7 alimentos para ajudar no refluxo ácido
Contente
- Alimentos que podem ajudar a reduzir seus sintomas
- 1. Vegetais
- 2. Gengibre
- 3. Farinha de aveia
- 4. Frutas não cítricas
- 5. Carnes magras e frutos do mar
- 6. Clara de ovo
- 7. Gorduras saudáveis
- Encontrando seus gatilhos
- Alimentos desencadeadores comuns para pessoas com refluxo
- Alimentos ricos em gordura
- Tomates e frutas cítricas
- Chocolate
- Alho, cebola e alimentos picantes
- Cafeína
- hortelã
- Outras opções
- Fazendo mudanças no estilo de vida
- O que a pesquisa diz
- Quais são as perspectivas para a DRGE?
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Dieta e nutrição para DRGE
O refluxo ácido ocorre quando há refluxo ácido do estômago para o esôfago. Isso acontece com frequência, mas pode causar complicações ou sintomas incômodos, como azia.
Uma razão para isso acontecer é que o esfíncter esofágico inferior (LES) está enfraquecido ou danificado. Normalmente, o LES fecha para impedir que os alimentos do estômago subam para o esôfago.
Os alimentos que você ingere afetam a quantidade de ácido que seu estômago produz. Comer os tipos certos de alimentos é a chave para controlar o refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), uma forma crônica e grave de refluxo ácido.
Alimentos que podem ajudar a reduzir seus sintomas
Os sintomas de refluxo podem ser causados pelo contato do ácido gástrico com o esôfago, causando irritação e dor.Se você ingerir muito ácido, pode incorporar esses alimentos específicos em sua dieta para controlar os sintomas de refluxo ácido.
Nenhum desses alimentos irá curar sua condição, e sua decisão de usar esses alimentos específicos para aliviar seus sintomas deve ser baseada em suas próprias experiências com eles.
1. Vegetais
Os vegetais são naturalmente pobres em gordura e açúcar e ajudam a reduzir a acidez estomacal. Boas opções incluem feijão verde, brócolis, aspargos, couve-flor, folhas verdes, batatas e pepinos.
2. Gengibre
O gengibre tem propriedades antiinflamatórias naturais e é um tratamento natural para azia e outros problemas gastrointestinais. Você pode adicionar raiz de gengibre ralada ou fatiada a receitas ou smoothies ou beber chá de gengibre para aliviar os sintomas.
3. Farinha de aveia
A aveia é um dos favoritos no café da manhã, um grão integral e uma excelente fonte de fibra. Uma dieta rica em fibras tem sido associada a um menor risco de refluxo ácido. Outras opções de fibra incluem pães integrais e arroz integral.
4. Frutas não cítricas
Frutas não cítricas, incluindo melão, banana, maçã e pera, têm menos probabilidade de desencadear sintomas de refluxo do que frutas ácidas.
5. Carnes magras e frutos do mar
Carnes magras, como frango, peru, peixe e frutos do mar, têm baixo teor de gordura e reduzem os sintomas de refluxo ácido. Experimente grelhados, grelhados, assados ou escaldados.
6. Clara de ovo
As claras de ovo são uma boa opção. Fique longe de gemas de ovo, que são ricas em gordura e podem desencadear sintomas de refluxo.
7. Gorduras saudáveis
Fontes de gorduras saudáveis incluem abacate, nozes, linhaça, azeite, óleo de gergelim e óleo de girassol. Reduza a ingestão de gorduras saturadas e gorduras trans e substitua-as por gorduras insaturadas mais saudáveis.
Encontrando seus gatilhos
A azia é um sintoma comum de refluxo ácido e DRGE. Você pode desenvolver uma sensação de queimação no estômago ou no peito após comer uma refeição completa ou certos alimentos. A DRGE também pode causar vômito ou regurgitação quando o ácido entra no esôfago.
Outros sintomas incluem:
- tosse seca
- dor de garganta
- inchaço
- arrotos ou soluços
- dificuldade em engolir
- nó na garganta
Muitas pessoas com DRGE acham que certos alimentos desencadeiam seus sintomas. Nenhuma dieta pode prevenir todos os sintomas da DRGE, e os gatilhos alimentares são diferentes para cada pessoa.
Para identificar seus gatilhos individuais, mantenha um diário alimentar e controle o seguinte:
- quais alimentos você come
- que horas do dia você come
- quais sintomas você sente
Mantenha o diário por pelo menos uma semana. É útil monitorar seus alimentos por um período mais longo se sua dieta variar. Você pode usar o diário para identificar alimentos e bebidas específicos que afetam sua DRGE.
Além disso, os conselhos sobre dieta e nutrição apresentados aqui são um ponto de partida para planejar suas refeições. Use este guia em conjunto com seu diário alimentar e recomendações de seu médico. O objetivo é minimizar e controlar seus sintomas.
