Como a cirrose afeta a expectativa de vida?
Contente
- Compreendendo a cirrose
- Como é determinada a expectativa de vida?
- Pontuação CPT
- Pontuação MELD
- O que as pontuações significam para a expectativa de vida?
- Gráfico de pontuação CPT
- Gráfico de pontuação MELD
- Existe algo que pode aumentar a expectativa de vida?
- Como posso lidar com um diagnóstico de cirrose?
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Compreendendo a cirrose
A cirrose do fígado é uma consequência em estágio avançado da doença hepática. Causa cicatrizes e danos ao fígado. Esta cicatriz pode eventualmente impedir o funcionamento correto do fígado, levando à insuficiência hepática.
Muitas coisas podem levar à cirrose, incluindo:
- consumo crônico de álcool
- hepatite autoimune
- hepatite C crônica
- infecções
- doença hepática gordurosa não alcoólica
- dutos biliares mal formados
- fibrose cística
A cirrose é uma doença progressiva, o que significa que piora com o tempo. Depois de ter cirrose, não há como revertê-la. Em vez disso, o tratamento se concentra em retardar sua progressão.
Dependendo da gravidade, a cirrose pode afetar a expectativa de vida. Se você tem cirrose, há várias ferramentas que seu médico pode usar para lhe dar uma melhor compreensão de suas perspectivas.
Como é determinada a expectativa de vida?
Existem várias maneiras de ajudar a determinar a expectativa de vida potencial de alguém com cirrose. Dois dos mais populares são o escore Child-Turcotte-Pugh (CTP) e o escore Model for End-stage Liver Disease (MELD).
Pontuação CPT
Os médicos usam a pontuação de CPT de alguém para determinar se ele tem cirrose classe A, B ou C. A cirrose de classe A é leve e tem a expectativa de vida mais longa. A cirrose de classe B é mais moderada, enquanto a cirrose de classe C é grave.
Saiba mais sobre a pontuação do CPT.
Pontuação MELD
O sistema MELD ajuda a determinar o risco de morte em pessoas com doença hepática em estágio terminal. Ele usa valores de testes de laboratório para criar uma pontuação MELD. As medidas usadas para obter um escore MELD incluem bilirrubina, sódio sérico e creatinina sérica.
Os escores MELD ajudam a determinar a taxa de mortalidade de três meses. Isso se refere à probabilidade de alguém morrer em três meses. Embora isso ajude a dar aos médicos uma ideia melhor da expectativa de vida de alguém, também ajuda a priorizar aqueles que esperam por um transplante de fígado.
Para alguém com cirrose, um transplante de fígado pode adicionar anos à sua expectativa de vida. Quanto maior a pontuação MELD de uma pessoa, maior a probabilidade de ela morrer em três meses. Isso pode colocá-los no topo da lista de pessoas que esperam por um transplante de fígado.
O que as pontuações significam para a expectativa de vida?
Ao falar sobre expectativa de vida, é importante lembrar que é uma estimativa. Não há como saber exatamente quanto tempo uma pessoa com cirrose vai viver. Mas as pontuações CPT e MELD podem ajudar a dar uma ideia geral.
Gráfico de pontuação CPT
Ponto | Classe | Taxa de sobrevivência de dois anos |
5–6 | UMA | 85 por cento |
7–9 | B | 60 por cento |
10–15 | B | 35 por cento |
Gráfico de pontuação MELD
Ponto | Risco de mortalidade em três meses |
Menos de 9 | 1,9 por cento |
10–19 | 6,0 por cento |
20–29 | 19,6 por cento |
30–39 | 52,6 por cento |
Maior que 40 | 71,3 por cento |
Existe algo que pode aumentar a expectativa de vida?
Embora não haja maneira de reverter a cirrose, há várias coisas que você pode fazer para tentar ajudar a desacelerar sua progressão e evitar danos adicionais ao fígado.
Esses incluem:
- Evitando álcool. Mesmo que sua cirrose não esteja relacionada ao álcool, é melhor se abster porque o álcool pode danificar seu fígado, especialmente se ele já estiver danificado.
- Limite de sal. Um fígado cirrótico tem dificuldade em manter o líquido no sangue. A ingestão de sal aumenta o risco de sobrecarga de líquidos. Você não precisa eliminá-lo completamente de sua dieta, mas tente ficar longe de alimentos processados e evite adicionar muito sal durante o cozimento.
- Reduza o risco de infecção. É mais difícil para um fígado danificado produzir proteínas que ajudam a combater infecções. Lave as mãos com frequência e tente limitar o contato com pessoas que tenham qualquer tipo de infecção ativa, desde um resfriado comum até gripe.
- Use medicamentos de venda livre com cuidado. Seu fígado é o principal processador de quaisquer produtos químicos ou medicamentos que você consome. Certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer medicamentos, suplementos ou ervas sem receita que você usa para se certificar de que eles não estão sobrecarregando seu fígado.
Como posso lidar com um diagnóstico de cirrose?
Ser diagnosticado com cirrose ou ser informado de que você tem cirrose grave pode ser opressor. Além disso, ouvir que a condição não é reversível pode levar algumas pessoas ao pânico.
Se você não tiver certeza do que fazer a seguir, considere estas etapas:
- Junte-se a um grupo de apoio. Hospitais e unidades de saúde geralmente coordenam grupos de apoio para pessoas com doenças crônicas, incluindo doenças hepáticas e cirrose. Pergunte ao consultório do seu médico ou ao departamento de educação do hospital local se eles têm alguma recomendação de grupo. Você também pode procurar grupos de apoio online através da American Liver Foundation.
- Consulte um especialista. Se você ainda não estiver vendo um, marque uma consulta com um hepatologista ou gastroenterologista. São médicos especializados no tratamento de doenças hepáticas e condições relacionadas. Eles podem oferecer uma segunda opinião e fornecer mais informações sobre os planos de tratamento mais adequados para você.
- Concentre-se no presente. É mais fácil falar do que fazer, independentemente de você ter ou não uma condição crônica de saúde. Mas insistir em seu diagnóstico ou se culpar por ele não mudará nada. Tente desviar sua atenção para o que você ainda pode fazer pela sua saúde e qualidade de vida, seja consumir menos sal ou passar mais tempo com seus entes queridos.
- “O primeiro ano: cirrose” é um guia para os recém-diagnosticados. Esta é uma ótima opção se você ainda está aprendendo sobre a doença e o que seu diagnóstico significa para o seu futuro.
- “O conforto do lar para doenças crônicas do fígado” é um guia para cuidadores de pessoas com doença hepática avançada e cirrose.
O resultado final
A cirrose é uma condição crônica que pode reduzir a expectativa de vida de alguém. Os médicos usam várias medidas para determinar as perspectivas de alguém com cirrose, mas essas apenas fornecem estimativas. Se você tem cirrose, seu médico pode lhe dar uma ideia melhor de como está e o que você pode fazer para melhorá-la.