Biotina e controle de natalidade: é seguro?
Contente
- Como funcionam as pílulas anticoncepcionais
- O que é biotina?
- Quais são os efeitos colaterais do controle de natalidade?
- Você deve tomar biotina com pílulas anticoncepcionais?
- Decidindo qual controle de natalidade é certo para você
- The Takeaway
Alguns medicamentos e suplementos podem afetar a eficácia das pílulas anticoncepcionais e vice-versa. Continue lendo para saber se os suplementos de biotina têm um efeito adverso no controle da natalidade quando usados ao mesmo tempo.
Como funcionam as pílulas anticoncepcionais
As pílulas anticoncepcionais alteram os níveis hormonais para evitar a liberação de um óvulo do ovário ou ovulação. Os comprimidos também afetam o muco cervical, tornando mais difícil para o espermatozóide viajar em direção ao óvulo para uma fertilização potencial.
As pílulas combinadas são a forma mais comum de pílulas anticoncepcionais. Essas pílulas contêm formas sintéticas de dois hormônios produzidos naturalmente nos ovários, progesterona e estrogênio. As pílulas combinadas são tomadas três semanas sim e uma semana depois.
Cada embalagem inclui 21 comprimidos contendo hormônios e deve ser tomado uma vez ao dia por 21 dias. Sua cartela de pílulas pode ou não conter sete pílulas de placebo. Esses placebos não contêm hormônios e têm como objetivo mantê-lo no hábito diário de tomar os comprimidos.
Algumas pílulas anticoncepcionais contêm apenas progesterona. Essas pílulas só de progestógeno são chamadas de minipílulas. As minipílulas são tomadas uma vez por dia durante 28 dias. Ao tomar minipílulas, não há uma semana de folga ou uma semana de pílulas de placebo.
As pílulas anticoncepcionais são até 99% eficazes na prevenção da gravidez quando tomadas conforme as instruções. Isso significa tomar a pílula todos os dias na mesma hora, sem nunca perder uma pílula, o que é considerado o uso perfeito.
A maioria das mulheres toma a pílula com ligeira irregularidade. Isso significa que uma dose pode ser esquecida ou a pílula pode ser tomada em um horário diferente. Isso é chamado de uso típico. Se tomadas com o uso normal, as pílulas anticoncepcionais são 91 por cento eficazes.
O que é biotina?
A biotina é uma vitamina do complexo B solúvel em água. Essa vitamina ajuda o corpo a metabolizar carboidratos, gorduras e outras substâncias. Também é pensado para promover cabelos e unhas fortes. A biotina pode ser ingerida como suplemento ou encontrada em certos alimentos.
As fontes alimentares de biotina incluem:
- levedura de cerveja
- ovos cozidos
- sardinhas
- nozes, como amendoim, nozes, nozes e amêndoas
- manteigas de nozes
- soja
- leguminosas
- grãos inteiros
- bananas
- cogumelos
Os usos da biotina não são bem estudados. Embora não haja evidências suficientes para confirmar quaisquer propriedades medicinais, algumas pessoas acreditam que a biotina:
- trata a queda de cabelo estimulando o crescimento do cabelo
- trata a diabetes diminuindo o açúcar no sangue quando tomado em conjunto com outros suplementos
- trata unhas quebradiças, aumentando o nível de espessura das unhas
Você deve estar ciente das várias interações medicamentosas ao tomar biotina, mas as pílulas anticoncepcionais não são uma delas. A biotina não mostrou alterar a eficácia do controle de natalidade ou induzir quaisquer efeitos colaterais adicionais.
Os efeitos colaterais podem aumentar se você tomar biotina com medicamentos que são alterados pelo fígado. Isso pode incluir:
- clozapina (Leponex)
- ciclobenzaprina (Flexeril)
- fluvoxamina (Luvox)
- propranolol (Inderal)
- tacrina
- zileuton (Zyflo)
- zolmitriptano (Zomig)
- haloperidol (Haldol)
- imipramina (tofranil)
Tomar ácido alfa-lipóico ou vitamina B-5 (ácido pantotênico) com biotina pode afetar a absorção.
