Como lidar com a celulite no estômago
Contente
- O que causa celulite no estômago?
- Pode exercer ajuda?
- Existem outros tratamentos para a celulite?
- Terapia por ondas acústicas
- Tratamento a laser
- Massagem
- Liberação de tecido assistida a vácuo
- Subcisão
- Envoltórios corporais
- Como prevenir a celulite no estômago
- A linha inferior
A celulite é a pele casca de laranja com covinhas que você nota com mais frequência ao redor dos quadris e coxas. Mas também pode ser encontrado em outras áreas, incluindo o estômago. A celulite não se limita a certos tipos de corpo. De fato, pode atingir pessoas de todas as formas, tamanhos e pesos.
Embora a celulite por si só não represente riscos à saúde, muitas pessoas preferem se livrar dela - ou pelo menos torná-la menos perceptível. Mas, tentar fazer isso pode ser muito frustrante, e as opções de tratamento podem ser enganosas.
Este artigo irá explorar as opções para lidar com a celulite no estômago e o que a causa em primeiro lugar.
O que causa celulite no estômago?
A textura distinta da pele irregular da celulite é causada por tecido adiposo profundo na pele que pressiona o tecido conjuntivo.
A celulite pode ocorrer em qualquer parte do seu corpo, incluindo o estômago. É mais comum em áreas com mais tecido adiposo.
Embora a celulite possa afetar homens e mulheres, é muito mais comum em mulheres. De fato, a pesquisa mostrou que isso pode afetar até 90% das mulheres em algum grau.
Outro fator é a idade. À medida que a pele fica mais fina com a idade, a celulite se torna mais perceptível. Mas, a maioria das pessoas começa a notar celulite quando chega aos 30 anos.
A história da família também desempenha um papel. Se seus pais tiveram celulite, você tem uma chance maior de tê-lo também, e pode notar isso em uma idade mais jovem.
Outras causas de celulite no estômago incluem:
- Gravidez. Algumas mulheres desenvolvem celulite estomacal durante e após a gravidez devido ao aumento de peso em um curto período de tempo, além de altos níveis de estrogênio.
- Sua dieta. Uma dieta sem água e alimentos vegetais ricos em antioxidantes pode fazer com que a sua pele perca colágeno e pareça desidratada. Ambos os fatores podem tornar a celulite mais perceptível ao longo do tempo.
- Inflamação. Pensa-se que a inflamação pode ter um efeito no tecido conjuntivo que, por sua vez, pode levar à celulite.
- Flutuações de peso. A perda extrema de peso e o ganho de peso podem fazer com que a pele fique esticada, o que pode levar ao acúmulo de células adiposas maiores.
Pode exercer ajuda?
Como a celulite é composta de gordura, a melhor maneira de lidar com isso é perdendo as células adiposas. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é através do exercício.
Tratamentos especiais, como flexões, não eliminam a celulite no estômago. Segundo o Conselho Americano de Exercício, a maneira mais eficaz de combater a celulite é fazer exercícios cardiovasculares de queima de gordura todos os dias, combinados com duas a três rotinas de treinamento de força por semana.
Considere uma mistura de exercícios cardio e tente aumentar a intensidade de seus exercícios cardiovasculares à medida que for fortalecendo. Os exercícios a seguir podem ajudar a queimar gordura corporal e minimizar o aparecimento de celulite no estômago ao longo do tempo:
- caminhada, corrida ou corrida rápida, ao ar livre ou em uma esteira
- trabalhando em uma máquina elíptica
- andar de bicicleta (estacionário ou ao ar livre)
- natação
- remo
- dançando
Certos exercícios de treinamento de força abdominal também podem construir músculos e reduzir a gordura, mas apenas quando combinados com uma dieta saudável e rotina cardiovascular. Pergunte ao seu treinador sobre os seguintes movimentos:
- flexões, no chão ou com uma bola de estabilidade
- elevadores de insetos mortos
- hidrante perna elevadores
- pranchas
- pranchas laterais
- flexões de bicicleta
A chave é começar no seu próprio nível de condicionamento físico e aumentar a intensidade de seus exercícios ao longo do tempo. Lembre-se de que mesmo os atletas podem ter celulite. O objetivo aqui é reduzir a gordura corporal e minimizar a aparência da celulite. Mas o exercício não se livra da celulite para sempre.
