É normal chorar depois do sexo?
Contente
Ok, sexo é incrível (olá, cérebro, corpo e benefícios para aumentar o vínculo!). Mas ser atingido pelo blues - em vez de euforia - depois de sua sessão no quarto é tudo menos isso.
Embora algumas sessões de sexo possam ser tão boas que fazem você chorar (sabe-se que o fluxo de oxitocina que inunda seu cérebro após o orgasmo causa algumas lágrimas de felicidade), há outro motivo para chorar depois do sexo:disforia pós-coito (PCD), ou a sensação de ansiedade, depressão, choro e até agressão (não do tipo que você quer na cama) que algumas mulheres experimentam logo após o sexo. Às vezes, o PCD é chamado de pós-coitotristesse(Francês paratristeza), de acordo com a International Society for Sexual Medicine (ISSM).
Quão comum é chorar depois do sexo?
De acordo com uma pesquisa com 230 universitárias publicada em Medicina Sexual, 46 por cento experimentaram o fenômeno deprimente. Cinco por cento das pessoas no estudo tinham experimentado isso algumas vezes no mês anterior.
Curiosamente, os homens choram depois do sexo também: um estudo de 2018 com cerca de 1.200 homens descobriu que uma taxa semelhante de homens experimenta PCD e chora depois do sexo também. Quarenta e um por cento relataram ter experimentado PCD em sua vida e 20 por cento relataram experimentá-lo no último mês. (Relacionado: É ruim para sua saúde tentar não chorar?)
Mas porque as pessoas choram depois do sexo?
Não se preocupe, um choro pós-coito nem sempre tem muito a ver com a força do seu relacionamento, o nível de intimidade entre você e seu parceiro ou a qualidade do sexo. (Relacionado: Como obter mais prazer em qualquer posição sexual)
"Nossa hipótese se relaciona ao senso de identidade e ao fato de que a intimidade sexual pode envolver a perda de sua percepção de identidade", diz Robert Schweitzer, Ph.D., e o principal autor do Medicina Sexual estude. Como o sexo é um território emocionalmente carregado, não importa como você encara sua vida amorosa, o mero ato sexual tende a afetar a maneira como você se vê, para melhor ou para pior. Para pessoas com um senso sólido de quem são e o que desejam (tanto no quarto quanto na vida), os autores do estudo acham que o PCD é menos provável. "Para uma pessoa com um senso de identidade muito frágil, pode ser mais problemático", diz Schweitzer.
Schweitzer diz que é possível que haja um componente genético no PCD também - os pesquisadores notaram uma semelhança entre gêmeos lutando contra o blues pós-sexo (se um dos gêmeos experimentou, o outro provavelmente também). Porém, mais pesquisas são necessárias para testar essa ideia.
O ISSM também cita o seguinte como motivos potenciais para chorar após o sexo:
- É possível que a experiência de se relacionar com um parceiro durante o sexo seja tão intensa que quebrar o vínculo desencadeie tristeza.
- A resposta emocional pode, de alguma forma, estar ligada ao abuso sexual ocorrido no passado.
- Em alguns casos, pode realmente ser um sinal de problemas de relacionamento subjacentes.
Por enquanto, se você está sofrendo, o primeiro passo pode ser identificar as áreas de sua vida que podem fazer com que você se sinta ainda mais estressado ou inseguro, diz Schweitzer. (Dica profissional: ouça o conselho dessas senhoras superconfiantes para banir qualquer problema de autoestima oculto.) Se você costuma chorar depois do sexo e isso está incomodando você, pode ser uma boa ideia consultar um conselheiro, médico, ou terapeuta sexual.
O resultado final, entretanto? Não é absolutamente loucura chorar depois do sexo. (É uma das 19 coisas estranhas que podem fazer você chorar.)