Os efeitos do alto potássio em seu corpo
Contente
Ter muito potássio no sangue é conhecido como hipercalemia. O potássio desempenha um papel importante nos impulsos nervosos, no metabolismo e na pressão arterial.
A hipercalemia ocorre quando seu corpo não consegue filtrar o potássio extra de que não precisa. O potássio extra interfere com as células nervosas e musculares. Isso pode levar a complicações no coração e em outras áreas do corpo.
Os sintomas de potássio alto podem passar despercebidos para você. Você só descobrirá que tem hipercalemia após exames de sangue de rotina. Seu médico pode monitorar seu nível de potássio mais de perto do que outros minerais.
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a hipercalemia afeta seu corpo.
Sistema cardiovascular
Muito potássio no sangue pode levar a problemas cardíacos, como arritmia. Essa condição também é conhecida como batimento cardíaco irregular. Uma arritmia pode resultar em batimento cardíaco muito rápido, muito lento ou em um ritmo não uniforme.
As arritmias ocorrem porque o potássio é parte integrante do sinal elétrico que funciona no miocárdio. O miocárdio é a espessa camada de músculos do coração.
Além disso, alguns sintomas de potássio alto podem estar relacionados ao sistema cardiovascular.
Você deve procurar atendimento médico imediato se sentir:
- dores no peito
- palpitações cardíacas
- um pulso enfraquecido
- falta de ar
- colapso repentino
Estes podem ser sintomas de um aumento repentino nos níveis de potássio.
Lembre-se de que outros medicamentos que você toma para problemas cardíacos podem contribuir para o aumento de potássio. Se você tem insuficiência cardíaca, pode tomar beta-bloqueadores, inibidores da ECA ou diuréticos. Esses medicamentos podem causar hipercalemia.
Certifique-se de que seu médico verifique seus níveis de potássio regularmente se você usar esses medicamentos para evitar perder um diagnóstico de hipercalemia.
Efeitos em seus rins
O alto teor de potássio não causa problemas renais, mas geralmente está diretamente relacionado aos seus rins. Você pode ser mais suscetível a níveis elevados de potássio se tiver insuficiência renal ou outra condição renal. Isso porque seus rins devem equilibrar os níveis de potássio em seu corpo.
Seu corpo absorve potássio por meio de alimentos, bebidas e, às vezes, suplementos. Seus rins excretam o potássio restante pela urina. Mas se seus rins não estiverem funcionando como deveriam, seu corpo pode não ser capaz de remover o potássio extra.
Outros efeitos em seu corpo
O alto teor de potássio também pode causar outros sintomas e efeitos. Isso inclui:
- condições abdominais, incluindo náuseas, vômitos, diarreia e cólicas
- dormência ou formigamento nos braços, mãos, pernas ou pés
- mudanças de humor, como irritabilidade
- fraqueza muscular
Esses sintomas podem se desenvolver lentamente em seu corpo e ser tão leves que você nem mesmo os nota. Sintomas sutis podem dificultar o diagnóstico de potássio alto. É importante consultar o seu médico para exames de sangue de rotina regularmente.
O takeaway
Se você tem tendência a altos níveis de potássio, há várias maneiras de controlar a condição para evitar complicações.
Evite alimentos ricos em potássio, como vegetais de folhas verdes e frutas cítricas. Converse com seu médico ou nutricionista sobre como limitar ou evitá-los e manter sua saúde. Uma dieta com baixo teor de potássio também se concentra no tamanho das porções para se certificar de que você não está comendo mais deste mineral do que deveria.
Você também pode precisar de medicamentos para controlar seu nível de potássio, caso não consiga baixá-lo apenas com a dieta.