10 causas de dor no peito e tosse
Contente
- 1. Bronquite aguda
- 2. Pneumonia
- 3. Pleurisia
- 4. Gripe
- 5. DPOC
- 6. Asma
- 7. Refluxo ácido
- 8. Embolia pulmonar
- 9. câncer de pulmão
- 10. Lúpus
- Diagnóstico
- Tratamentos
- Remédios caseiros
- Complicações
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Se você tiver tosse, pode atribuir-lhe um resfriado comum ou uma irritação na garganta. Mas e se você desenvolver dor no peito com tosse? Você deveria estar preocupado?
Dor no peito e tosse podem ocorrer com condições que afetam os pulmões, como bronquite aguda e pneumonia.
Para ajudar a identificar a causa exata, confira a lista a seguir de 10 possíveis causas de dor no peito e tosse.
1. Bronquite aguda
Bronquite é a inflamação dos tubos que transportam ar de e para os pulmões. Às vezes é chamado de resfriado.
A irritação dos tubos brônquicos pode causar repetidas crises de tosse, o que pode causar desconforto no peito. A bronquite aguda é temporária, com melhora dos sintomas em cerca de uma semana, embora a tosse possa durar várias semanas.
2. Pneumonia
Pneumonia é uma infecção dos sacos de ar nos pulmões. Pode ser bacteriano, viral ou fúngico. A pneumonia causa aumento da produção de muco, o que pode desencadear a tosse. A tosse persistente, por sua vez, causa dor no peito.
Outros sintomas de pneumonia incluem:
- febre alta
- arrepios
- baixo apetite
- suando
- fadiga
- confusão
3. Pleurisia
Tosse e dor no peito podem ser devidas a pleurisia. É uma inflamação no tecido que reveste os pulmões e a cavidade torácica. A inflamação pode causar dor aguda no peito que piora quando você respira, espirra ou tosse.
A inflamação também pode dificultar a respiração, provocando tosse em algumas pessoas.
4. Gripe
A gripe é uma doença respiratória contagiosa que causa os seguintes sintomas:
- febre
- dores musculares
- nariz a pingar
- dor de cabeça
- fadiga
O excesso de produção de muco também pode desencadear uma tosse persistente, que pode levar à dor ou dor no peito. O desconforto no peito melhora quando a tosse diminui.
5. DPOC
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um termo genérico para descrever doenças pulmonares crônicas progressivas. Inclui enfisema, bronquite crônica e asma refratária. O principal sintoma da DPOC é a falta de ar.
O tabagismo e a exposição prolongada ao ar deficiente podem causar esta doença.
A inflamação nos pulmões aumenta a produção de muco, causando tosse crônica e aperto no peito.
6. Asma
Com a asma, a inflamação causa estreitamento das vias aéreas. Esse estreitamento pode dificultar a respiração, causando tosse crônica em algumas pessoas.
A asma também pode causar excesso de muco, o que pode contribuir para a tosse. A dor no peito pode seguir um ataque de tosse, e a dificuldade em respirar pode parecer um aperto no peito.
7. Refluxo ácido
O refluxo ácido é uma doença digestiva que ocorre quando o ácido estomacal volta ao esôfago. Pode causar regurgitação e náusea, além de tosse. Azia é um sintoma clássico de refluxo ácido. Pode parecer como ardor no peito.
8. Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é um coágulo sanguíneo que viaja para os pulmões. Pode causar falta de ar, dor no peito e tosse. Um coágulo sanguíneo nos pulmões pode parecer um ataque cardíaco, e você pode tossir manchas sangrentas de expectoração.
Outros sintomas incluem:
- dor ou inchaço nas pernas
- febre
- suando
- tontura
- tontura
9. câncer de pulmão
Se você tem histórico de tabagismo e desenvolve tosse persistente com dor no peito, consulte um médico.
O câncer de pulmão precoce pode não causar sintomas. À medida que o câncer cresce, você pode desenvolver aperto ou dor no peito. Falta de ar pode levar a uma tosse crônica que produz sangue.
10. Lúpus
O lúpus é uma doença auto-imune que afeta diferentes tecidos e órgãos do seu corpo. Isso inclui suas articulações, pele e pulmões.
Quando o lúpus afeta o sistema pulmonar, o revestimento do lado de fora dos pulmões fica inflamado. Essa inflamação causa dor no peito, falta de ar e tosse crônica.
Outros sintomas do lúpus incluem:
- fadiga
- dor nas articulações
- febre
- uma erupção cutânea em forma de borboleta no rosto, em algumas pessoas
Diagnóstico
Não há um único teste para diagnosticar a causa subjacente de tosse e dor no peito.
Na sua consulta, seu médico pode realizar um exame físico e perguntar sobre os sintomas associados. Seja honesto sobre como se sente. A partir daqui, seu médico pode solicitar exames de imagem do seu peito para procurar sinais de infecção, inflamação ou tumores.
