O álcool desidrata você?
Contente
- Por que o álcool desidrata?
- Você está bebendo com o estômago vazio
- O álcool começa a se acumular na corrente sanguínea
- O álcool é metabolizado lentamente pelo organismo
- O álcool é convertido no fígado e começa a atuar como diurético
- Os componentes do álcool são liberados do corpo
- Desidrata a pele ou os músculos?
- O que fazer se você estiver desidratado
- Como prevenir a desidratação
- A linha inferior
Sim, o álcool pode desidratar você.
O álcool é um diurético. Isso faz com que seu corpo remova líquidos do sangue através do sistema renal, que inclui os rins, os ureteres e a bexiga, a uma taxa muito mais rápida do que outros líquidos.
Se você não beber água suficiente com álcool, poderá desidratar-se rapidamente.
Então, o que você pode fazer para garantir que não tenha a dor de cabeça da ressaca causada pela desidratação? Vamos descobrir e entender um pouco por que o álcool desidrata você em primeiro lugar.
Por que o álcool desidrata?
Aqui estão algumas maneiras pelas quais o álcool afeta seu corpo e algumas razões pelas quais você pode se desidratar mais rapidamente:
Você está bebendo com o estômago vazio
Depois de tomar uma bebida, o conteúdo líquido e alcoólico da bebida passa pelo revestimento do estômago e intestino delgado na corrente sanguínea.
Se você beber com o estômago vazio, o álcool pode ser absorvido na corrente sanguínea em poucos minutos. Mas se você bebe água ou come enquanto consome álcool, pode demorar muito mais.
O álcool começa a se acumular na corrente sanguínea
Depois de entrar na corrente sanguínea, o álcool pode viajar para qualquer parte do corpo. Isso inclui seu cérebro, e é por isso que você se sente maluco e seu julgamento é prejudicado quando você está zumbido ou bêbado.
O álcool pode até entrar nos pulmões e ser liberado quando você expira. É por isso que os bafômetros costumam ser usados para verificar se alguém está dirigindo embriagado. Este teste mede a concentração de álcool no sangue (BAC) ou a quantidade de álcool no seu sangue.
O álcool é metabolizado lentamente pelo organismo
O metabolismo do seu corpo pode transformar alguns componentes do álcool em nutrientes e energia.Isso acontece a uma taxa de cerca de uma cerveja, um copo pequeno de vinho ou uma dose de licor por hora.
O álcool é convertido no fígado e começa a atuar como diurético
Quando processado por enzimas no fígado, o álcool é convertido em uma grande quantidade de acetaldeído. Esta substância comum pode se tornar tóxica em altas doses. Para quebrar essa substância e removê-la do corpo, seu fígado faz a maior parte do trabalho de transformá-la em acetato.
O álcool também reduz a quantidade de vasopressina que seu corpo produz. A vasopressina é um hormônio antidiurético. Isso faz com que o corpo segure a água, o que normalmente limita a quantidade de urina que seus rins produzem.
A ação de suprimir esse hormônio exacerba o efeito diurético e leva à desidratação.
Os componentes do álcool são liberados do corpo
O acetato e outros resíduos são removidos do corpo como dióxido de carbono e água, principalmente através dos pulmões. Embora os rins removam os resíduos, a maior parte da perda de água se deve ao efeito da vasopressina.
A água é liberada muito mais rapidamente do que o álcool é processado. Isso pode aumentar seu BAC significativamente se você não reabastecer o suprimento do seu corpo com alguns goles de água enquanto bebe.
Se você consumir mais álcool enquanto seu corpo ainda está processando suas bebidas anteriores, seu BAC pode aumentar rapidamente.
Desidrata a pele ou os músculos?
Curioso, o que está acontecendo em seu corpo quando você é desidratado por álcool? Aqui está uma breve visão geral do que está acontecendo:
- Sua pele pode desenvolver acne a partir da alteração dos níveis hormonais e do estresse oxidativo devido ao consumo de álcool, de acordo com um estudo de 2013.
