Autor: John Stephens
Data De Criação: 24 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
INDUX OU CLOMID PARA HOMEM, AJUDA NA FERTILIDADE? QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS?
Vídeo: INDUX OU CLOMID PARA HOMEM, AJUDA NA FERTILIDADE? QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS?

Contente

Visão geral

Clomid é um nome de marca e apelido popular para citrato de clomifeno genérico.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou este medicamento para fertilidade oral para uso em mulheres que não conseguem engravidar. Afeta o equilíbrio hormonal no corpo e promove a ovulação.

O FDA aprovou o Clomid apenas para uso em mulheres. Às vezes, é prescrito off-label como tratamento de infertilidade em homens. Saiba mais sobre o uso de medicamentos sujeitos a receita médica.

Clomid é um tratamento eficaz para a infertilidade masculina? Leia para saber mais.

Como o Clomid funciona?

Clomid impede que o hormônio estrogênio interaja com a hipófise. Quando o estrogênio interage com a hipófise, produzem menos hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).

Isso leva a uma diminuição da testosterona e, portanto, à diminuição da produção de esperma. Como o Clomid bloqueia a interação do estrogênio com a glândula pituitária, há um aumento no LH, FSH e testosterona no corpo.


A dosagem ideal em homens não foi estabelecida. A dose administrada pode variar de 12,5 a 400 miligramas (mg) por dia.

Uma revisão recente recomenda uma dose inicial de 25 mg três dias por semana e depois titula lentamente - ou ajusta a dose - até que a dose seja 50 mg por dia, conforme necessário.

Altas doses de Clomid podem realmente ter um efeito negativo na contagem de esperma e na motilidade. Sempre trabalhe com seu médico para garantir a dosagem adequada.

Quando o Clomid é prescrito?

Clomid é prescrito off-label para a infertilidade masculina, particularmente onde são observados baixos níveis de testosterona.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, um fator masculino e um feminino são identificados em 35% dos casais que enfrentam desafios tentando engravidar. Em 8% dos casais, apenas um fator masculino é identificado.

Muitas coisas podem contribuir para a infertilidade masculina. Esses incluem:


  • lesão nos testículos
  • era
  • sobrepeso ou obesidade
  • uso pesado de álcool, esteróides anabolizantes ou cigarros
  • desequilíbrio hormonal, causado por função inadequada da hipófise ou exposição a muito estrogênio ou testosterona
  • condições médicas, incluindo diabetes, fibrose cística e alguns tipos de distúrbios autoimunes
  • tratamento do câncer envolvendo certos tipos de quimioterapia ou radiação
  • varicoceles, veias aumentadas que causam superaquecimento dos testículos
  • distúrbios genéticos, como uma microdeleção no cromossomo Y ou na síndrome de Klinefelter

Se o médico suspeitar de infertilidade masculina, solicitará uma análise do sêmen. Eles usarão uma amostra de sêmen para avaliar a contagem de espermatozóides, assim como a forma e o movimento dos espermatozóides.

Quais são os efeitos colaterais deste medicamento?

Existem poucos estudos controlados sobre o uso de Clomid em homens. No entanto, os possíveis efeitos colaterais devido a alterações hormonais induzidas incluem:


  • sensibilidade do músculo peitoral
  • irritabilidade
  • acne
  • aceleração do crescimento do câncer de próstata (se o câncer já estiver presente)
  • alterações na visão causadas por um inchaço da hipófise (raro)

Os efeitos colaterais do Clomid são geralmente reversíveis após a interrupção do medicamento. Se algum dos efeitos colaterais listados acima ocorrer durante o uso de Clomid, interrompa o uso de Clomid e procure tratamento médico.

Eficácia na fertilidade

Uma revisão recente do uso de Clomid em casos de infertilidade masculina encontrou resultados variados em relação à eficácia ou efetividade.

Alguns dos estudos revisados ​​demonstraram uma melhora moderada na contagem de espermatozóides em homens com baixa contagem de espermatozóides ou infertilidade inexplicada.

Outros não indicaram melhora quando comparados ao placebo ou a um controle não tratado. Isso foi especialmente verdadeiro quando se analisou os resultados da gravidez.

Um estudo recente mostrou um aumento nas gestações quando homens inférteis fizeram uma combinação de Clomid e vitamina E quando comparados ao placebo.

