Câncer Duodenal
Contente
- O que é câncer duodenal?
- Sintomas de câncer duodenal
- Tipos de câncer duodenal
- Diagnosticando esta doença
- Tratamento de câncer duodenal
- Perspectivas para o câncer duodenal
O que é câncer duodenal?
O duodeno é a primeira e mais curta parte do intestino delgado. Está localizado entre o estômago e o jejuno, a próxima porção do intestino delgado. O duodeno tem a forma de uma ferradura e recebe alimentos parcialmente digeridos do estômago.
Este órgão desempenha um papel fundamental no processo digestivo. As secreções químicas e a bílis são esvaziadas no duodeno para ajudar a quebrar os alimentos que passam do estômago. É aqui que as vitaminas e outros nutrientes começam a absorver o corpo antes que os alimentos passem para o jejuno.
O câncer duodenal, embora raro, pode afetar esse processo digestivo e impedir que seu corpo absorva os minerais necessários para funcionar adequadamente.
Sintomas de câncer duodenal
O câncer duodenal é uma forma rara de câncer no trato gastrointestinal. Quando as células cancerígenas começam a se formar no duodeno, os tumores podem impedir que os alimentos passem pelo trato digestivo.
Quando os alimentos não conseguem passar pelo intestino delgado ou quando o corpo não consegue absorver as vitaminas necessárias, você pode experimentar vários sintomas:
- Cólica abdominal
- náusea
- constipação
- vômito
- refluxo ácido
- perda de peso
- fezes ensanguentadas
Na maioria dos casos, os sintomas do câncer duodenal aparecerão nos estágios mais avançados da doença, uma vez que o tumor tenha crescido o suficiente para impedir a passagem de alimentos. Nesse ponto, você pode notar uma massa abdominal.
Tipos de câncer duodenal
O câncer duodenal pode ser classificado em cinco tipos principais:
adenocarcinoma | Essa forma de câncer afeta as células glandulares responsáveis pela produção de produtos químicos digestivos, muco e outros fluidos corporais a partir de órgãos internos. |
sarcoma | Um sarcoma é um tipo de tumor maligno que se forma no osso ou nos tecidos moles do corpo, como gordura, vasos sanguíneos e músculos. |
linfoma | Este tipo de câncer ocorre no sistema imunológico. |
tumor estromal gastrointestinal | Tumores deste câncer se formam nas paredes do trato gastrointestinal (GI). |
tumores carcinóides | Os tumores desse tipo de câncer costumam se formar no sistema gastrointestinal e podem causar síndrome carcinóide. Eles também podem se espalhar para outros sites e órgãos do corpo. |
Diagnosticando esta doença
O diagnóstico do câncer duodenal pode ser difícil porque os sintomas ocorrem nos estágios posteriores da doença. Isso também pode dificultar o tratamento.
O câncer duodenal pode ser diagnosticado em cinco estágios diferentes:
estágio 0 | As células cancerígenas estão contidas nas paredes do órgão. |
estágio 1 | As células cancerígenas estão localizadas apenas no duodeno e não se espalharam para os linfonodos. |
estágio 2 | O câncer cresceu através das camadas do intestino até os tecidos conjuntivos, músculos e linfonodos. |
estágio 3 | As células cancerígenas se espalharam para órgãos próximos ou outras partes do intestino delgado. |
estágio 4 | O câncer se espalhou por todo o abdome, ossos ou órgãos mais distantes, como pulmões, fígado ou pâncreas. |
Alguns procedimentos para ajudar a detectar o câncer no intestino delgado incluem:
- testes que geram imagens detalhadas do seu trato GI, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada
- endoscopia, que envolve examinar o interior do trato GI usando um tubo flexível com uma pequena câmera acoplada
- remoção de uma pequena quantidade de tecido para análise, chamada biópsia
- andorinha de bário, que é um procedimento de raio-X que examina o trato GI superior
Tratamento de câncer duodenal
O tratamento para esse câncer raro depende muito do estágio em que foi diagnosticado. No entanto, a opção de tratamento mais comum e eficaz é a cirurgia sozinha ou acompanhada de quimioterapia, radiação ou ambas.
Os médicos tentarão remover tumores no duodeno para permitir a passagem de alimentos do estômago. Outra opção cirúrgica é o procedimento Whipple, que remove o duodeno, a vesícula biliar e uma porção do pâncreas.
Uma alternativa à cirurgia é a quimioterapia para destruir células cancerígenas malignas. No entanto, este método de tratamento pode causar vários efeitos colaterais, incluindo:
- perda de cabelo
- náusea
- vômito
- fadiga
- perda de peso
Algumas pessoas optam por participar de tratamentos mais holísticos, geralmente incorporando remédios e ervas em sua rotina diária. Alguns remédios à base de plantas podem ajudar a minimizar tumores cancerígenos e melhorar os sintomas desconfortáveis. Converse com seu médico se você quiser tentar usar esses tratamentos. Eles podem ter sugestões para tentar ou preocupações sobre reações que podem ocorrer com os medicamentos que você está tomando.
Perspectivas para o câncer duodenal
O câncer duodenal afeta a primeira parte do intestino delgado. Pode ser fatal se não tratada. Por ser tão raro, ainda estão sendo feitas pesquisas para encontrar tratamentos mais eficazes e maneiras de detectar o câncer mais cedo.
O câncer duodenal pode ser difícil de tratar porque os sintomas ocorrem mais tarde na doença. Se sua família tem histórico de câncer ou se você começa a sentir sintomas irregulares, visite seu médico. A detecção precoce pode oferecer a melhor oportunidade para tratar e eliminar o câncer.