Alimentos desencadeadores comuns para pessoas com refluxo
Embora os médicos discutam quais alimentos realmente causam os sintomas de refluxo, alguns alimentos mostraram causar problemas para muitas pessoas. Para controlar seus sintomas, você pode começar eliminando os seguintes alimentos de sua dieta.
Alimentos ricos em gordura
Alimentos fritos e gordurosos podem fazer com que o LES relaxe, permitindo que mais ácido estomacal volte para o esôfago. Esses alimentos também retardam o esvaziamento do estômago.
Comer alimentos ricos em gordura aumenta o risco de sintomas de refluxo, portanto, reduzir a ingestão diária total de gordura pode ajudar.
Os alimentos a seguir têm alto teor de gordura. Evite-os ou coma-os com moderação:
- batatas fritas e rodelas de cebola
- laticínios integrais, como manteiga, leite integral, queijo normal e creme de leite
- cortes gordurosos ou fritos de boi, porco ou cordeiro
- gordura de bacon, gordura de presunto e banha
- sobremesas ou lanches, como sorvete e batata frita
- molhos cremosos, molhos e molhos cremosos para salada
- alimentos oleosos e gordurosos
Tomates e frutas cítricas
Frutas e vegetais são importantes em uma dieta saudável. Mas certas frutas podem causar ou piorar os sintomas da DRGE, especialmente frutas altamente ácidas. Se você tem refluxo ácido frequente, deve reduzir ou eliminar a ingestão dos seguintes alimentos:
- laranjas
- Toranja
- limões
- limas
- abacaxi
- tomates
- molho de tomate ou alimentos que o utilizam, como pizza e pimenta
- salsa
Chocolate
O chocolate contém um ingrediente chamado metilxantina. Foi demonstrado que ele relaxa o músculo liso no LES e aumenta o refluxo.
Alho, cebola e alimentos picantes
Alimentos picantes e picantes, como cebola e alho, desencadeiam sintomas de azia em muitas pessoas.
Esses alimentos não provocam refluxo em todos. Mas se você comer muita cebola ou alho, certifique-se de registrar cuidadosamente suas refeições em seu diário. Alguns desses alimentos, junto com alimentos picantes, podem incomodá-lo mais do que outros alimentos.
Cafeína
Pessoas com refluxo ácido podem notar seus sintomas aparecendo após o café da manhã. Isso ocorre porque a cafeína é um gatilho conhecido de refluxo ácido.
hortelã
Hortelã e produtos com aroma de menta, como goma de mascar e pastilhas de menta, também podem desencadear sintomas de refluxo ácido.
Outras opções
Embora as listas acima incluam fatores desencadeantes comuns, você pode ter intolerâncias únicas a outros alimentos. Você pode considerar a eliminação dos seguintes alimentos por três a quatro semanas para ver se os sintomas melhoram: laticínios, produtos à base de farinha, como pão e biscoitos, e proteína de soro de leite.
Fazendo mudanças no estilo de vida
Além de controlar os sintomas de refluxo com dieta e nutrição, você pode controlar os sintomas com mudanças no estilo de vida. Experimente estas dicas:
- Tome antiácidos e outros medicamentos que reduzam a produção de ácido. (O uso excessivo pode causar efeitos colaterais negativos.) Compre antiácidos aqui.
- Mantenha um peso saudável.
- Chiclete sem sabor de hortelã-pimenta ou hortelã.
- Evite o álcool.
- Pare de fumar.
- Não coma demais e coma devagar.
- Permaneça em pé por pelo menos duas horas após comer.
- Evite roupas apertadas.
- Não coma por três a quatro horas antes de ir para a cama.
- Levante a cabeceira da cama de dez a quinze centímetros para reduzir os sintomas de refluxo durante o sono.
O que a pesquisa diz
Nenhuma dieta foi comprovada para prevenir a DRGE. No entanto, certos alimentos podem aliviar os sintomas em algumas pessoas.
A pesquisa mostra que o aumento da ingestão de fibras, especificamente na forma de frutas e vegetais, pode proteger contra a DRGE. Mas os cientistas ainda não têm certeza de como a fibra evita os sintomas da DRGE.
Aumentar a fibra alimentar é geralmente uma boa ideia. Além de ajudar com os sintomas da DRGE, a fibra também reduz o risco de:
- colesterol alto
- açúcar no sangue não controlado
- hemorróidas e outros problemas intestinais
Fale com o seu médico se tiver dúvidas sobre se determinados alimentos devem fazer parte da sua dieta. Alimentos que ajudam a melhorar o refluxo ácido para uma pessoa podem ser problemáticos para outra.
Trabalhar com seu médico pode ajudá-lo a desenvolver uma dieta para controlar ou diminuir seus sintomas.
Quais são as perspectivas para a DRGE?
Pessoas com DRGE geralmente podem controlar seus sintomas com mudanças no estilo de vida e medicamentos sem receita.
Converse com seu médico se as mudanças no estilo de vida e os medicamentos não melhorarem os sintomas. Seu médico pode recomendar medicamentos prescritos ou, em casos extremos, cirurgia.