No entanto, o estudo não comparou o grupo Clomid / vitamina E com um grupo que tomava Clomid sozinho. Como resultado, o estudo não conseguiu fornecer informações sobre se a combinação de Clomid com vitamina E aumenta a eficácia no que se refere à gravidez.

Em um estudo de 2015, os pesquisadores dividiram os participantes diagnosticados com infertilidade masculina em três grupos:

  • Grupo A: Participantes que tomam apenas vitamina E
  • Grupo B: Participantes que tomam apenas Clomid
  • Grupo C: Participantes em uso de Clomid e vitamina E

Os resultados do estudo mostraram um aumento na concentração média de esperma nos três grupos. O grupo C apresentou o maior aumento. O grupo A apresentou o segundo maior aumento. Este foi um estudo limitado. As limitações incluem:

  • pequeno tamanho da amostra
  • sem placebo
  • ausência de taxas de gravidez nos três grupos

Outra revisão recente sugeriu que a população mais provável de se beneficiar do tratamento com Clomid são homens com infertilidade inexplicável e motilidade e forma de esperma normais a abaixo da média.

Acredita-se que os homens dessa população possam usar o Clomid para atingir uma contagem de espermatozóides que os tornaria bons candidatos à inseminação artificial.

Outros tratamentos para infertilidade por fator masculino

Dependendo da causa, a infertilidade masculina pode ser tratada usando vários métodos diferentes:

Medicamentos

Existem outros medicamentos disponíveis que o seu médico pode prescrever para desequilíbrio hormonal. Esses medicamentos também aumentam a quantidade de testosterona e diminuem a quantidade de estrogênio no organismo.

  • Gonadotrofina coriônica humana (hCG) pode ser administrado como uma injeção. Pode estimular os testículos para gerar testosterona.
  • Anastrozol (Arimidex) é um medicamento desenvolvido para o câncer de mama. Impede que a testosterona seja convertida em estrogênio no organismo.

Cirurgia

Se houver um bloqueio que impeça o transporte de esperma, o médico pode recomendar uma cirurgia para reparar isso. A cirurgia também pode corrigir varicoceles.

Inseminação artificial

Neste tratamento, uma preparação especial de esperma é colocada no útero da mãe. Antes da inseminação artificial, a mãe pode tomar medicamentos que promovam a ovulação. Leia estas histórias de sucesso encorajadoras de inseminação artificial.

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro (FIV) envolve o manuseio do ovo e do embrião fertilizado fora do corpo. Os ovos são removidos dos ovários da mãe usando uma agulha. Os óvulos são então combinados com o esperma no laboratório. O embrião resultante é então devolvido ao corpo da mãe.

Uma forma específica de fertilização in vitro chamada injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI) pode ser usada em casos de infertilidade masculina. O ICSI envolve a injeção de um único espermatozóide no óvulo.

O takeaway

Clomid é normalmente usado como tratamento de infertilidade em mulheres. Não é aprovado pelo FDA para uso em homens, mas geralmente é prescrito off-label para o tratamento da infertilidade masculina.

Tomar Clomid pode levar a um aumento na contagem de testosterona e esperma. Estudos sobre sua eficácia em homens tiveram resultados mistos.

Existem tratamentos adicionais para a infertilidade masculina, incluindo:

  • outros medicamentos
  • cirurgia para remover bloqueios
  • inseminação artificial
  • FIV

Converse com seu médico sobre suas opções se você tiver dúvidas sobre fatores de fertilidade masculina.

Confira o relatório de estado de fertilidade da Healthline para obter mais informações sobre atitudes, conscientização, opções e custos atuais associados à infertilidade.

Nossa Escolha

Organizar meu apartamento salvou minha sanidade durante a pandemia de Coronavirus

Organizar meu apartamento salvou minha sanidade durante a pandemia de Coronavirus

A coi a nunca foram tão tumultuada como em todo o ano de 2020, quando aparentemente tudo decidiu bater no ventilador de uma vez. Eu pro pero quando tenho controle obre meu tempo, minha agenda oci...
A coisa nº 1 que você deve manter em mente antes de definir metas de perda de peso

A coisa nº 1 que você deve manter em mente antes de definir metas de perda de peso

O ano novo muita veze chega com um novo conjunto de re oluçõe : malhar mai , comer melhor, perder pe o. (P. . Temo o plano final de 40 dia para e magar QUALQUER objetivo.) Ma não import...