para engravidar, é preciso apenas um.

Se o ejaculado ou o pré-ejaculado entrar em contato com a área vaginal, embora as chances sejam pequenas, é possível que ocorra gravidez. Lembre-se de que esses fluidos podem ser transferidos para a área através de brinquedos, dedos e bocas - e não apenas de pênis.

As “gravidezes virgens” realmente acontecem?

Pesquisadores estudaram um fenômeno chamado "gravidez virgem" para entender por que ele seria relatado. Em uma pesquisa com 7.870 mulheres grávidas, eles descobriram que 0,8% das mulheres (45 no total) relataram engravidar sem fazer sexo vaginal.


Um estudo como esse tem limitações, pois envolveu auto-relato. Os pesquisadores observaram várias expectativas culturais e religiosas na mistura (como promessas de castidade e falta de educação sexual), bem como definições variadas do que “sexo” significava. Como tal, esses números não representam uma imagem verdadeira da frequência da fertilização sem penetração.

Independentemente disso, é provável que algumas dessas mulheres tenham definido "sexo" como sexo do pênis na vagina. Portanto, se as virgens do estudo tiveram outro contato sexual, é possível que o esperma tenha subido no trato vaginal de outros atos.

Existem outras maneiras de engravidar sem fazer sexo?

Curiosamente, este estudo também traz a tecnologia de reprodução artificial (ART). Embora as mulheres deste estudo não tenham se envolvido em nenhum procedimento de TARV, é possível engravidar sem nunca ter feito sexo penetrante através de procedimentos como inseminação intra-uterina (IUI) e fertilização in vitro (FIV).

Embora essa opção funcione para aqueles que precisam de esperma ou óvulos de doadores, como casais do mesmo sexo, também é uma opção para aqueles para quem o ato sexual não é desejado ou impossível.

(Relacionado: 27 coisas que você deve saber antes de "perder" sua virgindade)

O que você deve fazer se achar que está grávida?

Se o seu período estiver atrasado ou você tiver outros sintomas de gravidez precoce, é uma boa ideia fazer um teste de gravidez em casa.

Os sinais de gravidez incluem seios inchados ou doloridos, micção frequente, náusea com ou sem vômito e cansaço. Você também pode sentir sintomas menos comuns ou até estranhos, como constipação, gosto metálico na boca ou tontura.

Existem vários tipos diferentes de testes de gravidez, incluindo kits caseiros que testam a urina quanto à presença de gonadotrofina coriônica humana (hCG). Você pode escolher um na maioria das farmácias ou mercearias ou até online.

Os testes em casa variam em sensibilidade, portanto, um resultado negativo nem sempre significa que você não está grávida. Se você obtiver um resultado negativo e ainda suspeitar que pode estar grávida, faça outro teste em casa em alguns dias.

Como regra geral, você pode esperar até depois do período que você perdeu para testar. Nesse momento, geralmente há hCG suficiente no seu sistema para ser detectado pela maioria dos testes. No entanto, alguns testes podem fornecer um resultado positivo 4 ou 5 dias antes do período esperado.

Ainda não tenho certeza? Tente marcar uma consulta com seu médico. Eles podem testar sua urina no consultório para detectar hCG. Além disso, seu médico também pode fazer um exame de sangue que pode indicar o nível exato de hCG circulando em seu corpo (quanto maior o número, mais longe você estará).

(Relacionado: Quando você deve fazer um teste de gravidez)

O que você deve fazer se não quiser engravidar?

Existem muitas maneiras de prevenir a gravidez - mesmo sem receita médica.

Opções de venda livre

Muitas opções estão prontamente disponíveis. Por exemplo, preservativos masculinos são fáceis de encontrar e relativamente baratos. (De fato, você pode obtê-los gratuitamente no centro de saúde local, como a Planned Parenthood.)

Eles são cerca de 82% eficazes na prevenção da gravidez sem o uso de nenhum método adicional. Bônus: Os preservativos também protegem contra infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), que podem ser transmitidas por qualquer tipo de contato pele a pele.

Outras opções de venda livre (OTC) (e sua eficácia) incluem o preservativo feminino (79%) e a esponja contraceptiva (76 a 88%). Todos os métodos OTC são mais eficazes quando usados ​​com um lubrificante espermicida, que mata ou imobiliza espermatozóides.

