Leucemia mielóide crônica
Contente
- Resumo
- O que é leucemia?
- O que é leucemia mieloide crônica (LMC)?
- O que causa a leucemia mieloide crônica (CML)?
- Quem está em risco de leucemia mieloide crônica (CML)?
- Quais são os sintomas da leucemia mieloide crônica (LMC)?
- Como a leucemia mieloide crônica (LMC) é diagnosticada?
- Quais são as fases da leucemia mieloide crônica (LMC)?
- Quais são os tratamentos para a leucemia mieloide crônica (LMC)?
Resumo
O que é leucemia?
Leucemia é um termo para o câncer das células do sangue. A leucemia começa nos tecidos formadores de sangue, como a medula óssea. A medula óssea produz as células que se desenvolverão em glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Cada tipo de célula tem uma função diferente:
- Os glóbulos brancos ajudam seu corpo a combater infecções
- Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para os tecidos e órgãos
- As plaquetas ajudam a formar coágulos para parar o sangramento
Quando você tem leucemia, sua medula óssea produz um grande número de células anormais. Esse problema ocorre com mais frequência com os glóbulos brancos. Essas células anormais se acumulam na medula óssea e no sangue. Eles obstruem as células sangüíneas saudáveis e dificultam o trabalho das células e do sangue.
O que é leucemia mieloide crônica (LMC)?
A leucemia mieloide crônica (CML) é um tipo de leucemia crônica. "Crônico" significa que a leucemia geralmente piora lentamente. Na LMC, a medula óssea produz granulócitos anormais (um tipo de glóbulo branco). Essas células anormais também são chamadas de blastos. Quando as células anormais bloqueiam as células saudáveis, isso pode causar infecção, anemia e sangramento fácil. As células anormais também podem se espalhar para fora do sangue para outras partes do corpo.
A LMC geralmente ocorre em adultos durante ou após a meia-idade. É raro em crianças.
O que causa a leucemia mieloide crônica (CML)?
A maioria das pessoas com LMC tem uma alteração genética chamada cromossomo Filadélfia. É chamado assim porque pesquisadores na Filadélfia o descobriram. As pessoas normalmente têm 23 pares de cromossomos em cada célula. Esses cromossomos contêm seu DNA (material genético). Na CML, parte do DNA de um cromossomo se move para outro cromossomo. Ele se combina com algum DNA lá, o que cria um novo gene chamado BCR-ABL. Esse gene faz com que a medula óssea produza uma proteína anormal. Essa proteína permite que as células leucêmicas cresçam descontroladamente.
O cromossomo Filadélfia não é passado de pai para filho. Acontece durante a sua vida. A causa é desconhecida.
Quem está em risco de leucemia mieloide crônica (CML)?
É difícil prever quem terá CML. Existem alguns fatores que podem aumentar o seu risco:
- Idade - seu risco aumenta conforme você envelhece
- Sexo - CML é ligeiramente mais comum em homens
- Exposição à radiação de alta dose
Quais são os sintomas da leucemia mieloide crônica (LMC)?
Às vezes, a CML não causa sintomas. Se você tiver sintomas, eles podem incluir
- Me sentindo muito cansado
- Perda de peso sem motivo conhecido
- Suores noturnos encharcados
- Febre
- Dor ou sensação de plenitude abaixo das costelas do lado esquerdo
Como a leucemia mieloide crônica (LMC) é diagnosticada?
Seu médico pode usar muitas ferramentas para diagnosticar CML:
- Um exame físico
- Uma história médica
- Exames de sangue, como hemograma completo (CBC) com diferencial e testes de química do sangue. Os exames de química do sangue medem diferentes substâncias no sangue, incluindo eletrólitos, gorduras, proteínas, glicose (açúcar) e enzimas. Os testes de química sanguínea específicos incluem um painel metabólico básico (BMP), um painel metabólico abrangente (CMP), testes de função renal, testes de função hepática e um painel de eletrólitos.
- Testes de medula óssea. Existem dois tipos principais - aspiração de medula óssea e biópsia de medula óssea. Ambos os testes envolvem a remoção de uma amostra de medula óssea e osso. As amostras são enviadas para um laboratório para teste.
- Testes genéticos para procurar alterações genéticas e cromossômicas, incluindo testes para procurar o cromossomo Filadélfia
Se você for diagnosticado com CML, você pode fazer testes adicionais, como exames de imagem para ver se o câncer se espalhou.
Quais são as fases da leucemia mieloide crônica (LMC)?
CML tem três fases. As fases são baseadas em quanto a CML cresceu ou se espalhou:
- Fase crônica, em que menos de 10% das células do sangue e da medula óssea são células blásticas (células de leucemia). A maioria das pessoas é diagnosticada nesta fase e muitas não apresentam sintomas. O tratamento padrão geralmente ajuda nesta fase.
- Na fase acelerada, 10% a 19% das células do sangue e da medula óssea são células blásticas. Nessa fase, as pessoas costumam apresentar sintomas e o tratamento padrão pode não ser tão eficaz quanto na fase crônica.
- Fase blástica, em que 20% ou mais das células do sangue ou da medula óssea são células blásticas. As células blásticas se espalharam para outros tecidos e órgãos. Se você tiver cansaço, febre e baço dilatado durante a fase blástica, isso é chamado de crise blástica. Esta fase é mais difícil de tratar.
Quais são os tratamentos para a leucemia mieloide crônica (LMC)?
Existem vários tratamentos diferentes para CML:
- Terapia direcionada, que usa drogas ou outras substâncias que atacam células cancerosas específicas com menos danos às células normais. Para a CML, os medicamentos são inibidores da tirosina quinase (TKIs). Eles bloqueiam a tirosina quinase, que é uma enzima que faz com que a medula óssea emita muitas explosões.
- Quimioterapia
- Imunoterapia
- Quimioterapia de alta dose com transplante de células-tronco
- Infusão de linfócitos do doador (DLI). DLI é um tratamento que pode ser usado após um transplante de células-tronco. Envolve a administração de uma infusão (na corrente sanguínea) de linfócitos saudáveis do doador para transplante de células-tronco. Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco. Esses linfócitos do doador podem matar as células cancerosas remanescentes.
- Cirurgia para remover o baço (esplenectomia)
Os tratamentos que você receberá dependerão da fase em que você se encontra, da sua idade, do seu estado geral de saúde e de outros fatores. Quando os sinais e sintomas da LMC são reduzidos ou desaparecem, é denominado remissão. A LMC pode voltar após a remissão e você pode precisar de mais tratamento.
NIH: National Cancer Institute