Complicações da doença arterial coronariana (DAC)
Contente
- Doença arterial coronária
- Quais são as complicações da doença arterial coronariana?
- Insuficiência cardíaca
- Batimento cardíaco anormal
- Dor no peito
- Ataque cardíaco
- Morte súbita
- Doenças arteriais relacionadas
- Perspectivas de longo prazo
Doença arterial coronária
A doença arterial coronariana (DAC) é uma condição que prejudica e reduz o fluxo sanguíneo através das artérias coronárias. Essas artérias fornecem sangue ao músculo cardíaco. Quando o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é reduzido, o coração não é capaz de fazer seu trabalho como deveria. Isso pode levar a uma variedade de complicações.
Quais são as complicações da doença arterial coronariana?
Insuficiência cardíaca
Com o tempo, o CAD pode levar à insuficiência cardíaca. Insuficiência cardíaca significa que seu coração não é capaz de bombear sangue suficiente para o resto do seu corpo. Isso pode causar acúmulo de líquidos nos pulmões, dificuldade em respirar e inchaço das pernas, fígado ou abdômen.
Batimento cardíaco anormal
Um batimento cardíaco anormal é chamado de arritmia. Quando uma pessoa está em repouso, o coração normalmente bate cerca de 60 a 80 vezes por minuto, em um ritmo previsível, constante e com força consistente. Arritmias que podem se desenvolver em pessoas com DAC incluem, mas não estão limitadas a, o seguinte:
- bradicardia, frequência cardíaca lenta
- taquicardia, frequência cardíaca acelerada
- fibrilação atrial, ritmo caótico e irregular nas câmaras superiores do coração (átrios)
A fibrilação atrial faz com que seu coração seja ineficaz ao bombear sangue dos átrios para as câmaras inferiores do coração (ventrículos) e para outras partes do corpo para circulação. Com o tempo, a fibrilação atrial pode levar a um acidente vascular cerebral isquêmico ou insuficiência cardíaca.
Certos tipos de arritmias cardíacas, como fibrilação ventricular, podem fazer com que seu coração perca a capacidade de bombear sem aviso prévio. Esse tipo de emergência cardíaca causa morte súbita se um dispositivo desfibrilador externo ou um desfibrilador cardioversor implantável não restaurar o ritmo normal do seu coração imediatamente.
Dor no peito
O fluxo sanguíneo reduzido nas artérias coronárias pode significar que seu coração não recebe sangue suficiente, especialmente quando você se exercita. Isso pode causar um tipo de dor chamada angina. A angina pode causar dormência no peito ou as seguintes sensações no peito:
- aperto
- peso
- pressão
- dolorido
- queimando
- apertando
- plenitude
Além do peito, você pode sentir a angina irradiando para o seu:
- costas
- mandíbula
- pescoço
- braços
- ombros
Por exemplo, o desconforto pode se estender ao seu ombro e braço direito, até os dedos e no abdome superior. A dor anginal geralmente não é sentida acima das orelhas ou abaixo do umbigo.
Ataque cardíaco
Se a placa gordurosa de uma das artérias coronárias se romper, um coágulo de sangue pode se formar. Isso pode bloquear e diminuir bastante o fluxo sanguíneo necessário para o coração, causando um ataque cardíaco. A grave falta de fluxo sanguíneo oxigenado pode danificar seu coração. Parte do seu tecido cardíaco pode morrer.
Morte súbita
Se o fluxo sanguíneo da artéria coronária para o seu coração estiver gravemente bloqueado e não restaurado, poderá causar morte súbita.
Doenças arteriais relacionadas
O processo que causa o acúmulo de lesões e placas nas artérias coronárias pode afetar todas as artérias do corpo.
As artérias carótidas no pescoço fornecem sangue ao cérebro. Placas ateroscleróticas nessas artérias podem levar a derrames isquêmicos.
Placas em outros lugares podem impedir o fluxo sanguíneo nas artérias que suprem as pernas, braços ou outros órgãos vitais, e o acúmulo dessas placas pode levar à formação de aneurismas com ruptura com risco de vida, como aneurisma e ruptura da aorta abdominal ou de um cérebro. artéria.
Perspectivas de longo prazo
Se você tiver DAC, quanto mais cedo receber o diagnóstico e tratá-lo adequadamente, melhor será o resultado.
Para algumas pessoas, mudanças na dieta e no estilo de vida serão suficientes para retardar a progressão da doença.
Para outros, será necessária medicação ou terapia cirúrgica.
Siga as instruções do seu médico para tratar a DAC. Cada pessoa é diferente. Certifique-se de seguir o plano de tratamento melhor para você.