10 tipos de dores de cabeça e como tratá-las
Contente
- As dores de cabeça primárias mais comuns
- 1. Dores de cabeça de tensão
- 2. Cluster headaches
- 3. Enxaqueca
- As dores de cabeça secundárias mais comuns
- 4. Alergia ou dores de cabeça nos seios da face
- 5. Dores de cabeça hormonais
- 6. Dores de cabeça com cafeína
- 7. Dores de cabeça de esforço
- 8. Dores de cabeça de hipertensão
- 9. Cefaleias de rebote
- 10. Cefaleias pós-traumáticas
- Quando ver seu médico
- 3 posturas de ioga para aliviar a enxaqueca
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Tipos de dores de cabeça
Muitos de nós estão familiarizados com alguma forma de dor latejante, desconfortável e perturbadora que provoca uma dor de cabeça. Existem diferentes tipos de dores de cabeça. Este artigo irá explicar 10 tipos diferentes de dores de cabeça:
- dores de cabeça tensionais
- dores de cabeça em salvas
- enxaqueca
- alergia ou dores de cabeça nos seios da face
- dores de cabeça hormonais
- cafeína dores de cabeça
- dores de cabeça de esforço
- dores de cabeça de hipertensão
- dores de cabeça de rebote
- dores de cabeça pós-traumáticas
A Organização Mundial da Saúde afirma que quase todas as pessoas têm dor de cabeça de vez em quando.
Embora as dores de cabeça possam ser definidas como dores “em qualquer região da cabeça”, a causa, a duração e a intensidade dessa dor podem variar de acordo com o tipo de dor de cabeça.
Em alguns casos, uma dor de cabeça pode exigir atenção médica imediata. Procure atendimento médico imediato se estiver enfrentando algum dos seguintes sintomas ao lado de sua dor de cabeça:
- torcicolo
- erupção cutânea
- a pior dor de cabeça que você já teve
- vomitando
- confusão
- fala arrastada
- qualquer febre de 100,4 ° F (38 ° C) ou superior
- paralisia em qualquer parte do corpo ou perda visual
Se sua dor de cabeça for menos intensa, continue lendo para saber como identificar o tipo de dor de cabeça que você pode estar sentindo e o que pode fazer para aliviar seus sintomas.
As dores de cabeça primárias mais comuns
As dores de cabeça primárias ocorrem quando a dor de cabeça é a condição. Em outras palavras, sua dor de cabeça não está sendo desencadeada por algo com que seu corpo está lidando, como doenças ou alergias.
Essas dores de cabeça podem ser episódicas ou crônicas:
- Dores de cabeça episódicas pode ocorrer de vez em quando ou mesmo apenas de vez em quando. Eles podem durar de meia hora a várias horas.
- Dores de cabeça crônicas são mais consistentes. Eles ocorrem na maioria dos dias do mês e podem durar dias seguidos. Nesses casos, é necessário um plano de controle da dor.
1. Dores de cabeça de tensão
Se você tem uma dor de cabeça tensional, pode sentir uma sensação de dor embotada em toda a sua cabeça. Não está latejando. Sensibilidade ou sensibilidade ao redor do pescoço, testa, couro cabeludo ou músculos do ombro também podem ocorrer.
Qualquer pessoa pode ter uma dor de cabeça tensional, e muitas vezes são desencadeadas pelo estresse.
Um analgésico de venda livre (OTC) pode ser suficiente para aliviar seus sintomas ocasionais. Isso inclui:
- aspirina
- ibuprofeno (Advil)
- naproxeno (Aleve)
- acetaminofeno e cafeína, como Excedrin Tension Headache
Se os medicamentos OTC não estiverem proporcionando alívio, seu médico pode recomendar medicamentos prescritos. Isso pode incluir indometacina, meloxicam (Mobic) e cetorolaco.
Quando uma cefaléia tensional se torna crônica, um curso de ação diferente pode ser sugerido para tratar o gatilho subjacente da cefaléia.
2. Cluster headaches
As cefaleias em salvas são caracterizadas por uma forte queimação e dor aguda. Eles ocorrem ao redor ou atrás de um olho ou em um lado do rosto por vez. Às vezes, inchaço, vermelhidão, rubor e suor podem ocorrer no lado afetado pela dor de cabeça. A congestão nasal e o lacrimejamento também ocorrem frequentemente no mesmo lado da dor de cabeça.
Essas dores de cabeça ocorrem em uma série. Cada dor de cabeça individual pode durar de 15 minutos a três horas. A maioria das pessoas sente de uma a quatro dores de cabeça por dia, geralmente no mesmo horário todos os dias, durante um cluster. Após a resolução de uma dor de cabeça, outra logo se seguirá.
Uma série de cefaleias em salvas pode durar meses a fio. Nos meses entre os clusters, os indivíduos não apresentam sintomas. As cefaleias em salvas são mais comuns na primavera e no outono. Eles também são três vezes mais comuns em homens.
