Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Emisión de Noticias Uno - 15 de abril de 2022
Vídeo: Emisión de Noticias Uno - 15 de abril de 2022

Contente

O que é um exame de pé diabético?

Pessoas com diabetes correm maior risco de uma variedade de problemas de saúde nos pés. Um exame de pé diabético verifica as pessoas com diabetes para esses problemas, que incluem infecção, lesão e anomalias ósseas. Lesões nervosas, conhecidas como neuropatia, e má circulação (fluxo sanguíneo) são as causas mais comuns de problemas nos pés diabéticos.

A neuropatia pode fazer seus pés ficarem dormentes ou formigando. Também pode causar perda de sensibilidade nos pés. Portanto, se você tiver uma lesão no pé, como um calo ou bolha, ou mesmo uma ferida profunda conhecida como úlcera, talvez nem saiba.

A má circulação no pé pode dificultar o combate a infecções nos pés e a cura de lesões. Se você tem diabetes e tem uma úlcera no pé ou outra lesão, seu corpo pode não ser capaz de curar com rapidez suficiente. Isso pode levar a uma infecção, que pode rapidamente se tornar séria. Se uma infecção no pé não for tratada imediatamente, pode se tornar tão perigosa que seu pé pode precisar ser amputado para salvar sua vida.


Felizmente, exames regulares do pé diabético, bem como cuidados domiciliares, podem ajudar a prevenir problemas graves de saúde nos pés.

Outros nomes: exame abrangente do pé

Para que isso é usado?

Um exame de pé diabético é usado para verificar se há problemas de saúde nos pés de pessoas com diabetes. Quando úlceras ou outros problemas nos pés são detectados e tratados precocemente, pode prevenir complicações graves.

Por que preciso fazer um exame de pé diabético?

Pessoas com diabetes devem fazer um exame do pé diabético pelo menos uma vez por ano. Você pode precisar de um exame com mais frequência se seus pés apresentarem algum dos seguintes sintomas:

  • Formigamento
  • Dormência
  • Dor
  • Sensação de queimadura
  • Inchaço
  • Dor e dificuldade ao caminhar

Você deve ligar para o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas, que são sinais de uma infecção grave:

  • Uma bolha, corte ou outra lesão no pé que não começa a cicatrizar após alguns dias
  • Uma lesão no pé que esquenta quando você a toca
  • Vermelhidão ao redor de uma lesão no pé
  • Um calo com sangue seco dentro
  • Um ferimento preto e fedorento. Isso é um sinal de gangrena, a morte do tecido corporal. Se não for tratada prontamente, a gangrena pode levar à amputação do pé ou até à morte.

O que acontece durante o exame do pé diabético?

Um exame de pé diabético pode ser feito por seu prestador de cuidados primários e / ou um pedicuro, conhecido como podólogo. Um médico de pés é especialista em manter os pés saudáveis ​​e tratar doenças dos pés. O exame geralmente inclui o seguinte:


Avaliação geral. Seu provedor irá:

  • Faça perguntas sobre seu histórico de saúde e quaisquer problemas anteriores que você teve com seus pés.
  • Verifique se os seus sapatos estão bem ajustados e faça perguntas sobre os outros calçados. Sapatos que não caem bem ou são desconfortáveis ​​de outra forma podem causar bolhas, calosidades e úlceras.

Avaliação dermatológica. Seu provedor irá:

  • Procure vários problemas de pele, incluindo secura, rachaduras, calosidades, bolhas e úlceras.
  • Verifique as unhas dos pés para ver se há rachaduras ou infecção fúngica.
  • Verifique entre os dedos dos pés se há sinais de infecção fúngica.

Avaliações neurológicas. Esta é uma série de testes que incluem:

  • Teste de monofilamento. Seu provedor irá escovar uma fibra de náilon macia chamada monofilamento sobre seu pé e dedos dos pés para testar a sensibilidade do seu pé ao toque.
  • Teste de diapasão e testes de percepção visual (VPT). Seu provedor colocará um diapasão ou outro dispositivo contra seu pé e dedos dos pés para ver se você pode sentir a vibração que ele produz.
  • Teste de picada. O profissional cutucará delicadamente a planta do seu pé com um pequeno alfinete para ver se você consegue senti-lo.
  • Reflexos do tornozelo. Seu profissional de saúde verificará os reflexos do tornozelo batendo em seu pé com um pequeno martelo. Isso é semelhante a um teste que você pode fazer em um exame físico anual, no qual o seu profissional de saúde bate logo abaixo do joelho para verificar seus reflexos.

Avaliação musculoesquelética. Seu provedor irá:


  • Procure anormalidades na forma e na estrutura do pé.

Avaliação vascular. Se você tiver sintomas de má circulação, seu provedor pode:

  • Use um tipo de tecnologia de imagem chamada ultrassom Doppler para ver como o sangue está fluindo em seu pé.

Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?

Você não precisa de nenhum preparo especial para um exame de pé diabético.

Existem riscos para o teste?

Não há riscos conhecidos em fazer um exame do pé diabético.

o que os resultados significam?

Se for encontrado um problema, seu pediatra ou outro profissional provavelmente recomendará testes mais frequentes. Outros tratamentos podem incluir:

  • Antibióticos para tratar infecções nos pés
  • Cirurgia para ajudar nas deformidades ósseas

Não existe tratamento para danos nos nervos do pé, mas existem tratamentos que podem aliviar a dor e melhorar a função. Esses incluem:

  • Medicamento
  • Cremes para a pele
  • Fisioterapia para ajudar no equilíbrio e força

Se você tiver dúvidas sobre os resultados, converse com seu médico.

Preciso saber mais alguma coisa sobre o exame do pé diabético?

