Quais são as causas comuns de dor no peito e pescoço?
Contente
- Angina
- Diagnóstico e Tratamento
- Azia
- Diagnóstico e Tratamento
- Pericardite
- Diagnóstico e Tratamento
- Infecções no peito
- Diagnóstico e Tratamento
- Doenças do esôfago
- Diagnóstico e Tratamento
- Quando procurar atendimento médico para dores no peito e pescoço
- Leve embora
Existem várias causas possíveis para dores no peito e no pescoço. O desconforto que você sente no peito ou no pescoço pode ser o resultado de uma condição subjacente em uma das duas áreas ou pode ser uma dor que irradia de outro lugar.
Dor no peito e pescoço pode ser causada por qualquer uma das seguintes condições:
- angina
- azia
- pericardite
- infecções no peito
- doenças do esôfago
Continue lendo para aprender mais sobre essas condições.
Angina
A angina é causada por uma redução no fluxo sanguíneo para o coração e os sintomas incluem:
- náusea e tontura
- falta de ar
- dor que se estende ao pescoço, mandíbula, ombro, braços ou costas
A angina estável pode resultar de esforço excessivo e geralmente desaparece em repouso. A angina instável é uma emergência que envolve uma redução acentuada do fluxo sanguíneo para o coração, geralmente por causa de uma ruptura em um vaso sanguíneo ou por causa de um coágulo sanguíneo.
Se sentir sintomas de angina, procure atendimento médico.
Diagnóstico e Tratamento
A angina geralmente é diagnosticada por meio de um eletrocardiograma (ECG), radiografia de tórax ou exames de sangue. Se você for diagnosticado com angina, seu médico pode determinar o diagnóstico mais específico de angina estável ou instável.
A angina é geralmente tratada por meio de mudanças no estilo de vida e medicamentos, embora existam opções cirúrgicas. Angina instável pode ser um sinal de ataque cardíaco e requer tratamento médico imediato.
Azia
A azia ocorre quando parte do conteúdo do estômago é forçado a voltar para o esôfago. Isso pode causar uma sensação de queimação no peito, especialmente depois de comer ou ao deitar. A azia pode frequentemente resultar em um gosto amargo na boca.
Você tem um risco aumentado de piorar a azia se:
- fumaça
- estão acima do peso
- consumir alimentos picantes
Diagnóstico e Tratamento
Embora a azia seja uma condição comum, sentir azia em várias ocasiões durante a semana - ou se a dor piorar - é uma dica para visitar seu médico. Pode ou não indicar uma condição mais séria, mas, após um diagnóstico, seu médico pode fornecer o tratamento adequado.
Se o diagnóstico sugerir azia, seu médico irá sugerir o tratamento adequado para azia, como mudanças no estilo de vida e medicamentos.
Pericardite
A membrana em forma de saco que envolve o coração é chamada de pericárdio. Quando incha ou fica irritado, pode causar dor no peito no ombro esquerdo e no pescoço, especialmente quando você:
- tosse
- respire fundo
- deitar
Diagnóstico e Tratamento
Os sintomas costumam ser difíceis de distinguir de outras doenças relacionadas ao coração e aos pulmões. Seu médico pode fornecer um diagnóstico, provavelmente por meio de um ECG, raio-X ou outros exames de imagem.
Alguns casos melhoram sem tratamento, mas existem medicamentos que reduzem os sintomas. Uma complicação da condição é chamada de tamponamento cardíaco. É necessária hospitalização para remover o excesso de fluido que envolve o coração.
Infecções no peito
Embora as infecções no peito sejam sentidas principalmente no peito, você também pode sentir dor no pescoço ao respirar ou engolir.
Duas infecções pulmonares comuns são a pneumonia, uma inflamação dos sacos de ar nos pulmões, e a bronquite, que ocorre quando o revestimento dos brônquios está inflamado.
Diagnóstico e Tratamento
Bronquite pode ser diagnosticada através de:
- radiografias de tórax
- exames de escarro
- teste de função pulmonar
Os sintomas de bronquite aguda às vezes melhoram sem tratamento.
A bronquite causada por uma infecção bacteriana pode exigir medicação. A bronquite crônica é freqüentemente tratada por meio de um programa de reabilitação pulmonar, incluindo o aprendizado de técnicas respiratórias específicas.
A pneumonia pode ser diagnosticada por meio de testes semelhantes aos da bronquite. O tratamento geralmente se concentra na prevenção de complicações. Isso pode envolver:
- antibióticos
- remédio para tosse
- hospitalização (casos mais graves)
Doenças do esôfago
Duas condições relacionadas ao esôfago que podem resultar em dores no peito e no pescoço são esofagite e espasmos esofágicos.
A esofagite ocorre quando o revestimento do esôfago está inflamado. Isso pode causar azia ou dor ao engolir. Os espasmos esofágicos são contrações do esôfago que causam dor no peito. A dor é geralmente descrita como uma dor de aperto ou sensação de que algo está preso na garganta.
Diagnóstico e Tratamento
As técnicas de diagnóstico para ambas as condições podem envolver uma endoscopia ou raio-X.
Para o tratamento de esofagite, seu médico pode ajudá-lo a determinar quais alergias alimentares podem desencadear a inflamação ou recomendar medicamentos para aliviar os sintomas, como:
- Antiácidos de venda livre que reduzem a produção de ácido, como Mylanta
- Bloqueadores do receptor H-2 de venda livre que bloqueiam a produção de ácido, como Pepsid
- Bloqueadores do receptor H-2 de força de prescrição
Para o tratamento de espasmos esofágicos, seu médico pode recomendar o tratamento de doenças subjacentes, como DRGE ou ansiedade. Para relaxar os músculos da deglutição, eles podem sugerir medicamentos como Viagra ou Cardizem.
Se as abordagens conservadoras não funcionarem, a cirurgia é uma opção para ambas as condições.
Quando procurar atendimento médico para dores no peito e pescoço
Sentir dor no peito e no pescoço pode exigir atenção médica imediata. Na verdade, muitos sintomas das condições acima são semelhantes aos de um ataque cardíaco.
É melhor ter cuidado e procurar atendimento médico para dor no peito, especialmente se os sintomas piorarem ou persistirem ou se você estiver sob risco de um ataque cardíaco devido a condições relacionadas, idade ou histórico familiar.
Leve embora
Condições relacionadas ao peito ou pescoço podem ser um sinal de uma doença subjacente que faz com que a dor se espalhe para as áreas vizinhas. Dor no peito ou dificuldade em respirar ou engolir devem ser sempre levados a sério, procure atendimento médico para um diagnóstico e tratamento adequado.