- Seus músculos pode ficar rígido ou apertado e até perder massa com o consumo excessivo de álcool ao longo do tempo. Isso é conhecido como miopatia alcoólica.
- Seu fígado pode ser danificado pelo acúmulo excessivo de gordura e proteína, além de cicatrizes, que podem levar a doenças do fígado e cirrose.
- Seus rins podem ser prejudicados pela pressão alta e toxinas, à medida que processam componentes do álcool na urina.
- Seu cérebro pode perder algumas de suas principais funções cognitivas, como fazer escolhas e responder ao seu ambiente, de acordo com um estudo de 2013.
O que fazer se você estiver desidratado
Aqui estão algumas dicas científicas sobre o que fazer se você já estiver desidratado ou de ressaca por consumir muito álcool:
- Come alguma coisa. Os alimentos não apenas mantêm o açúcar no sangue alto, mas também reduzem a dor e o desconforto de uma dor de cabeça de ressaca. Opte por alimentos ricos em proteínas e ricos em vitaminas, como ovos, nozes e espinafre.
- Beba água fortificada com eletrólitos ou bebidas esportivas. Isso pode ajudá-lo a reidratar mais rapidamente do que apenas água pura.
- Tome um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE). AINEs como o ibuprofeno limitam a produção de enzimas que contribuem para enxaqueca e dores de cabeça. Portanto, tomar um AINE como ibuprofeno pode ajudar a prevenir uma dor de cabeça de ressaca.
- Exercício. Fazer exercícios leves pode aumentar seu metabolismo e ajudar seu corpo a se livrar do álcool mais rapidamente.
- Durma um pouco. Permita que seu corpo descanse.
- Não consuma álcool na manhã seguinte. Isso pode piorar a sua ressaca.
- Beba café ou chá. Isso pode ajudá-lo a acordar, mas também beba bastante água, pois ambos são diuréticos.
Como prevenir a desidratação
Antes de sair para uma noite bebendo, aqui estão algumas práticas recomendadas para evitar os efeitos da desidratação enquanto você consome álcool:
- Encha seu estômago com alimentos ricos em vitaminas. Consumir alimentos saudáveis pode ajudar a equilibrar as vitaminas que você pode perder quando bebe.
- Beba bastante água. Tome pelo menos um copo de 30 ml de água com cada cerveja de 30 ml ou 30 a 30 ml de bebida alcoólica, por exemplo. A água pode reabastecer seus líquidos e ajudá-lo a manter-se hidratado.
- Fique com bebidas de cor clara. Licores escuros e destilados, como uísque e conhaque, contêm grandes quantidades de congêneres, como taninos e acetaldeído. Os congêneres podem desidratá-lo mais rapidamente e fazer a ressaca piorar, de acordo com um estudo de 2010.
- Conheça a si mesmo. Todo mundo processa o álcool de maneira diferente, então beba no ritmo que você se sentir confortável. Se você começar a sentir tonturas, náuseas ou fraqueza, mude para a água ou consuma alimentos saudáveis.
- Vá devagar. Tome uma bebida por hora para que seu corpo tenha tempo para processar o álcool e diminuir o seu BAC.
- Limite sua ingestão diária. A Clínica Mayo sugere uma bebida por dia para mulheres de todas as idades e duas para homens com menos de 65 anos.
A linha inferior
A chave para evitar a desidratação é prestar atenção em como seu corpo responde ao álcool.
Algumas pessoas podem tolerar uma bebida ou duas, ou possivelmente mais depois de consumir comida ou água. Mas outros podem começar a sentir os efeitos do álcool após uma bebida ou menos. Muitos fatores desempenham um papel na maneira como seu corpo processa o álcool, incluindo:
- era
- gênero
- peso
- genes
Siga comportamentos de bebida que são melhores para você, não o que todo mundo está fazendo. E, acima de tudo, limitar o consumo de álcool em geral é a melhor maneira de evitar a desidratação.
Tomar algumas bebidas pode ser divertido, mas sentir-se desidratado ou de ressaca é não. Cabe a você decidir se os prazeres do álcool valem os possíveis efeitos no dia seguinte.