Guia de discussão do médico: perguntas a fazer sobre o seu carcinoma de células renais
Contente
- 1. O que significam os resultados dos meus testes?
- 2. Onde meu câncer se espalhou?
- 3. Qual é a minha perspectiva?
- 4. Quais são as minhas opções de tratamento?
- 5. Qual tratamento você recomenda para mim?
- 6. Por que você está recomendando este tratamento? Como você espera que ajude meu câncer?
- 7. Meu tratamento causará efeitos colaterais? Como posso gerenciá-los?
- 8. Quais médicos ou outros profissionais médicos precisarei durante o tratamento?
- 9. O que posso fazer para me manter saudável durante o tratamento?
- 10. Devo considerar participar de um ensaio clínico? Qual você recomenda?
- 11. Você pode recomendar um grupo de apoio ou outro recurso para me ajudar a lidar com meu câncer e tratamento?
Obter um diagnóstico de carcinoma de células renais (CCR) pode ser assustador. Você pode não saber o que esperar ou quais tratamentos podem ajudá-lo a viver mais. É aí que entra o seu oncologista.
Um especialista em câncer pode responder a quaisquer perguntas que você tiver, ajudá-lo a entender como tratar sua doença e dizer o que você espera para avançar.
Leve esta lista de perguntas com você para o seu próximo compromisso. Aprenda o máximo que puder sobre seu câncer, para que você possa se sentir mais confiante com as decisões que toma.
1. O que significam os resultados dos meus testes?
O seu médico diagnosticará o carcinoma de células renais usando testes de imagem como tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), tomografia por emissão de pósitrons (PET) e ultra-som. Esses testes podem detectar crescimentos nos rins e em outras partes do corpo e ajudar a determinar se eles podem ser câncer.
Uma radiografia de tórax ou varredura óssea pode ser feita para ver onde seu câncer se espalhou. O seu médico também pode remover um pequeno pedaço do rim para analisar em laboratório. Este teste é chamado de biópsia.
Com base no tamanho do seu tumor e onde ele se espalhou, o seu médico atribuirá ao câncer um estágio de 1 a 4.
2. Onde meu câncer se espalhou?
Carcinoma de células renais metastático significa que seu câncer se espalhou para além do rim. Pode ter se espalhado para a glândula adrenal, para os linfonodos próximos ou para órgãos distantes. Os locais mais comuns para a propagação do câncer de rim são os pulmões, ossos e cérebro.
3. Qual é a minha perspectiva?
Sua perspectiva, ou prognóstico, é o curso que seu câncer provavelmente seguirá. Seu médico pode usar o termo prognóstico para lhe dizer quanto tempo você vive, ou as chances de seu câncer ser curado. Essa informação geralmente é baseada em estudos de pessoas que têm o mesmo diagnóstico.
Lembre-se de que sua perspectiva é apenas uma estimativa - não é definitiva. Todo mundo com câncer é diferente. Ao receber o tratamento certo, você pode melhorar significativamente suas perspectivas.
4. Quais são as minhas opções de tratamento?
O carcinoma de células renais em estágio avançado é tratado com cirurgia, imunoterapia, terapia direcionada e / ou quimioterapia.
Se o primeiro tratamento que você tentar não funcionar, seu médico poderá mudar para outro tipo de tratamento.
5. Qual tratamento você recomenda para mim?
O seu médico prescreverá um tratamento com base na extensão do seu câncer e na sua saúde.
Se o seu câncer não se espalhou muito além do rim, a cirurgia pode ser a primeira opção que você tenta.
Se o câncer se espalhou, tratamentos em todo o corpo, como terapia direcionada ou imunoterapia, poderiam ser uma escolha melhor.
6. Por que você está recomendando este tratamento? Como você espera que ajude meu câncer?
Descubra o que esperar do seu tratamento. Algumas terapias são projetadas para retardar ou interromper o crescimento do câncer. Outros podem oferecer uma cura.
O seu médico também pode recomendar tratamentos para aliviar seus sintomas. Estes são chamados de terapias paliativas.
7. Meu tratamento causará efeitos colaterais? Como posso gerenciá-los?
Cada tratamento para carcinoma de células renais tem seu próprio conjunto de possíveis efeitos colaterais. A cirurgia pode causar sangramento e infecção. A imunoterapia pode causar sintomas semelhantes aos da gripe. E a quimioterapia pode causar náusea, perda de cabelo e um risco aumentado de infecções.
Só porque um tratamento pode causar certos efeitos colaterais não significa que sim. Mas você deve saber o que esperar e quando um efeito colateral é grave o suficiente para justificar uma ligação com seu médico.
8. Quais médicos ou outros profissionais médicos precisarei durante o tratamento?
Muitos profissionais médicos diferentes tratam o carcinoma de células renais. Isso inclui oncologistas (médicos de câncer), enfermeiros, oncologistas de radiação e cirurgiões.
Descubra quem estará na sua equipe de câncer e qual deles será o responsável pelos seus cuidados.
9. O que posso fazer para me manter saudável durante o tratamento?
Cuidar bem de si mesmo durante o tratamento do câncer pode ajudar a fortalecê-lo e fazer você se sentir melhor. Tente permanecer o mais ativo possível, descanse bastante e faça refeições nutritivas.
Se for difícil comer devido ao seu câncer ou tratamento, procure orientação de um nutricionista.
10. Devo considerar participar de um ensaio clínico? Qual você recomenda?
Um ensaio clínico é uma maneira de você experimentar um novo tratamento que ainda não está disponível ao público. Pode ser uma opção se o seu tratamento contra o câncer parou de funcionar.
Às vezes, um tratamento que está sendo testado em um ensaio clínico funciona melhor do que as terapias atualmente disponíveis. A disponibilidade de ensaios clínicos está sempre mudando e cada estudo pode ter requisitos específicos de elegibilidade.
11. Você pode recomendar um grupo de apoio ou outro recurso para me ajudar a lidar com meu câncer e tratamento?
Um grupo de apoio pode ajudá-lo a lidar com o impacto emocional do seu diagnóstico, conectando-o a outras pessoas que também estão sendo tratadas para câncer de células renais.
Você pode encontrar um grupo de apoio ao câncer renal através do seu hospital ou oncologista. Você também pode obter apoio encontrando um conselheiro ou assistente social especializado em ajudar pessoas com câncer de células renais.