Consumir frutas cítricas pode aumentar o risco de câncer de pele
Contente
Um copo de suco de laranja é a escolha certa para o café da manhã, mas embora possa combinar perfeitamente com ovos e torradas, não combina muito bem com outro alimento básico da manhã: o sol. As frutas cítricas aumentam a sensibilidade da pele à luz solar e estão associadas a um risco aumentado de melanoma, a forma mais letal de câncer de pele, de acordo com um grande novo estudo no Journal of Clinical Oncology.
Algumas descobertas surpreendentes da pesquisa: pessoas que bebiam suco de laranja diariamente tinham 25% mais chances de desenvolver o câncer de pele mortal, e aquelas que mastigavam toranja inteira tinham quase 50% mais chances. Os cientistas atribuem essa diferença aos produtos químicos "fotoativos" dos cítricos, particularmente psoralenos e furocumarinas, conhecidos por tornar a pele mais sensível ao sol.
Mas isso não significa que você não deve comer frutas saudáveis, dizem os pesquisadores. As frutas cítricas já foram associadas a inúmeros benefícios à saúde, incluindo um menor risco de doenças cardíacas, artrite, Alzheimer, cálculos biliares, Crohn e muitas outras doenças, de acordo com pesquisas australianas.
"Certamente não queremos que as pessoas evitem frutas que geralmente são boas para a saúde", disse Abrar Qureshi, M.D., chefe de dermatologia da Brown University e principal autor do estudo em um comunicado. "Esteja ciente de que há uma associação com melanoma e talvez seja extremamente cuidadoso com a proteção solar nos dias em que estiver comendo frutas cítricas." (Um desses 20 produtos solares para ajudar a proteger sua pele deve resolver.)
E proteção solar extra é um bom conselho para todos nós independentemente da dieta, já que o melanoma ainda é o principal causador de câncer entre os adultos jovens. Portanto, coloque uma garrafa extra na bolsa, fique na sombra e traga a salada de frutas.