CDC emite aviso de viagem para Miami após surto de zika
Contente
Desde que o vírus Zika transmitido por mosquitos se tornou uma palavra da moda (sem trocadilhos), a situação só piorou, especialmente com as Olimpíadas do Rio logo ali. Embora as autoridades tenham alertado as mulheres grávidas para evitar viajar para alguns países afetados pelo zika na América Latina e no Caribe por meses, a partir de hoje, o vírus também se tornou uma preocupação para viagens domésticas. (Precisa de uma atualização? 7 coisas que você deve saber sobre o Zika vírus.)
As autoridades de saúde dos EUA estão atualmente aconselhando mulheres grávidas a não viajarem para um bairro de Miami (ao norte do centro da cidade), onde o Zika está sendo transmitido por mosquitos. Quanto aos casais grávidos que moram na área, o CDC recomenda que evitem picadas de mosquito com roupas e calças de mangas compridas e usem repelente com DEET.
Isso aconteceu depois que autoridades da Flórida confirmaram na semana passada que quatro pessoas foram infectadas com o vírus Zika por mosquitos locais - os primeiros casos conhecidos do vírus sendo transmitidos por mosquitos dentro dos Estados Unidos continentais, em vez de resultado de viagens ao exterior ou contato sexual. (Relacionado: o primeiro caso de transmissão de zika de mulher para homem foi encontrado em Nova York.)
"O zika está aqui agora", disse Thomas R. Frieden, diretor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, na coletiva de imprensa de sexta-feira. Embora Frieden não tenha aconselhado inicialmente as mulheres grávidas a evitar viajar para a área, a situação agravou-se rapidamente no fim de semana, fazendo com que as autoridades de saúde mudassem de opinião. Atualmente, 14 pessoas na área estão infectadas com o vírus de mosquitos locais, elevando a contagem total confirmada nos Estados Unidos continentais para mais de 1.600 (em maio, isso incluía quase 300 mulheres grávidas também).
Os trabalhadores da saúde têm ido de porta em porta no bairro de Miami coletando amostras de urina para testar os residentes, e o FDA suspendeu as doações de sangue no sul da Flórida até que eles pudessem ser examinados para o zika. Depois de ser instado pelo governador da Flórida, Rick Scott, o CDC também está enviando uma equipe de resposta a emergências a Miami para ajudar o departamento de saúde do estado em sua investigação.
Embora os pesquisadores já previssem há muito tempo que o Zika chegaria ao continente americano (provavelmente ao longo da costa do Golfo), o Congresso ainda não respondeu à situação fornecendo mais financiamento para combater a infecção, que tem uma ligação comprovada com defeitos congênitos graves. O senador da Flórida, Marco Rubio, que votou a favor do pedido de financiamento, está pedindo ao Congresso que aprove o projeto de lei de financiamento em agosto, o New York Times relatórios. Dedos cruzados os legisladores podem agir juntos.