O protetor solar realmente bloqueia a produção de vitamina D?
Contente
Você sabe, todos nós sabemos, sobre a importância do protetor solar. Chegou a um ponto em que sair de casa sem as coisas parece tão subversivo quanto sair de casa totalmente nu. E se você ainda bate camas de bronzeamento? As pessoas admitem isso com a mesma risada autoconsciente e culpada que usam quando passam a fumar um cigarro ocasional. (Mau!)
A maioria das justificativas que as pessoas usam para explicar por que evitam o filtro solar não são mais válidas - ficarem melhores com um bronzeado (a tecnologia do bronzeado falso chegou até agora), o sol ajudando a secar a acne (não é verdade; evitar o sol é uma aposta melhor); O protetor solar parece tão nojento (você apenas não encontrou o FPS certo para você - confira essas 20 opções). Mas há um que ainda parece legítimo: o protetor solar bloqueia a capacidade da pele de absorver os raios que ajudam o corpo a criar uma forma utilizável de vitamina D. E há anos somos bombardeados com notícias sobre como a vitamina D é ótima. A pesquisa indicou que ajuda na perda de peso, desempenho atlético e muito mais. Mas são as vantagens tão bom que vale a pena arriscar abrir mão do FPS?
Darrell Rigel, M.D., professor clínico de dermatologia no New York University Medical Center, diz que não. “Sempre vale a pena se proteger do sol. Sabemos que há risco de câncer de pele se você tomar muito sol”, explica ele. "E sim, o protetor solar reduz a quantidade de raios UVB que chegam à sua pele, o que evita que sua pele converta a vitamina D em sua forma utilizável. Mas há uma série de outras maneiras de obter vitamina D suficiente sem se colocar em risco de câncer de pele."
A maneira mais fácil: basta tomar um suplemento de vitamina D para que você possa aplicar FPS sem nem mesmo pensar na dose de D direto que está recebendo. (Veja como escolher o melhor.) Ou coma alimentos ricos em vitamina D (como esses oito).
A verdade é, porém, você pode nem precisar aumentar sua ingestão. “Ninguém usa protetor solar perfeitamente”, diz Rigel. As pessoas vestem muito pouco ou reaplicam com pouca frequência, então é provável que você esteja sendo exposto a pelo menos algum Raios UVB, não importa o quê. “Mesmo se você estiver usando um FPS alto e reaplicando-o regularmente, você está recebendo alguns raios UVB durante as atividades do dia-a-dia, como sair do supermercado do carro e, portanto, converter um pouco de vitamina D”, acrescenta.
Resumindo: você não pode mais assar na praia sob o pretexto de "absorver um pouco de vitamina D." Ou melhor, você pode - apenas esfregar um pouco de FPS primeiro.