Diabetes - Tratamento
Contente
Com o tempo, níveis elevados de glicose no sangue, também chamados de açúcar no sangue, podem causar problemas de saúde. Esses problemas incluem doenças cardíacas, ataques cardíacos, derrames, doenças renais, danos aos nervos, problemas digestivos, doenças oculares e problemas de dente e gengiva. Você pode ajudar a prevenir problemas de saúde, mantendo seus níveis de glicose no sangue dentro da meta.
Todos com diabetes precisam escolher os alimentos com sabedoria e ser fisicamente ativos. Se você não consegue atingir seus níveis-alvo de glicose no sangue com escolhas alimentares sábias e atividade física, pode precisar de medicação. O tipo de medicamento que você toma depende do seu tipo de diabetes, de sua rotina e de outras condições de saúde.
Os medicamentos para diabetes ajudam a manter a glicose no sangue dentro dos limites desejados. O intervalo-alvo é sugerido por especialistas em diabetes e seu médico ou educador em diabetes. O tratamento para o diabetes tipo 1 inclui tomar injeções de insulina ou usar uma bomba de insulina, fazer escolhas alimentares sensatas, fazer exercícios regularmente, controlar a pressão arterial e o colesterol e tomar aspirina diariamente - para alguns.
O tratamento inclui tomar medicamentos para diabetes, fazer escolhas alimentares sensatas, praticar exercícios regularmente, controlar a pressão arterial e o colesterol e tomar aspirina diariamente - para alguns.
Alvos recomendados para os níveis de glicose no sangue
Os níveis de glicose no sangue aumentam e diminuem durante o dia e a noite em pessoas com diabetes. Níveis elevados de glicose no sangue ao longo do tempo podem resultar em doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Níveis baixos de glicose no sangue podem fazer você se sentir trêmulo ou desmaiar. Mas você pode aprender como garantir que seus níveis de glicose no sangue permaneçam dentro da meta - nem muito altos nem muito baixos.
O National Diabetes Education Program usa metas de glicose no sangue estabelecidas pela American Diabetes Association (ADA) para a maioria das pessoas com diabetes. Para saber seus números diários de glicose no sangue, você verificará seus níveis de glicose no sangue por conta própria, usando um medidor de glicose no sangue. Alvo níveis de glicose no sangue para a maioria das pessoas com diabetes: Antes das refeições 70 a 130 mg / dL; uma a duas horas após o início de uma refeição, menos de 180 mg / dL.
Além disso, você deve pedir ao seu médico um exame de sangue denominado A1C pelo menos duas vezes por ano. O A1C fornecerá a média de glicose no sangue dos últimos 3 meses e deve ser inferior a 7%. Pergunte ao seu médico o que é certo para você.
Os resultados de seu teste A1C e suas verificações diárias de glicose no sangue podem ajudar você e seu médico a tomar decisões sobre seus medicamentos para diabetes, escolhas alimentares e atividade física.
Tipos de medicamentos para diabetes
Insulina
Se o seu corpo não produzir mais insulina suficiente, você precisará tomá-la. A insulina é usada para todos os tipos de diabetes. Ele ajuda a manter os níveis de glicose no sangue dentro da meta, movendo a glicose do sangue para as células do corpo. Em seguida, suas células usam glicose para obter energia. Em pessoas que não têm diabetes, o corpo produz a quantidade certa de insulina por conta própria. Mas quando você tem diabetes, você e seu médico devem decidir a quantidade de insulina de que você precisa durante o dia e a noite e qual a melhor maneira de tomá-la.
- Injeções. Isso envolve aplicar injeções em si mesmo usando uma agulha e uma seringa. A seringa é um tubo oco com um êmbolo que você preenche com a sua dose de insulina. Algumas pessoas usam uma caneta de insulina, que tem uma agulha na ponta.
- Bomba de insulina. Uma bomba de insulina é uma pequena máquina do tamanho de um telefone celular, usada fora do corpo em um cinto ou em um bolso ou bolsa. A bomba se conecta a um pequeno tubo de plástico e uma agulha muito pequena. A agulha é inserida sob a pele, onde permanece por vários dias. A insulina é bombeada da máquina através do tubo para o corpo.
- Injetor a jato de insulina. O injetor a jato, que parece uma caneta grande, envia um spray fino de insulina através da pele com ar de alta pressão em vez de uma agulha.
Algumas pessoas com diabetes que usam insulina precisam tomá-la duas, três ou quatro vezes ao dia para atingir suas metas de glicose no sangue. Outros podem tirar uma única foto. Cada tipo de insulina atua em uma velocidade diferente. Por exemplo, a insulina de ação rápida começa a funcionar logo após você tomá-la. A insulina de ação prolongada funciona por muitas horas. A maioria das pessoas precisa de dois ou mais tipos de insulina para atingir suas metas de glicose no sangue.
Os possíveis efeitos colaterais incluem: baixo nível de glicose no sangue e ganho de peso.
Pílulas para diabetes
Junto com o planejamento das refeições e a atividade física, os comprimidos para diabetes ajudam as pessoas com diabetes tipo 2 ou diabetes gestacional a manter os níveis de glicose no sangue adequados. Vários tipos de pílulas estão disponíveis. Cada um funciona de uma maneira diferente. Muitas pessoas tomam dois ou três tipos de pílulas. Algumas pessoas tomam comprimidos combinados que contêm dois tipos de medicamentos para diabetes em um comprimido. Algumas pessoas tomam comprimidos e insulina.
Se o seu médico sugerir que você tome insulina ou outro medicamento injetável, isso não significa que seu diabetes está piorando. Em vez disso, significa que você precisa de insulina ou outro tipo de medicamento para atingir suas metas de glicose no sangue. Todos são diferentes. O que funciona melhor para você depende de sua rotina diária normal, hábitos alimentares e atividades e outras condições de saúde.
Injeções diferentes de insulina
Além da insulina, dois outros tipos de medicamentos injetáveis já estão disponíveis. Ambos trabalham com insulina - seja do próprio corpo ou injetada - para ajudar a evitar que a glicose no sangue suba muito depois de comer. Nenhum deles é um substituto para a insulina.