Quais são os efeitos colaterais do controle de natalidade?
Os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais são geralmente leves. Isso pode incluir:
- mudanças de humor
- mudanças no ciclo menstrual
- aumento de sangramento
- náusea
- enxaquecas
- seios macios
- ganho de peso
Os efeitos colaterais mais graves costumam ser um sinal de uma condição subjacente. Esses efeitos colaterais podem incluir:
- coágulos de sangue
- um ataque cardíaco
- pressão alta
- derrame
O risco de efeitos colaterais graves é maior se você:
- fumaça
- tem um histórico de pressão alta
- tem distúrbios de coagulação
- tem colesterol ruim
Assumir o controle de sua saúde geral parando de fumar se fumar, seguir uma dieta saudável e perder peso se estiver acima do peso pode ajudar a reduzir esses riscos.
Você deve tomar biotina com pílulas anticoncepcionais?
Você deve ter ouvido que não pode tomar vitaminas B com pílulas anticoncepcionais. É verdade que tomar pílulas anticoncepcionais pode levar à deficiência de vitamina B-6, B-12 e vitamina B-9 (ácido fólico). No entanto, não há pesquisas científicas atuais de que tomar biotina, que é a vitamina B-7, com pílulas anticoncepcionais causa problemas.
Geralmente, é recomendado que homens e mulheres com idades entre 19 e 50 anos recebam 1,3 miligramas de vitamina B-6 diariamente. Homens e mulheres com 14 anos ou mais devem ingerir 400 microgramas de folato diariamente e 2,4 microgramas de vitamina B12 diariamente. As quantidades podem precisar ser maiores se você tiver uma deficiência ou se estiver grávida ou amamentando.
A quantidade diária recomendada de biotina para homens e mulheres com 19 anos ou mais é de 30 microgramas diários.
De acordo com o Instituto Linus Pauling, a deficiência de biotina é rara. Os sintomas podem incluir:
- uma erupção escamosa nos olhos, nariz, boca e órgãos genitais
- perda de cabelo
- depressão
- letargia
- alucinações
- apreensões
- dormência e formigamento das extremidades
- ataxia, ou falta de coordenação
Tabagismo, distúrbios hereditários e gravidez têm sido associados à deficiência de biotina, mas não há nenhuma pesquisa controlada ligando a deficiência de biotina a pílulas anticoncepcionais.
Decidindo qual controle de natalidade é certo para você
As pílulas anticoncepcionais são apenas uma das muitas opções de controle de natalidade. As opções não hormonais podem incluir determinados dispositivos intrauterinos, diafragmas e preservativos.
Decidir qual opção é a certa para você é uma escolha pessoal, e seu médico é a melhor pessoa para consultar em caso de dúvidas e preocupações. Healthfinder.gov recomenda que você considere vários fatores:
- Você planeja ter filhos? Se assim for, quando?
- Você tem alguma condição médica?
- Com que frequência você faz sexo?
- Você tem múltiplos parceiros sexuais?
- Quais são os efeitos colaterais do controle de natalidade?
- O controle de natalidade protege você contra o HIV ou doenças sexualmente transmissíveis?
- Você pode pagar o controle de natalidade ou será coberto por um seguro?
As respostas a essas perguntas podem ajudá-lo a restringir suas opções de controle de natalidade.
The Takeaway
Não há nenhuma evidência que sugira que tomar biotina afeta as pílulas anticoncepcionais. No entanto, as pílulas anticoncepcionais podem esgotar os níveis de algumas outras vitaminas B, minerais e nutrientes. Comer uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e grãos integrais ajuda, mas pode não ser suficiente para compensar qualquer déficit. Se você toma pílulas anticoncepcionais, converse com seu médico sobre a ingestão de um multivitamínico ou vitamina do complexo B.