Medicamentos para aliviar os sintomas comuns do resfriado
Contente
- Visão geral
- Descongestionantes nasais
- Supressores de tosse
- Expectorantes
- Anti-histamínicos
- Analgésicos
- Advertências para uso em crianças
- Precauções a medicamentos contra resfriados
- Descongestionantes nasais
- Analgésicos
- Perguntas e Respostas: Combinando medicamentos
- Q:
- UMA:
Visão geral
Como não há cura para o resfriado comum, a melhor coisa a fazer é aliviar os sintomas.
Os medicamentos vendidos sem receita (OTC) podem ajudar com muitos sintomas diferentes. No entanto, você provavelmente não experimentará todos os sintomas possíveis do resfriado durante cada resfriado que tiver. O medicamento que você escolher dependerá de seus sintomas específicos.
Descongestionantes nasais
Os descongestionantes nasais ajudam a desobstruir o nariz congestionado. Eles trabalham estreitando os vasos sanguíneos no revestimento do nariz, para que o tecido inchado encolha e diminua a produção de muco. O ar pode então passar com mais facilidade.
Esses medicamentos também podem ajudar a secar o gotejamento pós-nasal.
Descongestionantes nasais estão disponíveis como pílulas, sprays nasais e gotas líquidas. Geralmente, eles não são recomendados para crianças com 3 anos ou menos.
Os ingredientes ativos usados nos descongestionantes nasais OTC incluem:
- oximetazolina nasal (Afrin, Dristan 12-Hour Nasal Spray)
- fenilefrina nasal (neo-sinefrina)
- fenilefrina oral (PE de Sudafed, febre multissintomática triaminica e resfriado)
- pseudoefedrina (Sudafed)
Supressores de tosse
A tosse realmente protege o corpo expelindo muco, micróbios e ar indesejados. No entanto, o desejo de tossir é um reflexo e às vezes pode ser desencadeado desnecessariamente.
Supressores da tosse podem ajudar se a tosse estiver interferindo na sua vida diária ou no sono. É por isso que alguns médicos recomendam que você tome supressores da tosse principalmente na hora de dormir.
Esses medicamentos funcionam bloqueando o impulso nervoso que causa o reflexo da tosse. Eles podem ajudar a fornecer alívio a curto prazo da tosse.
O supressor da tosse OTC mais comum é o dextrometorfano. É o ingrediente ativo em medicamentos como:
- Fria e tosse triaminica
- Tosse com Robitussin e DM de congestão no peito
- Vicks 44 Tosse e resfriado
Expectorantes
Os expectorantes ajudam a diluir e afrouxar o muco, para que você possa tossir mais facilmente. Isso pode ajudar seu corpo a se livrar do muco excessivo mais rapidamente.
O ingrediente ativo dos expectorantes de tosse OTC é a guaifenesina. É encontrado no DM de tosse e congestão no peito de Mucinex e Robitussin.
Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos bloqueiam a liberação de histamina, que é uma substância natural que nosso corpo libera quando somos expostos a alérgenos. Os anti-histamínicos podem fornecer algum alívio dos sintomas relacionados à liberação de histamina em seu corpo. Estes podem incluir:
- espirros
- coceira nas orelhas e nos olhos
- olhos marejados
- tosse
- corrimento nasal
Os ingredientes ativos dos anti-histamínicos OTC incluem:
- bromfeniramina (Dimetapp)
- clorfeniramina (Sudafed Plus)
- difenidramina (Benadryl)
- doxilamina, que é um dos três ingredientes ativos do Nyquil
Os itens acima são considerados anti-histamínicos de primeira geração, que podem causar sonolência. Por esse motivo, esses anti-histamínicos costumam ser encontrados apenas nas formas noturnas ou noturnas de medicamentos para resfriados.
Os anti-histamínicos OTC de segunda geração, que não causam sonolência, incluem:
- cetirizina (Zyrtec)
- fexofenadina (Allegra)
- loratadina (Claritin)
Alguns profissionais de saúde desaconselham o uso desses medicamentos para tratar resfriados. Os anti-histamínicos, enquanto tratam os sintomas, não removem o vírus que causa um resfriado.
Analgésicos
Os analgésicos ajudam a reduzir os diferentes tipos de dor provocados pelo resfriado comum, como:
- dores musculares
- dores de cabeça
- dor de garganta
- earaches
Os ingredientes ativos comuns em analgésicos incluem:
- acetaminofeno (Tylenol)
- ibuprofeno (Advil, Motrin)
- naproxeno (Aleve)
Advertências para uso em crianças
Tenha cuidado ao administrar medicamentos frios de venda livre para crianças. Pode ser fácil dar demais para uma criança, e alguns remédios para resfriado vendidos sem receita médica podem ter efeitos colaterais sérios. Sobredosagens acidentais às vezes podem ser fatais.
Em caso de dúvida sobre a segurança de uma droga fria para seu filho, sempre converse com o médico ou farmacêutico de seu filho.
Crianças com menos de 7 anos de idade nunca devem aplicar sprays descongestionantes nasais. Gotas nasais salinas são uma alternativa segura para crianças que pode ajudar a aliviar o congestionamento. Peça orientação ao médico.
Além disso, nunca dê aspirina a crianças. A aspirina tem sido associada a uma doença rara, mas com risco de vida, chamada síndrome de Reye em crianças. Tente ibuprofeno ou acetaminofeno. Esses analgésicos são seguros para crianças, mas precisam de doses especiais com base na idade e no peso do seu filho.
Precauções a medicamentos contra resfriados
Sempre use medicamentos para resfriado de acordo com as recomendações do produto ou com as orientações do seu médico. Isso ajuda você a usá-los com segurança.
No entanto, certos remédios para resfriado merecem consideração especial:
Descongestionantes nasais
Se você tem pressão alta, converse com seu médico antes de usar descongestionantes nasais. Esses medicamentos podem aumentar sua pressão arterial.
Não use sprays nasais descongestionantes ou gotas por mais de três dias. Esses medicamentos se tornam menos eficazes após esse período. Usá-los por mais tempo pode causar inflamação crônica das membranas mucosas como efeito rebote.
Analgésicos
O acetaminofeno pode levar a danos no fígado se você tomar muito, muitas vezes por um período prolongado.
O acetaminofeno é um medicamento independente (como no Tylenol), mas também é um ingrediente em muitos medicamentos OTC. É importante ler os ingredientes de seus medicamentos sem receita médica antes de tomá-los juntos para garantir que você não tome mais acetaminofeno do que o seguro.
Embora o máximo diário recomendado possa variar entre os provedores, ele deve estar na faixa de 3.000 e 4.000 miligramas (mg).
Perguntas e Respostas: Combinando medicamentos
Q:
É seguro combinar diferentes remédios para resfriado para resolver todos os meus sintomas?
UMA:
Sim, pode ser seguro combinar diferentes remédios para resfriado para tratar de diferentes sintomas. No entanto, muitos produtos frios contêm vários ingredientes, portanto, é mais fácil usar muito de um único ingrediente quando você combina esses medicamentos. Converse com seu farmacêutico ou médico sobre produtos específicos que podem ser combinados com segurança para solucionar seus sintomas.
As Respostas Médicas da Healthline representam as opiniões de nossos especialistas médicos. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.