Colesterol bom e ruim
Contente
Para legendas fechadas, clique no botão CC no canto inferior direito do player. Atalhos de teclado do player de vídeoEsboço de Vídeo
0:03 Como o corpo usa o colesterol e como ele pode ser bom
0:22 Como o colesterol pode causar placas, aterosclerose e doenças cardiovasculares
0:52 Ataque cardíaco, artérias coronárias
0:59 AVC, artérias carótidas, artérias cerebrais
1:06 doença arterial periférica
1:28 Colesterol ruim: LDL ou lipoproteína de baixa densidade
1:41 Colesterol bom: HDL ou lipoproteína de alta densidade
2:13 Maneiras de prevenir doenças cardiovasculares relacionadas ao colesterol
2:43 Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI)
Transcrição
Colesterol bom, colesterol ruim
Colesterol: pode ser bom. Isso pode ser ruim.
Veja como o colesterol pode ser bom.
O colesterol é encontrado em todas as nossas células. As células precisam dele para manter as membranas com a consistência certa.
Nosso corpo também produz colesterol, como hormônios esteróides, vitamina D e bile.
Veja como o colesterol pode ser ruim.
O colesterol no sangue pode aderir às paredes das artérias, formando placas. Isso pode bloquear o fluxo sanguíneo. A aterosclerose é a condição em que a placa estreita o espaço dentro da artéria.
Vários fatores podem causar a ruptura das placas, como inflamação. A resposta de cura natural do corpo ao tecido danificado pode causar coágulos. Se os coágulos obstruírem as artérias, o sangue não poderá fornecer oxigênio vital.
Se as artérias coronárias que alimentam o coração estiverem bloqueadas, isso pode levar a um ataque cardíaco.
Se os vasos sanguíneos do cérebro ou das artérias carótidas do pescoço estiverem bloqueados, isso pode levar a um derrame.
Se as artérias da perna estiverem bloqueadas, isso pode levar à doença arterial periférica. Isso causa cãibras nas pernas ao caminhar, dormência e fraqueza ou feridas nos pés que não cicatrizam.
Portanto, o colesterol pode ser bom e ruim. Existem também diferentes tipos de colesterol, às vezes chamados de “colesterol bom” e “colesterol ruim”.
O LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, às vezes é chamado de “colesterol ruim”. Ele carrega o colesterol que pode aderir às artérias, acumular-se no revestimento dos vasos formando placas e, às vezes, bloquear o fluxo sanguíneo.
HDL, ou lipoproteína de alta densidade, às vezes é chamada de “colesterol bom”. Retira o colesterol do sangue e o devolve ao fígado.
Quando marcada, você deseja que seu LDL seja baixo. L para baixo.
Você quer que seu HDL seja alto. H para alto.
Um exame de sangue pode medir o LDL, HDL e o colesterol total. Normalmente, não há sintomas visíveis de colesterol alto, por isso é importante ser verificado periodicamente.
Maneiras de diminuir seu LDL e aumentar seu HDL incluem:
- Comer uma dieta saudável para o coração, com baixo teor de gorduras saturadas e trans.
- Praticar exercícios regularmente e ser mais ativo fisicamente.
- Manter um peso saudável.
- Parar de fumar.
- Medicamentos. Os medicamentos podem ser recomendados dependendo dos fatores de risco conhecidos para doenças cardiovasculares (como idade e histórico familiar, entre outros).
Você já deve estar familiarizado com essas diretrizes para uma vida saudável para o coração. Eles são baseados em pesquisas apoiadas pelo National Heart, Lung e Blood Institute (NHLBI) no National Institutes of Health, ou NIH.
Este vídeo foi produzido pela MedlinePlus, uma fonte confiável de informações sobre saúde da US National Library of Medicine.
Informação de Vídeo
Publicado em 26 de junho de 2018
Veja este vídeo na lista de reprodução MedlinePlus no canal da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA no YouTube em: https://youtu.be/kLnvChjGxYk
ANIMAÇÃO: Jeff Day
NARRAÇÃO: Jennifer Sun Bell
MÚSICA: Flowing Stream instrumental de Eric Chevalier, via Killer Tracks