Problemas nos pés são um risco sério para as pessoas com diabetes. Mas você pode ajudar a manter seus pés saudáveis ​​se:

  • Cuide do seu diabetes Trabalhe com seu médico para manter o açúcar no sangue em um nível saudável.
  • Faça exames regulares ao pé diabético. Você deve fazer exames nos pés pelo menos uma vez por ano e com mais frequência se você ou o seu provedor encontrarem algum problema.
  • Verifique seus pés todos os dias. Isso pode ajudá-lo a encontrar e resolver os problemas mais cedo, antes que piorem. Procure feridas, úlceras, rachaduras nas unhas e outras alterações nos pés.
  • Lave os pés todos os dias. Use água morna e sabão neutro. Seque bem.
  • Use sapatos e meias o tempo todo. Certifique-se de que seus sapatos são confortáveis ​​e se encaixam bem.
  • Apare as unhas dos pés regularmente. Corte em linha reta na unha e suavemente alise as bordas com uma lima de unha.
  • Proteja seus pés do excesso de calor e frio. Use sapatos em superfícies quentes. Não use almofadas térmicas ou garrafas quentes em seus pés. Antes de colocar os pés na água quente, teste a temperatura com as mãos. Por causa da sensação reduzida, você pode queimar os pés sem saber. Para proteger os pés do frio, não ande descalço, use meias na cama e, no inverno, use botas forradas à prova d'água.
  • Mantenha o sangue fluindo para seus pés. Coloque os pés para cima ao sentar. Mexa os dedos dos pés por alguns minutos, duas ou três vezes ao dia. Mantenha-se ativo, mas escolha atividades que sejam fáceis para os pés, como nadar ou andar de bicicleta. Converse com seu provedor antes de iniciar um programa de exercícios.
  • Não fume. Fumar reduz o fluxo sanguíneo para os pés e pode fazer com que as feridas cicatrizem lentamente. Muitos diabéticos que fumam precisam de amputações.

Referências

  1. American Diabetes Association [Internet]. Arlington (VA): American Diabetes Association; c1995–2019. Cuidados com os pés; [atualizado em 10 de outubro de 2014; citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/foot-complications/foot-care.html
  2. American Diabetes Association [Internet]. Arlington (VA): American Diabetes Association; c1995–2019. Complicações nos pés; [atualizado em 19 de novembro de 2018; citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/foot-complications
  3. Beaver Valley Foot Clinic [Internet]. Podiatra Near Me Pittsburgh Foot Doctor Pittsburgh PA; c2019. Glossário: Beaver Valley Foot Clinic; [citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://bvfootclinic.com/glossary
  4. Boulton, AJM, Armstrong DG, Albert SF, Frykberg, RG, Hellman R, Kirkman MS, Lavery LA, LeMaster, JW, Mills JL, Mueller MJ, Sheehan P, Wukich DK. Exame abrangente do pé e avaliação de risco. Diabetes Care [Internet]. Agosto de 2008 [citado em 12 de março de 2019]; 31 (8): 1679–1685. Disponível em: http://care.diabetesjournals.org/content/31/8/1679
  5. Country Foot Care [Internet]. Cuidados com os pés no país; 2019. Glossário de termos de podologia; [citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://countryfootcare.com/library/general/glossary-of-podiatry-terms
  6. FDA: US Food and Drug Administration [Internet]. Silver Spring (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; FDA permite a comercialização de dispositivo para tratar úlceras de pé diabético; 28 de dezembro de 2017 [citado em 24 de julho de 2020]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-permits-marketing-device-treat-diabetic-foot-ulcers
  7. Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2019. Neuropatia diabética: diagnóstico e tratamento; 7 de setembro de 2018 [citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/diabetic-neuropathy/diagnosis-treatment/drc-20371587
  8. Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2019. Neuropatia diabética: sintomas e causas; 7 de setembro de 2018 [citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/diabetic-neuropathy/symptoms-causes/syc-20371580
  9. Mishra SC, Chhatbar KC, Kashikar A, Mehndiratta A. Pé diabético. BMJ [Internet]. 16 de novembro de 2017 [citado em 12 de março de 2019]; 359: j5064. Disponível em: https://www.bmj.com/content/359/bmj.j5064
  10. Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Diabetes e problemas nos pés; Janeiro de 2017 [citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 5 telas]. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/preventing-problems/foot-problems
  11. Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Neuropatia periférica; Fevereiro de 2018 [citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 6 telas]. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/preventing-problems/nerve-damage-diabetic-neuropathies/peripheral-neuropathy
  12. Centro Médico da Universidade de Rochester [Internet]. Rochester (NY): University of Rochester Medical Center; c2019. Health Encyclopedia: Special Foot Care for Diabetes; [citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=56&contentid=4029
  13. UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2019. Tratamento de problemas do pé diabético: Visão geral do tópico; [atualizado em 7 de dezembro de 2017; citado em 12 de março de 2019]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/health/topic/special/treating-diabetic-foot-problems/uq2713.html

As informações neste site não devem ser usadas como um substituto para cuidados ou conselhos médicos profissionais. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre sua saúde.

Posts Populares

Como o câncer se espalha rapidamente

Como o câncer se espalha rapidamente

Noo corpo ão compoto por trilhõe de célula. Normalmente, a nova célula ubtituem a célula velha ou danificada à medida que morrem.À veze, o DNA de uma célula ...
Sem glúten não é apenas uma moda passageira: o que saber sobre doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia ao trigo

Sem glúten não é apenas uma moda passageira: o que saber sobre doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia ao trigo

Com a proliferação de produto em glúten e uma érie de condiçõe médica emelhante, há muita confuão obre o glúten atualmente.Agora que etá na moda ...