Os efeitos da epilepsia no corpo

Contente
- Sistema cardiovascular
- Sistema reprodutivo
- Sistema respiratório
- Sistema nervoso
- Sistema muscular
- Sistema esqueletico
- Sistema digestivo
A epilepsia é uma condição que causa convulsões - falhas temporárias na atividade elétrica do cérebro. Essas interrupções elétricas podem causar uma série de sintomas. Algumas pessoas olham para o espaço, algumas fazem movimentos bruscos, enquanto outras perdem a consciência.
Os médicos não sabem o que causa a epilepsia. Em alguns casos, genes, doenças cerebrais como tumores ou derrames e ferimentos na cabeça podem estar envolvidos. Como a epilepsia é um distúrbio cerebral, ela pode afetar muitos sistemas diferentes em todo o corpo.
A epilepsia pode resultar de mudanças no desenvolvimento do cérebro, fiação ou produtos químicos. Os médicos não sabem exatamente o que causa isso, mas pode começar após uma doença ou dano ao cérebro. A doença interrompe a atividade das células cerebrais chamadas neurônios, que normalmente transmitem mensagens na forma de impulsos elétricos. Uma interrupção desses impulsos leva a convulsões.
Existem muitos tipos diferentes de epilepsia e diferentes tipos de convulsões. Algumas convulsões são inofensivas e quase imperceptíveis. Outros podem ser fatais. Como a epilepsia interrompe a atividade cerebral, seus efeitos podem se espalhar e afetar quase todas as partes do corpo.
Sistema cardiovascular
As convulsões podem interromper o ritmo normal do coração, fazendo com que o coração bata muito devagar, muito rápido ou de forma irregular. Isso é chamado de arritmia. Um batimento cardíaco irregular pode ser muito sério e potencialmente fatal. Os especialistas acreditam que alguns casos de morte súbita e inesperada em epilepsia (SUDEP) são causados por uma interrupção no ritmo cardíaco.
Problemas com vasos sanguíneos no cérebro podem causar epilepsia. O cérebro precisa de sangue rico em oxigênio para funcionar corretamente. Danos aos vasos sanguíneos do cérebro, como um derrame ou hemorragia, podem desencadear convulsões.
Sistema reprodutivo
Embora a maioria das pessoas com epilepsia possa ter filhos, a condição causa alterações hormonais que podem interferir na reprodução em homens e mulheres. Os problemas reprodutivos ocorrem em pessoas com epilepsia do que naquelas sem o distúrbio.
A epilepsia pode interromper o ciclo menstrual de uma mulher, tornando seus períodos irregulares ou interrompendo-os completamente. A doença do ovário policístico (PCOD) - uma causa comum de infertilidade - é mais comum em mulheres com epilepsia. A epilepsia e seus medicamentos também podem diminuir o desejo sexual da mulher.
Cerca de 40% dos homens com epilepsia têm baixos níveis de testosterona, o hormônio responsável pelo desejo sexual e produção de esperma. Drogas para epilepsia podem diminuir a libido de um homem e afetar sua contagem de esperma.
A condição também pode afetar a gravidez. Algumas mulheres têm mais ataques quando estão grávidas. Ter uma convulsão pode aumentar o risco de quedas, bem como de aborto espontâneo e parto prematuro. Remédios para epilepsia podem prevenir convulsões, mas alguns desses medicamentos têm sido associados a um risco aumentado de defeitos congênitos durante a gravidez.
Sistema respiratório
O sistema nervoso autônomo regula as funções do corpo, como a respiração. As convulsões podem interromper esse sistema, fazendo com que a respiração pare temporariamente. As interrupções na respiração durante as convulsões podem levar a níveis anormalmente baixos de oxigênio e podem contribuir para a morte súbita e inesperada em epilepsia (SUDEP).
Sistema nervoso
A epilepsia é um distúrbio do sistema nervoso central, que envia mensagens de e para o cérebro e a medula espinhal para direcionar as atividades do corpo. Interrupções na atividade elétrica do sistema nervoso central desencadeiam convulsões. A epilepsia pode afetar as funções do sistema nervoso que são voluntárias (sob seu controle) e involuntárias (fora de seu controle).
O sistema nervoso autônomo regula funções que não estão sob seu controle - como respiração, batimento cardíaco e digestão. As convulsões podem causar sintomas do sistema nervoso autônomo como estes:
- palpitações cardíacas
- batimento cardíaco lento, rápido ou irregular
- pausa na respiração
- suando
- perda de consciência
Sistema muscular
Os músculos que permitem que você ande, pule e erga coisas estão sob o controle do sistema nervoso. Durante alguns tipos de convulsões, os músculos podem ficar moles ou mais tensos do que o normal.
As convulsões tônicas fazem com que os músculos se contraiam, se contraiam e se contraiam involuntariamente.
As convulsões atônicas causam uma perda repentina do tônus muscular e fraqueza.
Sistema esqueletico
A epilepsia em si não afeta os ossos, mas os medicamentos que você toma para controlá-la podem enfraquecer os ossos. A perda óssea pode causar osteoporose e aumentar o risco de fraturas - especialmente se você cair durante uma convulsão.
Sistema digestivo
As convulsões podem afetar o movimento dos alimentos através do sistema digestivo, causando sintomas como:
- dor abdominal
- nausea e vomito
- pausa na respiração
- indigestão
- perda de controle do intestino
A epilepsia pode ter efeitos em cascata em quase todos os sistemas do corpo. As convulsões - e o medo de tê-las - também podem causar sintomas emocionais como medo e ansiedade. Remédios e cirurgia podem controlar as convulsões, mas você terá os melhores resultados se começar a tomá-los o mais rápido possível após o diagnóstico.