Os médicos não têm certeza do que causa as cefaléias em salvas, mas conhecem algumas maneiras eficazes de tratar os sintomas. Seu médico pode recomendar oxigenoterapia, sumatriptano (Imitrex) ou anestésico local (lidocaína) para aliviar a dor.
Depois que o diagnóstico for feito, seu médico trabalhará com você para desenvolver um plano de prevenção. Corticosteróides, melatonina, topiramato (Topamax) e bloqueadores dos canais de cálcio podem colocar suas cefaleias em salvas em um período de remissão.
3. Enxaqueca
A dor da enxaqueca é uma pulsação intensa das profundezas da cabeça. Essa dor pode durar dias. A dor de cabeça limita significativamente sua capacidade de realizar sua rotina diária. A enxaqueca é latejante e geralmente unilateral. Pessoas com enxaqueca geralmente são sensíveis à luz e ao som. Náuseas e vômitos também costumam ocorrer.
Algumas enxaquecas são precedidas por distúrbios visuais. Cerca de uma em cada cinco pessoas sentirá esses sintomas antes do início da dor de cabeça. Conhecida como aura, pode fazer com que você veja:
- luzes piscando
- luzes cintilantes
- linhas em ziguezague
- estrelas
- Pontos cegos
Auras também podem incluir formigamento em um lado do rosto ou em um braço e dificuldade para falar. No entanto, os sintomas de um derrame também podem mimetizar uma enxaqueca; portanto, se algum desses sintomas for novo para você, procure atendimento médico imediatamente.
Os ataques de enxaqueca podem ocorrer em sua família ou podem estar associados a outras condições do sistema nervoso. As mulheres têm três vezes mais probabilidade de desenvolver enxaqueca do que os homens. Pessoas com transtorno de estresse pós-traumático também apresentam risco aumentado de enxaqueca.
Certos fatores ambientais, como interrupção do sono, desidratação, refeições omitidas, alguns alimentos, flutuações hormonais e exposição a produtos químicos são desencadeadores comuns da enxaqueca.
Se analgésicos OTC não reduzem a dor da enxaqueca durante um ataque, seu médico pode prescrever triptanos. Triptanos são medicamentos que diminuem a inflamação e alteram o fluxo de sangue no cérebro. Eles vêm na forma de sprays nasais, pílulas e injeções.
As opções populares incluem:
- sumatriptano (Imitrex)
- rizatriptano (Maxalt)
- rizatriptano (Axert)
Se sentir dores de cabeça debilitantes por mais de três dias por mês, dores de cabeça um tanto debilitantes quatro dias por mês ou quaisquer dores de cabeça pelo menos seis dias por mês, converse com seu médico sobre tomar um medicamento diário para prevenir suas dores de cabeça.
A pesquisa mostra que os medicamentos preventivos são significativamente subutilizados. Apenas 3 a 13% das pessoas com enxaqueca tomam medicação preventiva, enquanto até 38% realmente precisam. A prevenção da enxaqueca melhora muito a qualidade de vida e a produtividade.
Os medicamentos preventivos úteis incluem:
- propranolol (Inderal)
- metoprolol (Toprol)
- topiramato (topamax)
- amitriptilina
As dores de cabeça secundárias mais comuns
As dores de cabeça secundárias são um sintoma de outra coisa que está acontecendo em seu corpo. Se o gatilho de sua cefaléia secundária estiver em andamento, ela pode se tornar crônica. Tratar a causa primária geralmente traz alívio da dor de cabeça.
4. Alergia ou dores de cabeça nos seios da face
As dores de cabeça às vezes acontecem como resultado de uma reação alérgica. A dor dessas dores de cabeça geralmente se concentra na área dos seios da face e na parte frontal da cabeça.
As enxaquecas são comumente diagnosticadas erroneamente como dores de cabeça dos seios da face. Na verdade, até 90 por cento das “dores de cabeça dos seios da face” são na verdade enxaqueca. Pessoas com alergias sazonais crônicas ou sinusite são suscetíveis a esses tipos de dores de cabeça.
As dores de cabeça nos seios da face são tratadas diluindo o muco que se acumula e causa pressão nos seios da face. Sprays nasais de esteroides, descongestionantes OTC, como fenilefrina (Sudafed PE), ou anti-histamínicos, como cetirizina (Zyrtec D Allergy + Congestion) podem ajudar com isso.
Uma dor de cabeça nos seios da face também pode ser um sintoma de uma infecção nos seios da face. Nesses casos, o médico pode prescrever antibióticos para limpar a infecção e aliviar a dor de cabeça e outros sintomas.
5. Dores de cabeça hormonais
As mulheres costumam sentir dores de cabeça associadas a flutuações hormonais. Menstruação, pílulas anticoncepcionais e gravidez afetam seus níveis de estrogênio, o que pode causar dor de cabeça. Essas dores de cabeça associadas especificamente ao ciclo menstrual também são conhecidas como enxaqueca menstrual. Eles podem ocorrer imediatamente antes, durante ou logo após a menstruação, bem como durante a ovulação.
Analgésicos de venda livre, como o naproxeno (Aleve) ou medicamentos prescritos como o frovatripan (Frova), podem trabalhar para controlar essa dor.
