Café e Antioxidantes: Tudo Que Você Precisa Saber
Contente
- Carregado com vários antioxidantes poderosos
- A maior fonte de antioxidantes na dieta
- Ligado a um risco reduzido de muitas doenças
- A linha inferior
As opiniões sobre o café variam muito - algumas consideram saudável e energizante, enquanto outras afirmam que é viciante e prejudicial.
Ainda assim, quando você olha para as evidências, a maioria dos estudos sobre café e saúde acha que é benéfico.
Por exemplo, o café tem sido associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, doenças hepáticas e Alzheimer (1, 2, 3, 4).
Muitos dos efeitos positivos para a saúde do café podem ser devidos ao seu impressionante conteúdo de poderosos antioxidantes.
De fato, estudos mostram que o café é uma das maiores fontes de antioxidantes na dieta humana.
Este artigo mostra tudo o que você precisa saber sobre o impressionante conteúdo antioxidante do café.
Carregado com vários antioxidantes poderosos
Seu corpo está sob ataque constante dos chamados radicais livres, que podem danificar moléculas importantes como proteínas e DNA.
Os antioxidantes podem desarmar efetivamente os radicais livres, protegendo assim contra o envelhecimento e muitas doenças causadas em parte pelo estresse oxidativo, incluindo o câncer.
O café é particularmente rico em vários antioxidantes poderosos, incluindo ácidos hidrocinâmicos e polifenóis (5, 6, 7).
Os ácidos hidrocinâmicos são muito eficazes na neutralização dos radicais livres e na prevenção do estresse oxidativo (8).
Além disso, os polifenóis no café podem impedir várias condições, como doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2 (9, 10, 11, 12).
RESUMO O café é muito rico em antioxidantes - incluindo polifenóis e ácidos hidrocinâmicos - que podem melhorar a saúde e reduzir o risco de várias doenças.A maior fonte de antioxidantes na dieta
A maioria das pessoas consome cerca de 1 a 2 gramas de antioxidantes por dia - principalmente de bebidas como café e chá (13, 14, 15).
As bebidas são uma fonte muito maior de antioxidantes na dieta ocidental do que os alimentos. De fato, 79% dos antioxidantes da dieta são provenientes de bebidas, enquanto apenas 21% são provenientes de alimentos (16).
Isso ocorre porque as pessoas tendem a consumir mais porções de bebidas ricas em antioxidantes do que alimentos.
Em um estudo, os pesquisadores analisaram o conteúdo antioxidante de diferentes alimentos, servindo por tamanho.
O café ficou em 11º na lista, atrás de vários tipos de frutas (7).
No entanto, como muitas pessoas comem poucas frutas, mas bebem várias xícaras de café por dia, a quantidade total de antioxidantes fornecidos pelo café supera em muito a das frutas - embora as frutas possam conter quantidades maiores por porção.
Nos estudos norueguês e finlandês, o café mostrou ser a maior fonte antioxidante, fornecendo cerca de 64% da ingestão total de antioxidantes das pessoas.
Nesses estudos, a ingestão média de café era de 450 a 600 ml por dia, ou 2 a 4 xícaras (13, 17).
Além disso, estudos da Espanha, Japão, Polônia e França concluíram que o café é de longe a maior fonte alimentar de antioxidantes (14, 16, 18, 19, 20, 21).
RESUMO As pessoas tendem a obter mais antioxidantes com bebidas do que comidas, e estudos de todo o mundo demonstram que o café é a maior fonte alimentar de antioxidantes.
Ligado a um risco reduzido de muitas doenças
O café está associado a um risco reduzido de muitas doenças.
Por exemplo, quem bebe café tem um risco 23 a 50% menor de diabetes tipo 2. Cada copo diário está associado a um risco reduzido de 7% (1, 22, 23, 24, 25).
O café também parece ser muito benéfico para o fígado, pois os consumidores de café têm um risco muito menor de cirrose hepática (3, 26, 27).
Além disso, pode diminuir o risco de câncer de fígado e colorretal e vários estudos observaram um risco reduzido de doença cardíaca e derrame (28, 29, 30, 31, 32).
Tomar café regularmente também pode reduzir o risco de doença de Alzheimer e Parkinson em 32 a 65% (2, 33, 34, 35, 36).
Alguns estudos indicam que o café também pode beneficiar outros aspectos da saúde mental. As mulheres que tomam café têm menos probabilidade de ficar deprimidas e morrerem por suicídio (37, 38).
Acima de tudo, beber café tem sido associado a uma vida útil mais longa e a um risco 20 a 30% menor de morte prematura (4, 39).
Ainda assim, lembre-se de que a maioria desses estudos é observacional. Eles não podem provar que o café causou a redução do risco de doenças - apenas que os bebedores de café eram menos propensos a contrair essas doenças.
RESUMO Beber café tem sido associado a inúmeros benefícios à saúde, incluindo um risco reduzido de diabetes tipo 2 e doenças do fígado, coração e neurológicas. Também pode beneficiar a saúde mental e ajudá-lo a viver mais tempo.A linha inferior
Existem muitos tipos de antioxidantes na dieta, e o café é uma fonte muito boa de alguns deles.
No entanto, ele não fornece os mesmos antioxidantes que alimentos vegetais inteiros, como frutas e legumes - portanto, embora o café seja a maior fonte de antioxidantes na dieta, nunca deve ser sua única fonte.
Para uma saúde ideal, é melhor obter uma variedade de vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos vegetais de muitas fontes diferentes.