Asma alérgica de gatos: o que você pode fazer?
Contente
- Qual é o link?
- O que é asma alérgica?
- Os culpados
- Diagnóstico
- Tratamento
- Dicas de estilo de vida
- Quando ver um alergista
- A linha inferior
Qual é o link?
Seu gato pode ser um dos seus melhores amigos. Mas os gatos também podem ser uma das principais fontes de gatilhos da asma, como pele morta (caspa), urina ou saliva. A respiração de qualquer um desses alérgenos pode desencadear reações alérgicas que resultam em sintomas de asma.
E seu gato nem precisa estar por perto para desencadear uma reação. Esses alérgenos costumam flutuar no ar da sua casa - presos a partículas de poeira - e pousar em móveis, cortinas e tapetes. Se o seu gato compartilhar uma cama com você, os alérgenos poderão permanecer em seus lençóis e cobertores nos próximos anos, mesmo que você os lave regularmente.
Desistir do seu amado amigo felino não é uma opção? Você não está sozinho - muitos preferem tomar precauções para tratar seus sintomas e a fonte dos alérgenos do que colocar o gatinho para adoção.
É exatamente isso que abordaremos aqui: como você pode iniciar um plano de tratamento e fazer alterações no estilo de vida para acomodar a asma alérgica causada pelo seu gato.
O que é asma alérgica?
Antes de tudo, vale a pena saber como a asma alérgica é diferente de outros tipos de asma.
A asma acontece quando as vias aéreas ficam inflamadas. Suas vias aéreas transportam ar para os pulmões através da traqueia (ou traqueia) e bronquíolos, que absorvem o oxigênio do sangue através dos pulmões. A asma pode ter várias causas, incluindo alergias crônicas, pais com asma ou infecções nas vias aéreas quando você é jovem. Um surto de asma pode ocorrer sem aviso ou quando exposto a gatilhos, como estresse ou esforço excessivo do exercício.
Asma alérgica, ou asma induzida por alergia, ocorre quando as vias aéreas ficam inflamadas após a exposição a um alérgeno. Cerca de 60% de todos os asmáticos nos Estados Unidos têm esse tipo. De acordo com a Asthma and Allergy Foundation of America, cerca de 30% das pessoas com alergias têm alergias a gatos ou cães. Duas vezes mais pessoas têm alergias a gatos do que alergias a cães.
É mais fácil saber se você tem esse tipo de asma se notar seus sintomas durante as estações alérgicas, como a primavera e o outono, quando o pólen está em níveis altos ou quando você é exposto diretamente a gatilhos, como pêlos de gatos ou certos produtos químicos.
Os culpados
Os gatos podem produzir vários alérgenos que podem desencadear sintomas de asma, incluindo:
- Dander. Os flocos de pele morta que se originam em torno das glândulas sudoríparas de um gato podem flutuar no ar, grudar nas partículas de poeira e inalar.
- Saliva. Proteínas como albumina ou Felis domesticus 1 (Fel d 1) são transferidos para a pele do gato quando ele se prepara com a língua. Essas proteínas podem entrar em sua pele ou ficar com caspa que é inalada.
- Urina. A proteína Fel d 1 também é encontrada na urina do gato. Isso pode desencadear sintomas de asma se você chegar muito perto e inalar.
Alguns sintomas comuns de alergia e asma relacionados a gatos podem incluir:
- tosse persistente
- aperto no peito
- respirando rapidamente
- sentindo falta de ar
- coceira
- surto de erupção cutânea
- pele escamosa
- nariz a pingar
- coceira nos olhos
- lacrimejamento
- congestão sinusal
- rompendo em colmeias
- inchaço da língua, rosto ou boca
- inchaço das vias aéreas que dificulta a respiração (anafilaxia)
Diagnóstico
O seu médico poderá diagnosticar asma alérgica relacionada a gatos, descrevendo seus sintomas e seu ambiente doméstico. Se seus sintomas ocorrerem apenas quando você estiver ao redor do seu gato ou em casa, onde os alérgenos provavelmente são altos em número, um diagnóstico pode ser dado.