Estima-se que cerca de 60 por cento das mulheres com enxaqueca também experimentam enxaqueca menstrual, portanto, remédios alternativos podem ter um papel na redução das dores de cabeça gerais por mês. Técnicas de relaxamento, ioga, acupuntura e uma dieta modificada podem ajudar a prevenir a enxaqueca.
6. Dores de cabeça com cafeína
A cafeína afeta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Beber demais pode lhe dar dor de cabeça, assim como parar de tomar cafeína "peru frio". Pessoas com enxaqueca frequente correm o risco de provocar dor de cabeça devido ao uso de cafeína.
Quando você está acostumado a expor seu cérebro a uma certa quantidade de cafeína, um estimulante, a cada dia, você pode ter uma dor de cabeça se não tomar sua dose de cafeína. Isso pode ser porque a cafeína muda a química do seu cérebro e a abstinência pode causar dor de cabeça.
Nem todo mundo que reduz o consumo de cafeína terá uma dor de cabeça de abstinência. Manter a ingestão de cafeína em um nível estável e razoável - ou abandoná-la totalmente - pode evitar que essas dores de cabeça aconteçam.
7. Dores de cabeça de esforço
As dores de cabeça por esforço acontecem rapidamente após períodos de intensa atividade física. Levantamento de peso, corrida e relações sexuais são fatores desencadeadores comuns de uma dor de cabeça por esforço. Acredita-se que essas atividades causem aumento do fluxo sanguíneo para o crânio, o que pode levar a uma dor de cabeça latejante em ambos os lados da cabeça.
Uma dor de cabeça de esforço não deve durar muito. Esse tipo de dor de cabeça geralmente desaparece em alguns minutos ou várias horas. Analgésicos, como aspirina e ibuprofeno (Advil), devem aliviar os sintomas.
Se você desenvolver dores de cabeça aos esforços, consulte o seu médico. Em alguns casos, eles podem ser um sinal de uma condição séria de medicação subjacente.
8. Dores de cabeça de hipertensão
A hipertensão pode causar dor de cabeça, e esse tipo de dor de cabeça sinaliza uma emergência. Isso ocorre quando sua pressão arterial fica perigosamente alta.
A dor de cabeça da hipertensão geralmente ocorre em ambos os lados da cabeça e costuma piorar com qualquer atividade. Muitas vezes tem uma qualidade pulsante. Você também pode sentir alterações na visão, dormência ou formigamento, sangramento nasal, dor no peito ou falta de ar.
Se você acha que está tendo uma dor de cabeça de hipertensão, procure atendimento médico imediato.
É mais provável que você desenvolva esse tipo de dor de cabeça se estiver tratando a hipertensão.
Esses tipos de dores de cabeça geralmente desaparecem logo depois que a pressão arterial está sob melhor controle. Eles não devem ocorrer novamente, desde que a pressão alta continue a ser controlada.
9. Cefaleias de rebote
As dores de cabeça de repercussão, também conhecidas como dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos, podem ser opacas, tipo tensional, ou podem ser mais intensamente doloridas, como uma enxaqueca.
Você pode ser mais suscetível a esse tipo de dor de cabeça se usar analgésicos de venda livre com frequência. O uso excessivo desses medicamentos leva a mais dores de cabeça, em vez de menos.
As cefaleias de rebote são mais prováveis de ocorrer a qualquer momento em que medicamentos OTC, como paracetamol, ibuprofeno, aspirina e naproxeno, são usados mais de 15 dias em um mês. Eles também são mais comuns com medicamentos que contêm cafeína.
O único tratamento para dores de cabeça de rebote é desistir da medicação que você está tomando para controlar a dor. Embora a dor possa piorar no início, deve ceder completamente em alguns dias.
Uma boa maneira de prevenir dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos é tomar um medicamento preventivo diário que não cause dores de cabeça de repercussão e evite que as dores de cabeça ocorram.
10. Cefaleias pós-traumáticas
As cefaleias pós-traumáticas podem desenvolver-se após qualquer tipo de traumatismo craniano. Essas dores de cabeça parecem enxaquecas ou dores de cabeça do tipo tensional e geralmente duram de 6 a 12 meses após a ocorrência da lesão. Eles podem se tornar crônicos.
Triptanos, sumatriptano (Imitrex), beta-bloqueadores e amitriptilina são freqüentemente prescritos para controlar a dor dessas dores de cabeça.
Quando ver seu médico
Na maioria dos casos, as cefaleias episódicas passam em 48 horas. Se você tiver uma dor de cabeça que dura mais de dois dias ou que aumenta de intensidade, deve consultar o seu médico para obter ajuda.
Se você está tendo dores de cabeça por mais de 15 dias do mês durante um período de três meses, você pode ter uma dor de cabeça crônica. Você deve consultar seu médico para descobrir o que há de errado, mesmo se você for capaz de controlar a dor com aspirina ou ibuprofeno.
As dores de cabeça podem ser um sintoma de problemas de saúde mais sérios, e alguns requerem tratamento além de medicamentos OTC e remédios caseiros.