Você ainda precisa de protetor solar se for passar o dia dentro de casa?
Contente
Praticar o distanciamento social mudou muito na vida cotidiana. Tem havido um pivô coletivo para trabalhar em casa, estudar em casa e encontrar o Zoom. Mas com a mudança de sua programação típica, sua rotina de cuidados com a pele também mudou - ou seja, você ficou preguiçoso com o FPS? Nesse caso, os especialistas dizem que algumas dessas mudanças podem ter impactos inesperados. Aqui está o que você precisa saber.
Uma coisa importante: as pessoas podem ficar mais propensas a deixar de usar o protetor solar se não passarem muito tempo fora de casa. "Mas e se você passar o dia trabalhando em casa perto de uma janela?" diz Michelle Henry, M.D., dermatologista da cidade de Nova York. "Os raios UVA do sol são muito bons para penetrar no vidro." A exposição ao sol é a causa número um do envelhecimento prematuro da pele, e os raios UVA, em particular, estão ligados a manchas solares, linhas finas e rugas. Um protetor solar de amplo espectro oferecerá a proteção UVA de que você precisa. (Experimente um destes melhores protetores solares para cada tipo de pele, de acordo com os compradores da Amazon.) A boa notícia: os raios UVB, que causam queimaduras de sol e potencialmente câncer de pele, geralmente não podem passar pelas janelas.
Também existe a chance de você decidir fazer uma caminhada solo, correr ou andar de bicicleta. Contanto que esteja em conformidade com as diretrizes locais, isso é uma coisa boa! "É ótimo ver as pessoas saindo de casa para se exercitar porque esta é uma maneira fantástica de lidar com a situação - o exercício reduz o estresse e também a exposição à natureza", diz a psicóloga Sherry Pagoto, Ph.D., professora de Allied Health Sciences em a Universidade de Connecticut. "Mas agora, muitas pessoas estão fazendo isso durante o pico de luz ultravioleta, que é das 10h às 16h - um horário em que a maioria das pessoas está acostumada a ficar dentro de casa durante a semana." Acrescente a isso: agora que está esquentando lá fora, as camadas estão saindo e expondo mais a pele. Cue a queimadura de sol. Se você estiver indo para fora, certifique-se de aplicar um protetor solar de amplo espectro FPS 30 ou superior, diz o Dr. Marmur, que gosta do EltaMD UV Clear Broad Spectrum 40 (compre, $ 36, dermstore.com). Para uma opção de drogaria, experimente Neutrogena Sheer Zinc SPF 50 (compre, $ 11, target.com).
Mas há outro skin-ager interno com quem você está provavelmente entrando em contato mais do que nunca. A luz azul que faz parte do espectro de luz visível de alta energia (luz HEV) que vem da tela do computador, televisão, tablet e smartphone aumenta a inflamação na pele, diz o Dr.Henry. Isso pode causar manchas escuras e melasma, que são manchas marrons - e todos os tons de pele são suscetíveis.
Felizmente, lá é uma forma de se proteger desses raios. Opte por um protetor solar contendo o ingrediente óxido de ferro, que é bastante eficaz em bloquear o espectro de luz visível, incluindo a luz azul que vem de seus dispositivos, diz o Dr. Henry. Na verdade, um estudo descobriu que as pessoas com melasma que usaram um protetor solar que incluía óxidos de ferro viram mais desbotamento das manchas escuras em sua pele do que os pacientes que usavam um protetor solar que protegia da luz ultravioleta, mas não continha óxido de ferro. O óxido de zinco é frequentemente encontrado em filtros solares coloridos porque ajuda a criar uma tonalidade que neutraliza o temido elenco branco ou protetor solar mineral - procure um creme BB, creme CC ou tingido com o ingrediente e um FPS 30 ou superior. "Você também pode verificar se há uma fórmula que diz que oferece proteção de espectro total ou luz azul em seu rótulo", acrescenta Ellen Marmur, M.D., dermatologista da cidade de Nova York. Ela recomenda Coola Full Spectrum 360 Sun Silk Cream FPS 30 (compre, $ 42, dermstore.com). Também há óculos de luz azul que você pode usar para proteger seus olhos e protetores de tela que você pode colocar em cima de suas telas para impedir que a luz azul alcance sua pele. “Diminuir o brilho das telas do computador e do telefone ou afastar-se delas também pode fazer a diferença”, diz o Dr. Henry.
Além do FPS, os antioxidantes são uma segunda linha de defesa que vale a pena acrescentar (ou manter) em sua rotina matinal. Raios UVA, luz azul e até estresse (algo que muitos de nós estamos experimentando agora) podem criar radicais livres, que são os elétrons desemparelhados que circulam pela pele, abrindo buracos no colágeno e estimulando a hiperpigmentação. Um soro antioxidante acaba com isso. "Não pule isso", diz o Dr. Henry, que gosta do Clinique Fresh Pressed Daily Booster com Pure Vitamin C 10% (compre, $ 20, clinique.com) e La Roche Posay 10% Pure Vitamin C Serum (Compre, $ 40, dermstore.com). "Ambos são ideais para peles sensíveis, então é uma boa ideia tentar agora, quando todos queremos reduzir o risco de uma reação cutânea ruim." Se você continuar o hábito após a quarentena, sua pele vai agradecer. (Relacionado: Este protetor solar de US $ 10 dá à minha mãe um brilho direto - e Drew Barrymore também o adora)
Resumindo: vale a pena aplicar protetor solar todas as manhãs, como você sempre fez. Além disso, Pagoto diz, "restabelecer esse hábito diário pode ajudar a fornecer uma sensação de controle e previsibilidade - e isso é algo que todos nós poderíamos usar um pouco mais agora." (Relacionado: Como lidar com a solidão se você estiver isolado durante o surto de coronavírus)