Dactilite e PSA: Entendendo o link e como tratá-lo
Contente
- O que causa isso
- Como é a dactilite
- Como os médicos diagnosticam a dactilite
- O que isso significa para a PsA
- Como tratá-lo
- O takeaway
Dactilite é um inchaço doloroso dos dedos das mãos e dos pés. O nome vem da palavra grega "dactylos", que significa "dedo".
A dactilite é um dos sintomas reveladores da artrite psoriática (APS). Ele ganhou o apelido de "dígitos de salsicha" por causa do inchaço nos dedos das mãos e dos pés afetados.
Até metade das pessoas com PSA terão dactilite. Em algumas pessoas, é o primeiro sintoma - e pode ser o único sintoma por muitos meses ou anos. Em alguns casos, a dactilite pode ajudar os médicos a diagnosticar o PSA.
A dactilite também afeta algumas pessoas com gota, tuberculose, sarcoidose e sífilis. O inchaço parece diferente nessas outras condições.
A dactilite também pode ser um sinal de PSA mais grave e mais danos nas articulações. Se você notar inchaço nos dedos das mãos ou pés, marque uma consulta com o médico que trata o seu PSA.
O que causa isso
Os médicos não sabem exatamente o que causa a dactilite, mas os achados clínicos de inchaço e inflamação das bainhas dos tendões são apoiados por exames de ressonância magnética e achados de ultrassom compatíveis com tenossinovite flexora.
O inchaço decorre de inflamação descontrolada em todo o dedo ou dedo do pé afetado. Afeta muitas estruturas dentro dos dedos das mãos e dos pés, incluindo os tendões, ligamentos e tecidos que revestem os espaços articulares (sinóvia).
Os genes podem desempenhar um papel na causa da dactilite. Quando os pesquisadores analisaram os diferentes genes ligados ao PSA, eles encontraram um em comum entre as pessoas com dactilite. Pessoas com outras variações genéticas tinham PSA mais suave e não tinham dactilite.
Não está claro por que isso afeta pessoas com PSA, mas não outros tipos de artrite, como osteoartrite e artrite reumatóide.
Como é a dactilite
A dactilite envolve as pequenas articulações dos dedos das mãos e dos pés e as áreas onde os tendões e ligamentos se inserem no osso ficam inflamadas. Essa inflamação produz inchaço por todo o dedo.
Os dedos ou dedos dos pés inchados podem ser sensíveis ou dolorosos e, às vezes, vermelhos e quentes ao toque. Nos dedos, a dor costuma percorrer os tendões flexores - os cordões de tecido que conectam os músculos do braço aos ossos do polegar e dos dedos.
O inchaço na dactilite é assimétrico, o que significa que afeta diferentes dedos das mãos e dos pés em um lado do corpo e no outro. Afeta os dedos dos pés com mais frequência do que os dedos.
Freqüentemente, dois ou mais dedos das mãos e pés estão inchados de uma só vez. O segundo dedo do pé ou dedo é mais frequentemente afetado. Às vezes, o inchaço se estende até a palma ou o dorso da mão.
Quando os dedos dos pés ou dos dedos estão inchados, pode ser difícil dobrá-los. Essa falta de flexibilidade pode dificultar a execução das tarefas diárias. O inchaço pode aumentar, fazendo com que os dedos das mãos ou dos pés fiquem tensos, como se a pele estivesse sendo esticada.
Como os médicos diagnosticam a dactilite
Para descobrir se você tem essa condição, seu médico medirá o inchaço nos dedos das mãos e dos pés. O seu médico também comprime os dígitos afetados e pergunta o quanto dói.
Uma ultra-sonografia ou ressonância magnética pode mostrar se o inchaço é causado por dactilite ou por outra causa, como um espessamento do tendão ou acúmulo de líquido no dígito. Esses testes também mostram quão bem você está respondendo ao tratamento.
O que isso significa para a PsA
Dactilite é mais do que apenas um sintoma da APE. É também um marcador da gravidade da doença. Tende a haver mais danos nas articulações com dactilite do que nas articulações sem ela.
Se você já está em tratamento com PSA e tem dactilite, isso pode significar que o medicamento em que você está tomando não controla muito bem sua doença.
Ter dactilite também pode alertar sobre problemas cardíacos à frente. Um estudo de 2016 descobriu que, para cada dedo ou dedo do pé com dactilite, o risco de um futuro ataque cardíaco, derrame ou morte por um evento cardiovascular aumentou 20%.
Como tratá-lo
A maioria das pessoas com PSA recebeu medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Injeções de corticosteróides também foram usadas para tratar essa condição.
O próximo tratamento direcionado que os médicos tentam é um medicamento anti-reumático modificador da doença (DMARD). No entanto, estudos recentes mostraram que drogas biológicas como inibidores do TNF podem ser mais eficazes no tratamento da dactilite.
Os medicamentos biológicos incluem:
- adalimumabe (Humira)
- etanercept (Enbrel)
- infliximabe (Remicade)
- ustekinumabe (Stelara)
Junto com a medicação, você pode tentar remédios caseiros:
- Segure uma bolsa de gelo nos dedos afetados ou mergulhe as mãos em água fria para diminuir o inchaço
- Faça exercícios para manter os dedos flexíveis. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios eficazes para a APE e a dactilite.
- Pergunte ao seu médico se você deve tentar um analgésico.
- Use luvas de compressão, que apoiam os dedos e ajudam a controlar o inchaço, a dor e a rigidez.
O takeaway
A dactilite é um sinal comum de APE e, às vezes, pode levar os médicos ao diagnóstico correto. Esse inchaço nos dedos das mãos e pés não é apenas um sintoma doloroso do PSA. Ele também pode alertar sobre danos articulares graves, incapacidade futura e até problemas cardíacos à frente.
É importante informar o seu médico que trata seu PSA imediatamente se você desenvolver esse sintoma. Eles provavelmente precisarão monitorar você mais de perto para manter seu PSA sob controle.
Alguns tratamentos que você já toma para gerenciar seu PSA podem ajudar a diminuir o inchaço nos dedos das mãos e dos pés. A adesão ao seu plano de tratamento ajudará a garantir que a dactilite não se torne um problema a longo prazo.