Como evitar complicações de psoríase
Contente
- Artrite psoriática (APs)
- Doenças oculares
- Ansiedade
- Depressão
- Mal de Parkinson
- Pressão alta
- Síndrome metabólica
- Doença cardiovascular (DCV)
- Diabetes tipo 2
- Obesidade
- Doença renal
- Outras doenças autoimunes
- Reduzindo seu risco
- Leve embora
visão global
A psoríase é uma doença autoimune que afeta principalmente a pele. No entanto, a inflamação que causa a psoríase pode levar a outras complicações, especialmente se a psoríase não for tratada.
A seguir estão 12 das complicações mais comuns da psoríase e como evitá-las.
Artrite psoriática (APs)
A artrite psoriática (APs) é classificada como um tipo de psoríase e artrite. De acordo com a National Psoriasis Foundation, a artrite se desenvolve em até 30% de todos os casos de psoríase. Afeta a pele e as articulações. Você pode ter os primeiros sintomas de APs se notar articulações vermelhas ou inchadas, como dedos, cotovelos e coluna vertebral. Outros sinais incluem rigidez e dor, especialmente logo após acordar de manhã.
Quanto mais cedo você tratar a APs, menor será a probabilidade de desenvolver lesões debilitantes nas articulações. Seu dermatologista pode encaminhá-lo a um reumatologista especializado nessa condição. Eles provavelmente tratarão seu APs com medicamentos anti-reumáticos e antiinflamatórios para interromper o dano articular e melhorar sua mobilidade.
Doenças oculares
Certas doenças oculares são mais proeminentes na psoríase. A mesma inflamação que afeta as células da pele também pode causar complicações no delicado tecido ocular. Com psoríase, você pode estar mais sujeito a blefarite, conjuntivite e uveíte.
Ansiedade
A psoríase não controlada pode interferir com suas atividades normais. Ter uma doença crônica imprevisível como a psoríase pode afetar sua saúde mental. É compreensível ficar preocupado com a próxima vez que você terá uma erupção. Ou você pode se sentir muito constrangido às vezes para se socializar.
Se você já experimentou sentimentos como este, pode ser ansiedade - uma complicação de ter psoríase. Para ajudar a acalmar sua mente, reserve um tempo todos os dias para cuidar de si mesmo. Pode ser uma atividade simples, como ler, ou você pode praticar ioga ou meditar.
Converse com seu médico se sua ansiedade estiver tomando conta de sua vida. Ele pode recomendar um especialista em saúde mental para você.
Depressão
Às vezes, ansiedade e depressão andam de mãos dadas. Se a ansiedade social o está mantendo isolado, você pode se sentir triste ou culpado por perder atividades com outras pessoas.
Este pode ser um sinal precoce de depressão. Se você se sentir deprimido por mais de algumas semanas, converse com seu médico sobre maneiras de controlar sua saúde mental.
Mal de Parkinson
Pessoas com psoríase podem estar em condições de desenvolver a doença de Parkinson devido ao efeito prejudicial da inflamação crônica no tecido neuronal. A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta seu cérebro. Eventualmente, pode causar tremores, membros rígidos, problemas de equilíbrio e problemas de marcha.
Não há cura conhecida para a doença de Parkinson, mas o tratamento precoce pode ajudar a controlar seus sintomas e prevenir a progressão da doença.
Pressão alta
A psoríase aumenta suas chances de desenvolver pressão alta. Também chamada de hipertensão, esta condição aumenta significativamente o risco de um ataque cardíaco ou derrame mais tarde na vida.
De acordo com o (CDC), um em cada três adultos nos Estados Unidos tem pressão alta. Geralmente não apresenta sintomas. Você deve verificar sua pressão arterial regularmente, especialmente se tiver psoríase.
Síndrome metabólica
A síndrome metabólica consiste em um conjunto de condições que afetam o metabolismo e a saúde cardiovascular. Isso inclui pressão alta, colesterol alto e níveis elevados de insulina. A psoríase pode aumentar o risco de síndrome metabólica. Por sua vez, a síndrome metabólica aumenta o risco de doenças cardíacas.
Doença cardiovascular (DCV)
De acordo com a Mayo Clinic, as pessoas com psoríase têm o dobro do risco de desenvolver DCV. Os dois principais fatores de risco são:
- ser previamente diagnosticado com síndrome metabólica como uma complicação de sua psoríase
- ser diagnosticado com psoríase grave no início da vida
Outro possível fator de risco pode ser o medicamento para psoríase que você está tomando. Essas drogas podem ser muito cansativas para o seu coração. Eles também podem aumentar a frequência cardíaca e os níveis de colesterol.
Diabetes tipo 2
A psoríase também pode aumentar seus níveis de insulina e, eventualmente, levar ao diabetes tipo 2.Isso significa que seu corpo se tornou resistente à insulina e não pode mais converter glicose em energia. O risco de desenvolver diabetes tipo 2 é maior em casos de psoríase grave.
Obesidade
A psoríase também pode aumentar suas chances de desenvolver obesidade. Uma teoria é que a psoríase tende a torná-lo menos ativo, o que pode aumentar seu peso corporal com o tempo.
Outra teoria tem a ver com a inflamação ligada à obesidade. Nesse caso, acredita-se que a obesidade vem primeiro e que a mesma inflamação mais tarde leva à psoríase.
Doença renal
A psoríase pode aumentar o risco de doença renal, especialmente se a sua condição for moderada ou grave. Os rins são responsáveis por filtrar e remover resíduos do corpo. Quando eles não funcionam corretamente, esses resíduos podem se acumular em seu corpo.
De acordo com a National Kidney Foundation, outros fatores de risco incluem ter 60 anos ou mais, ter hipertensão ou diabetes, ou ter um histórico familiar de doença renal.
Outras doenças autoimunes
Como a psoríase é uma doença auto-imune, tê-la pode aumentar o risco de contrair outras doenças auto-imunes, além da APs. Estes incluem doença inflamatória intestinal (DII), doença celíaca, lúpus e esclerose múltipla (EM).
Reduzindo seu risco
Fatores genéticos e de estilo de vida também podem desempenhar um papel no desenvolvimento de complicações da psoríase. Se houver uma doença na sua família, como colesterol alto, a detecção precoce é a chave para obter o tratamento de que você precisa para controlar a doença.
Você também pode reduzir o risco de complicações relacionadas à psoríase mantendo-se o mais ativo possível, controlando o estresse e seguindo uma dieta saudável. Parar de beber e fumar são outras opções de estilo de vida que podem ajudar a prevenir o agravamento da psoríase.
Leve embora
Só porque você tem psoríase, não significa que desenvolverá uma das complicações acima. A melhor coisa que você pode fazer é manter o controle sobre o tratamento da psoríase. Se você começar a ter crises graves com mais frequência, pode ser um sinal de que você deve conversar com seu médico sobre a tentativa de um novo medicamento.