Entre em contato com seu médico para ver se esses exercícios são adequados para você, especialmente se você teve um bebê recentemente ou se está em tratamento para qualquer condição médica.
Existem outros tratamentos para a celulite?
Apesar das alegações de marketing e publicidade de alguns produtos, a pesquisa mostrou que nenhum método de tratamento pode se livrar completamente da celulite, não importa onde esteja.
Embora existam maneiras de reduzir a textura irregular e ondulada da pele, você provavelmente precisará repetir qualquer tratamento para manter os resultados a longo prazo.
Vamos dar uma olhada nos tratamentos mais comuns para minimizar a aparência da celulite no estômago.
Terapia por ondas acústicas
De acordo com um pequeno estudo de 2017, a terapia por ondas acústicas (AWT) é uma das terapias que mostra a maior promessa em diminuir a aparência da celulite. Neste estudo, os participantes também perderam centímetros ao redor dos quadris e a terapia foi considerada segura, sem efeitos colaterais conhecidos.
O AWT consiste em uma série de "ondas de choque" que ajudam a perturbar os tecidos que compõem a celulite. Por sua vez, as ondas de alta energia também podem aumentar o colágeno e a elasticidade.
Tratamento a laser
Usado para uma variedade de condições da pele, o tratamento a laser também pode ajudar a diminuir a aparência da celulite. Funciona melhorando o fluxo sanguíneo na área afetada. Isso pode ajudar a apertar a pele, para que pareça menos fraca.
Os tratamentos a laser para celulite podem ajudar a diminuir a quantidade de tecido adiposo na área tratada e a engrossar a pele ao longo do tempo.
Massagem
Uma massagem profissional não apenas ajuda a aliviar os músculos tensos, como também pode melhorar a drenagem linfática e a circulação sanguínea em todo o corpo.
Ao remover toxinas e aumentar o fluxo sanguíneo, a massagem pode ajudar a melhorar temporariamente a aparência da pele e tornar a celulite menos perceptível.
A desvantagem é que a área do estômago geralmente não é incluída em uma massagem devido à sua sensibilidade. Você ainda pode obter alguns dos mesmos benefícios de uma massagem usando um rolo de espuma em casa na área do estômago.
Liberação de tecido assistida a vácuo
Com esse procedimento, um dermatologista usa um dispositivo com pequenas lâminas para cortar faixas de celulite para liberá-las. Isso permite que o tecido se mova para cima, o que pode ajudar a diminuir a aparência da pele com covinhas.
De acordo com um pequeno estudo de 2015, a liberação de tecido assistido a vácuo pode ajudar a reduzir a celulite por até um ano. Porém, mais estudos precisam ser feitos para analisar o sucesso a longo prazo desse tratamento.
Subcisão
Chamado Cellfina, esse procedimento envolve agulhas que são inseridas sob a pele para romper as bandas difíceis que causam a celulite.
Embora esse procedimento possa diminuir a celulite por até 3 anos, o FDA apenas liberou o uso nas coxas e nádegas.
Envoltórios corporais
Infundidos com cremes e óleos essenciais, os envoltórios corporais aquecidos são frequentemente usados em spas para ajudar a suavizar e encolher as células adiposas.
Embora você possa perder peso com um invólucro corporal, provavelmente só perderá peso da água, não gordura. Como tal, os efeitos de qualquer melhoria na celulite podem durar apenas alguns dias.
Como prevenir a celulite no estômago
Embora seja difícil prevenir a celulite, pode haver maneiras de limitá-la. Considere os seguintes passos:
- Mantenha-se bem hidratado. Tente beber pelo menos 8 xícaras de água por dia para ajudar a eliminar as toxinas do seu corpo.
- Coma muitos frutos e vegetais. A água dos produtos também pode ajudá-lo a manter-se hidratado.
- Reduza os alimentos processados e com alto teor de açúcar. Esses alimentos podem causar toxinas no corpo.
- Perca peso ou mantenha um peso saudável. Carregar menos peso pode ajudar as células adiposas a encolher e tornar a celulite menos perceptível.
A linha inferior
Embora você não consiga se livrar da celulite, existem tratamentos que podem tornar a celulite menos perceptível, pelo menos temporariamente. Exercitar-se regularmente, manter-se bem hidratado, manter um peso saudável e seguir uma dieta saudável também pode ser útil.
Se você deseja minimizar a celulite, converse com seu médico sobre as maneiras mais seguras e eficazes de fazer isso.