Uso de telefone celular vinculado ao cérebro, câncer cardíaco em grande novo estudo
Contente
A ciência tem más notícias para os amantes da tecnologia (que somos quase todos nós, certo?) Hoje. Um estudo governamental abrangente descobriu que os telefones celulares aumentam o risco de contrair câncer. Bem, em ratos, de qualquer maneira. (Você está muito ligado ao seu iPhone?)
Desde que os telefones celulares foram inventados, as pessoas perguntam se os telefones celulares podem causar câncer. E as descobertas preliminares de um novo estudo divulgado pelo The National Toxicology Program (uma parte do National Institute for Environmental Health Services) mostram que o tipo de radiofrequências usadas em telefones celulares, rastreadores de fitness, tablets e outros dispositivos sem fio podem causar um pequeno aumento de câncer de coração e cérebro.
Esses novos dados parecem apoiar as descobertas de outros estudos menores e apoiar o alerta da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer sobre o possível potencial carcinogênico do uso do telefone celular. (Veja por que os cientistas acham que a tecnologia sem fio pode causar câncer.)
Mas antes de enviar seu Snapchat de despedida para sair da rede, há algumas coisas que você deve considerar. Primeiro, este estudo foi feito em ratos e, embora compartilhemos algumas semelhanças com os mamíferos, eles não são humanos. Em segundo lugar, essas são apenas as conclusões preliminares - o relatório completo ainda não foi divulgado e os estudos não foram concluídos.
E há uma reviravolta estranha nas descobertas do pesquisador. Embora pareça haver uma associação significativa entre a exposição à radiação de radiofrequência (RFR) e tumores cerebrais e cardíacos em ratos machos, "nenhum efeito biologicamente significativo foi observado no cérebro ou no coração de ratos fêmeas". Isso significa que nós, mulheres, estamos fora de perigo? Esta é uma prova científica de uma vez por todas que as mulheres definitivamente não são o sexo mais fraco? (Como se precisássemos de provas científicas!)
Teremos que esperar o relatório completo para obter todas as nossas perguntas respondidas, mas, enquanto isso, os pesquisadores dizem que não querem esperar para começar a divulgar sua mensagem ao público. "Dado o amplo uso global de comunicações móveis entre usuários de todas as idades, mesmo um pequeno aumento na incidência de doenças resultantes da exposição a RFR pode ter amplas implicações para a saúde pública." (Não se estresse - nós temos 8 etapas para fazer uma desintoxicação digital sem FOMO.)