Também existem opções contraceptivas de emergência disponíveis no balcão.

Métodos de prescrição

Você também pode marcar uma consulta para conversar com seu médico sobre outras formas de controle de natalidade.

  • Pílulas anticoncepcionais. Existem vários tipos de pílulas anticoncepcionais. Alguns contêm apenas progestina (minipílula) enquanto outros contêm uma mistura de progestina e estrogênio (combinação). A pílula é tomada diariamente e pode ter até 91% de eficácia. No entanto, com o uso imperfeito, 6 a 12% das mulheres podem engravidar a cada ano.
  • Diafragma. Você precisará de receita médica, pois a maioria dos modelos de diafragma precisa ser ajustada ao seu corpo, embora exista uma opção mais recente. Eles são considerados 88% eficazes. (Saber mais…)
  • Fragmento. Como as pílulas anticoncepcionais, o adesivo usa hormônios para prevenir a gravidez. É aplicado semanalmente e tão eficaz quanto as pílulas anticoncepcionais.
  • Anel vaginal. O anel é inserido na vagina todos os meses para liberar hormônios para prevenir a gravidez. É similar em eficácia à pílula e ao adesivo.
  • Dispositivo intra-uterino (DIU). Um DIU é um pequeno dispositivo que um médico insere na vagina. Ele pode impedir que o esperma chegue ao óvulo, e certos tipos também podem engrossar o muco cervical usando hormônios. Com duração de 3 a 10 anos (dependendo do tipo), esse método é 99% eficaz na prevenção da gravidez.
  • Implantar. Um implante Nexplanon é uma haste que é inserida no braço e produz o hormônio progestina por até 3 anos. É cerca de 99% eficaz na prevenção da gravidez.
  • Controle de natalidade tiro. A injeção de Depo-Provera é feita do hormônio progestina e eficaz por 12 a 15 semanas. Pode proteger-se da gravidez em até 94% das vezes. No entanto, com o uso "típico", cerca de 6 a 12% das mulheres engravidam a cada ano.

Outros métodos

A consciência da fertilidade (também chamada de método do ritmo) depende do parceiro menstruado que conhece intimamente seu ciclo menstrual e cronometra o sexo para que ele não caia dentro da janela fértil.

Isso significa que você precisará acompanhar a temperatura corporal basal, o fluido cervical e outros sinais e evitar o sexo nos dias anteriores e durante a ovulação. Este método não requer medicamentos e muitos gostam da simplicidade. No entanto, é apenas 76% eficaz.

A abstinência é outra opção, mas pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. A verdadeira abstinência do sexo oral, vaginal e anal é 100% eficaz se você não pratica nenhum tipo de atividade que deposita esperma na vagina ou ao redor dela. Você pode ter muitas perguntas sobre abstinência, portanto, aqui estão algumas respostas para nove das perguntas mais frequentes.

Conclusão: o que você escolhe depende de você. Pense em seus objetivos, fale com seu parceiro e considere marcar uma consulta com seu médico para conversar sobre as opções. Você pode tentar métodos diferentes até encontrar algo que funcione tanto para o seu corpo quanto para o seu estilo de vida.

(Relacionado: Qual método de controle de natalidade é ideal para você?)

Leve embora

Ficar grávida sem sexo vaginal pode parecer improvável. No entanto, quando você está em um relacionamento físico que envolve um parceiro com um útero e ovários e produz um esperma, é possível.

Se você não quiser engravidar tão cedo, reserve um tempo para pesquisar suas opções de controle de natalidade ou marcar uma consulta com seu médico. Não importa que tipo de sexo você esteja praticando, certifique-se de praticar sexo seguro e usar ferramentas como preservativos para se proteger de DSTs.

Novos Artigos

Dedos esmagados

Dedos esmagados

Dedo quebrado ão le õe que envolvem trauma em um ou mai dedo . e ocorrer uma le ão em um dedo na ponta e não envolver a articulação ou o leito ungueal, talvez você n...
Cirurgia cardíaca pediátrica

Cirurgia cardíaca pediátrica

A cirurgia cardíaca em criança é feita para reparar defeito cardíaco com que uma criança na ce (defeito cardíaco congênito ) e doença cardíaca que uma cria...