O seu médico também pode fazer alguns testes, incluindo:
- Testes de imagem. Isso pode incluir radiografia de tórax, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
- Teste de função pulmonar. Este teste medirá o quão bem seus pulmões fornecem oxigênio ao seu sangue.
- Teste de escarro. Isso é para verificar seu muco quanto a sinais de infecção ou alergia.
- Hemograma completo. Isso pode ajudar a confirmar ou descartar o lúpus. O teste avalia seu número de glóbulos vermelhos. Um número baixo pode indicar anemia, um sintoma de lúpus. Os exames de sangue também podem verificar a presença de anticorpos que indicam lúpus.
Tratamentos
O tratamento para dor no peito e tosse depende da condição subjacente.
- Infecção viral. Não há cura para uma infecção viral como a gripe. Nesse caso, o vírus precisa seguir seu curso, embora os remédios para gripes e resfriados vendidos sem receita médica possam ajudar você a se sentir melhor. Esses medicamentos podem aliviar a febre, dores no corpo e outros sintomas da gripe.
- Infecção bacteriana. Se você tiver uma infecção bacteriana, como bronquite ou pneumonia, precisará tomar antibióticos. O seu médico pode prescrever um curso de 7 a 10 dias. Faça o curso completo de um antibiótico prescrito para garantir o tratamento da infecção.
- Condições crônicas. Para condições crônicas como DPOC, asma ou doença do refluxo, seu médico pode recomendar uma terapia com base na gravidade de seus sintomas. Por exemplo, um broncodilatador e outros medicamentos para a DPOC podem ajudar a reduzir a falta de ar. Ou você pode precisar usar um inalador de ação curta ou longa para asma.
- Embolia pulmonar. O tratamento para uma embolia pulmonar envolverá diluentes de sangue e talvez cirurgia para remover um grande coágulo sanguíneo.
- Câncer de pulmão. O tratamento do câncer de pulmão inclui cirurgia, quimioterapia ou radiação para reduzir um tumor.
- Lúpus. Os medicamentos anti-inflamatórios de venda livre (OTC), como o ibuprofeno (Motrin) e o naproxeno sódico (Aleve), podem aliviar os sintomas do lúpus, bem como os corticosteróides para reduzir a inflamação e os medicamentos imunossupressores.
Remédios caseiros
Juntamente com a terapia convencional, os remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas. Se uma tosse persistente causar dor no peito, tratá-la pode aliviar o desconforto no peito.
- Beba líquidos quentes. Água morna ou chá podem aliviar a garganta e os brônquios, aliviando a tosse persistente. O mel também pode atuar como um supressor da tosse, então adicione 1 ou 2 colheres de chá à sua bebida.
- Use um umidificador. Um umidificador reduz a secura no ar. A umidade extra pode soltar ou diluir o muco na garganta.
- Evite a exposição à fumaça. A exposição ao fumo e a outros poluentes do ar pode piorar a tosse e aumentar a dor no peito. Tente evitar o fumo passivo e, se você fuma atualmente, converse com seu médico sobre um programa de cessação do tabagismo para ajudá-lo a parar.
- Chupar nos salões da garganta para acalmar sua garganta. A irritação da garganta causada por uma infecção viral ou infecção no peito também pode causar tosse persistente, causando dor no peito.
- Tome medicação OTC. Um supressor da tosse pode ajudar a aliviar a tosse. Para evitar interações medicamentosas, converse com seu médico primeiro se você tomar um medicamento prescrito.
Complicações
Uma tosse e uma dor no peito podem ser um pequeno aborrecimento ou podem evoluir para complicações graves.
Gripe não tratada e bronquite podem avançar para pneumonia. Se não tratada, a pneumonia pode causar sepse e falência de órgãos.
A DPOC grave e um ataque de asma também podem ser fatais se causar insuficiência respiratória. Da mesma forma, embolia pulmonar não tratada pode causar danos aos tecidos e enfraquecer seu coração.
De acordo com a Clínica Mayo, cerca de um terço das pessoas com embolia pulmonar não diagnosticada e não tratada morre.
O tratamento precoce também é crucial com o câncer de pulmão para impedir que as células cancerígenas se espalhem para outras partes do corpo.
Quando consultar um médico
Uma tosse persistente pode não ser algo para se preocupar.Consulte um médico para uma tosse inexplicável que não melhora, principalmente quando acompanhada de dor no peito ou outros sintomas como:
- febre maior que 39 ° C (103 ° F)
- dor ou inchaço nas pernas
- falta de ar
- tontura
- fadiga
A linha inferior
Uma série de condições pode desencadear uma tosse com dor no peito, por isso pode ser difícil identificar a causa subjacente. Converse com seu médico e seja honesto sobre seus sintomas. Quanto mais informações você fornecer, mais fácil será para o seu médico fazer um diagnóstico.