Testes adicionais podem ser necessários se o seu médico não conseguir diminuir imediatamente a causa dos seus sintomas. O seu médico pode recomendar um teste cutâneo, exame de sangue ou ambos para identificar a causa de suas alergias.
Veja como esses testes funcionam:
Tratamento
A maioria dos médicos lhe dirá que a única maneira certa de limitar ou evitar os sintomas alérgicos da asma do seu gato é removê-lo de sua casa. Mesmo assim, a caspa pode permanecer em sua casa por meses depois e você ainda sentirá sintomas.
Mas se essa não é uma opção para você, existem várias outras maneiras de tratar seus sintomas:
- Tome medicamentos para alergia. Os anti-histamínicos de venda livre, como cetirizina (Zyrtec), difenidramina (Benadryl) ou loratadina (Claritin), tendem a funcionar melhor.
- Use um inalador. O seu médico pode prescrever um inalador como o albuterol (ProAir HFA, Ventolin HFA) para alívio rápido dos sintomas. Você pode precisar apenas de um inalador se seus sintomas não forem freqüentes.
- Obter tiros de alergia. Vacinas contra alergia, ou imunoterapia, consistem em injeções que contêm pequenas quantidades de alérgenos de gatos para ajudar a tornar seu sistema imunológico mais resistente a ele. Com o tempo, seus sintomas se tornarão menos graves e frequentes.
- Use sprays nasais. Sprays como mometasona (Nasonex) contêm corticosteróides que podem reduzir a inflamação e outros sintomas.
- Faça uma lavagem com solução salina. Lavar os alérgenos pelo nariz com água morna e sal pode reduzir os sintomas, impedindo que os alérgenos entrem nas vias aéreas.
- Tome cromolyn sódico. Este medicamento impede o sistema imunológico de liberar substâncias químicas que causam sintomas.
Dicas de estilo de vida
Você também pode mudar seu estilo de vida para limitar sua exposição a caspa e outros gatilhos de asma de gato:
- Não deixe seu gato dormir na sua cama. Mantenha sua cama livre de pêlos para ter pelo menos uma zona livre de alérgenos.
- Use um purificador de ar HEPA. Um purificador de ar interno pode remover alérgenos do ar e recircular o ar limpo e livre de alérgenos de volta para sua casa.
- Substitua seus tapetes. Instale pisos de madeira ou laminado para limitar o acúmulo de caspa. Se você deseja manter o seu tapete, substitua-o por um tapete de pilha baixa.
- Vácuo frequentemente. Use um aspirador com um filtro HEPA e use uma máscara de pó enquanto aspira para impedir que os alérgenos entrem nas vias aéreas.
- Troque de roupa depois de sair com seu gato. Mude para roupas limpas depois de passar algum tempo com seu gatinho para reduzir a possível exposição.
- Banhe seu gato regularmente. Banhos regulares podem limitar a quantidade de proteínas induzidas por pêlos e asma presentes na pele do seu gato.
- Consiga um gato hipoalergênico. Não existe um gato sem alérgenos. Mas alguns gatos são criados para produzir menos do gene Fel d 1. Esses gatos
Quando ver um alergista
Pode ser difícil identificar se os gatos são realmente a fonte da sua asma alérgica. Os alérgenos de gatos podem combinar-se com outros possíveis gatilhos para tornar seus sintomas prejudiciais à sua vida. A asma também pode piorar com o tempo, se não for tratada.
Um alergista pode usar testes para especificar o que exatamente exacerba seus sintomas de asma e ajuda a construir seu sistema imunológico para tolerá-los. A imunidade é importante se você deseja manter seu bebê felino por longo prazo.
A linha inferior
Seu gato pode ser seu melhor amigo, mas também pode ser a fonte dos sintomas alérgicos da asma.
Se você não estiver disposto a se separar deles para remover completamente os alérgenos de gatos da sua casa, ainda poderá manter seu relacionamento felino forte. Trate os sintomas, faça algumas mudanças pela casa para limitar sua exposição a alérgenos e consulte um alergista para obter alívio a longo prazo.