A creatina causa perda de cabelo? Revisamos as evidências
Contente
- O que a pesquisa diz sobre creatina e perda de cabelo
- Níveis de creatina e di-hidrotestosterona (DHT)
- Como o DHT se relaciona com a perda de cabelo?
- Como a creatina se relaciona com a perda de cabelo?
- O que é creatina e como funciona?
- Efeitos colaterais e segurança
- Retenção de água
- Preocupações renais
- Seguro para adultos
- Tenha cuidado para adolescentes
- Quando consultar um médico
- O takeaway
A creatina é um popular suplemento nutricional e esportivo. Você pode ter lido que o uso de creatina pode levar à perda de cabelo. Mas isso é verdade?
Embora a própria creatina possa não levar diretamente à perda de cabelo, ela pode afetar os níveis de um hormônio.
Continue lendo para saber mais sobre a creatina, seus benefícios e efeitos colaterais, e o que a pesquisa diz sobre sua conexão com a perda de cabelo.
O que a pesquisa diz sobre creatina e perda de cabelo
Não há muito para indicar que a suplementação de creatina realmente cause perda de cabelo. De fato, muitas das evidências para o link são anedóticas. Isso significa que provém do testemunho ou das experiências pessoais das pessoas.
No entanto, um pequeno estudo de 2009 em jogadores de rugby em idade universitária encontrou níveis aumentados de um hormônio associado à perda de cabelo após 3 semanas de um regime de suplementação de creatina. Esse hormônio é chamado diidrotestosterona (DHT).
Níveis de creatina e di-hidrotestosterona (DHT)
DHT é um hormônio derivado de outro hormônio com o qual você pode estar familiarizado - a testosterona. DHT também é mais potente que a testosterona.
Como o DHT se relaciona com a perda de cabelo?
Os folículos capilares têm seu próprio ciclo de vida. Uma fase de crescimento capilar é seguida por uma fase de repouso, após a qual o cabelo cai.
DHT pode se ligar a receptores hormonais específicos nos folículos capilares. Isso pode levar a ciclos mais curtos de crescimento capilar, além de cabelos mais finos e mais curtos. Como há menos crescimento de pêlos, mais pêlos caem do que são substituídos.
Além disso, algumas pessoas têm uma predisposição genética para queda de cabelo. Variações em um gene chamado AR podem levar ao aumento da atividade dos receptores hormonais encontrados nos folículos capilares. Além disso, a enzima que converte testosterona em DHT pode ser mais ativa em pessoas com perda de cabelo.
Como a creatina se relaciona com a perda de cabelo?
O estudo de 2009 em jogadores de rugby usou um regime de suplemento de creatina envolvendo 7 dias de carga de creatina, durante os quais foi dado um nível mais alto do suplemento. Isto foi seguido por um período de manutenção de níveis mais baixos de creatina.
Os pesquisadores descobriram que os níveis de DHT aumentaram mais de 50% durante o período de carregamento e permaneceram 40% acima da linha de base durante o período de manutenção. Os níveis de testosterona não mudaram.
É importante observar aqui que os pesquisadores não observaram queda de cabelo nos participantes do estudo. Portanto, é improvável que a própria suplementação de creatina cause queda de cabelo.
No entanto, foi observado um aumento nos níveis de DHT. Como os níveis de DHT desempenham um papel na perda de cabelo, esse aumento pode colocá-lo em risco, principalmente se você é geneticamente predisposto à perda de cabelo.
No geral, são necessárias mais pesquisas sobre o efeito da creatina nos níveis de DHT. Mais pesquisas também devem ser realizadas para avaliar se os aumentos no DHT devido à suplementação de creatina são suficientes para promover a perda de cabelo.
O que é creatina e como funciona?
A creatina é uma fonte de energia para os músculos. É produzido naturalmente pelo fígado, pâncreas e rins. Você também pode adquirir creatina através de sua dieta, consumindo carne vermelha e peixe.
A creatina é armazenada nos músculos esqueléticos como fosfocreatina. Isso pode ser decomposto mais tarde durante a atividade física para ser usado como energia para as contrações musculares.
Quando você toma suplementos de creatina, mais creatina fica disponível em seus músculos. Devido a esse aumento nos níveis de creatina, seus músculos podem gerar mais energia.
Por esse motivo, algumas pessoas tomam creatina para aumentar sua massa muscular e melhorar o desempenho atlético. Os suplementos de creatina podem ser encontrados em uma variedade de formas, incluindo pós, líquidos e comprimidos.
Efeitos colaterais e segurança
Se você deseja usar creatina, existem alguns efeitos colaterais e preocupações de segurança em potencial que você deve estar ciente. Vamos explorar esses tópicos com mais detalhes abaixo.
Retenção de água
A creatina pode causar retenção de água, o que também pode levar ao ganho de peso temporário. Surgiram preocupações de que a retenção de água pode levar ao risco de coisas como desidratação e cãibras. No entanto, a pesquisa não apoiou essas preocupações.
Um estudo de 2003 em jogadores de futebol americano universitário descobriu que a creatina não levava a níveis aumentados de cólicas ou lesões. Além disso, uma revisão de 2009 não encontrou nenhuma evidência para apoiar que o uso de creatina afeta negativamente o equilíbrio de fluidos ou a tolerância ao calor.
Preocupações renais
Há também preocupações de que a creatina possa danificar os rins. Uma revisão de 2018 descobriu que a creatina não teve efeitos negativos na função renal em indivíduos saudáveis. No entanto, se você tiver problemas renais subjacentes, evite tomar suplementos de creatina.
Seguro para adultos
Comparada a outros suplementos, a creatina tem sido extensivamente estudada em relação aos benefícios ergogênicos. Ao tomar doses apropriadas, a creatina é segura, de acordo com a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva.
Além disso, em uma declaração de posição de 2017, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva diz que o uso de creatina dentro das diretrizes adequadas é seguro, eficaz e ético.
Existem poucos estudos avaliando os efeitos do uso prolongado de creatina. No entanto, alguns estudos mais antigos (em 2001 e 2003) em atletas indicaram que o uso a longo prazo de creatina não leva a efeitos adversos à saúde.
Tenha cuidado para adolescentes
Deve-se ter cuidado ao considerar o uso de creatina por adolescentes.Isso ocorre porque os estudos sobre a segurança da suplementação de creatina em adolescentes saudáveis são limitados.
Se você deseja começar a usar creatina como suplemento, mas tiver dúvidas ou preocupações, fale primeiro com seu médico.
Quando consultar um médico
Como discutido acima, a suplementação de creatina não leva diretamente à perda de cabelo. Mas se estiver com perda de cabelo, marque uma consulta com seu médico.
Além disso, você deve consultar seu médico se sentir uma queda repentina e irregular dos cabelos ou perder grandes quantidades de cabelo ao escovar ou lavar.
Muitas causas de perda de cabelo são tratáveis. O seu médico trabalhará em estreita colaboração com você para diagnosticar a causa da sua perda de cabelo e recomendar um tratamento adequado para você.
O takeaway
Pesquisas não demonstraram que a creatina causa diretamente a perda de cabelo, mas são necessárias mais pesquisas nessa área. Um estudo de 2009 descobriu que a suplementação de creatina está associada ao aumento de um hormônio chamado DHT, que pode contribuir para a perda de cabelo.
No geral, de acordo com as evidências atuais disponíveis, a creatina é segura para uso como complemento para a maioria dos adultos. No entanto, como pode levar a aumentos nos níveis de DHT, convém evitar o uso de creatina ou conversar com seu médico antes de usá-lo, se você estiver predisposto a perda de cabelo.