Autor: Eugene Taylor
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Plantão de Dúvidas da Aula 1 - 29/03 - 20h
Vídeo: Plantão de Dúvidas da Aula 1 - 29/03 - 20h

Contente

Você já conheceu alguém pela primeira vez e sentiu que os conhecia para sempre? Ou tornar-se instantaneamente atraído por outra pessoa sem estar fisicamente interessado nelas?

Nesse caso, você provavelmente experimentou a atração da atração emocional - sendo cativado pelo coração, mente ou humor de alguém, em vez de seu apelo físico.

"Muitas pessoas vão a um encontro procurando uma 'faísca'", diz a psicoterapeuta licenciada Rachel Perlstein. "A coisa complicada sobre esse sentimento é que geralmente reflete mais uma atração física ou química sexual".

A atração emocional é um tipo diferente e mais profundo de atração, ela explica, porque não apenas atrai você para alguém, mas também o mantém conectado de maneira duradoura e significativa.


E, diferentemente da atração física, muitas vezes é desenvolvido com base em coisas como os valores da outra pessoa, sua personalidade e como eles mostram que se importam.

Pode existir sem atração física?

Sim, a atração emocional e física pode ser completamente separada, explica a conselheira de saúde mental Lily Ewing.

"Você pode amar alguém por seu humor ou inteligência e nunca se interessar por ela física ou sexualmente", diz ela.

Por exemplo, talvez você admire e confie muito em um de seus colegas ou colegas de classe, mas sabe que nunca gostaria de sair com eles.Por outro lado, você pode se sentir fisicamente atraído por alguém, mas a conexão emocional nunca acontece.

Às vezes, as pessoas se sentem inicialmente atraídas pela pessoa por quem são mais atraídas fisicamente, observa Perlstein. Mas quando não há uma conexão emocional mais profunda, eles têm dificuldade em continuar o relacionamento.


É sempre romântico?

Apreciar a personalidade de alguém não significa que você tenha sentimentos românticos por ela. Por exemplo, pense nos laços que você tem com seus amigos.

Você provavelmente já experimentou a sensação de ser atraído ou atraído por uma pessoa no trabalho ou em uma reunião social mais do que outras, diz Perlstein, seja por causa do senso de humor, interesses compartilhados ou apenas pela maneira como eles fazem você se sentir validado e ouviu.

"Essa atração emocional realmente reflete essa capacidade, às vezes instantânea, de se relacionar em um nível diferente e se conectar, de se sentir compreendida e preocupada", diz ela.

Geralmente, se a atração emocional continuar, vocês dois se tornarão amigos mais próximos ou serão atraídos para o círculo social um do outro.

É sempre sexual?

A atração emocional não é necessariamente sexual, principalmente se a atração física não for um fator.


"A atração sexual aumenta à medida que vemos a atração emocional e física conectando-se a uma atração sexual mais forte", explica Ewing.

Por exemplo, você pode se sentir emocionalmente atraído por alguém, mas não é imediatamente atraído por ela fisicamente. Com o tempo, à medida que a conexão emocional se aprofunda, eles podem começar a parecer mais atraentes para você.

Para algumas pessoas (mas não todas), experimentar atração sexual não acontece sem atração emocional.

Uma pessoa que se identifica como demissexual, por exemplo, pode não se sentir sexualmente atraída por alguém, a menos que primeiro forme uma forte conexão emocional.

"Nossas mentes gostam de equilíbrio", acrescenta Ewing. "Então, se estivermos sentindo a impressão de alguém engraçado, inteligente e gentil, em breve começaremos a apreciar cada vez mais a aparência física deles. Quando ambos estão no lugar, a atração sexual começa a voar.

Quão importante é isso?

Ser aberto e vulnerável com outra pessoa e tê-la fazendo o mesmo com você é a base da intimidade, diz Carrie Krawiec, LMFT.

"É importante porque se sentir seguro, confortável, aceito e entendido como pessoa é a raiz do apego, da conexão e da intimidade", explica ela.

Se você já foi atraído por alguém principalmente por seu senso de humor, inteligência ou pela maneira como eles cuidam de crianças ou animais, diz Ewing, você sabe que a atração emocional é tão poderosa - se não mais - que um físico esculpido ou olhos hipnotizantes.

A atração emocional é "também mais importante a longo prazo de um relacionamento e pode criar uma conexão mais forte do que a atração física sozinha".

Quais são alguns sinais de atração emocional?

Às vezes, é fácil saber quando as faíscas emocionais voam. Mas outras vezes, as coisas podem ser um pouco mais confusas.

Veja alguns exemplos comuns de atração emocional e como identificá-los:

Sentindo que eles "pegam você"

Se você se sente visto e ouvido pela outra pessoa, é um sinal de que está experimentando uma conexão mais profunda. Você pode se comunicar facilmente e as coisas fluem sem esforço.

Estar com a outra pessoa é estimulante e como se ela a entendesse em outro nível.

Constantemente pensando neles

Você se vê sonhando em vê-los ou pensando sobre o que falou na noite anterior. Esteja você no trabalho ou executando tarefas, constantemente lembre-as e lembre-se da maneira como elas fazem você se sentir.

Conversas longas e noturnas

Se você estiver falando ao telefone, falando sobre coisas que vão muito além da definição de planos para o seu próximo encontro, é um bom sinal de atração emocional.

"Essas longas conversas noturnas sobre suas famílias, os sofrimentos do colegial e coisas do gênero estão cheias de experiências emocionais compartilhadas que aprofundam a conexão", diz Ewing.

Jorrando sobre suas qualidades

Você ama o senso de humor ou personalidade deles e não consegue parar de contar a outras pessoas sobre isso.

Quando você se sente emocionalmente atraído por alguém, não pode deixar de absorver essas pequenas peculiaridades ou qualidades e deseja compartilhá-las com outras pessoas.

Seus valores estão sincronizados

Eles o recebem na vida pessoal e você se sente emocionalmente compatível. Quando você compartilha visões semelhantes sobre família, trabalho e crenças fundamentais, seu vínculo se fortalece e pode se transformar em um relacionamento de longo prazo.

Você nunca fica doente um do outro

Não importa quanto tempo você gaste juntos, ele nunca envelhece. Mesmo se você estiver apenas saindo e não estiver fazendo nada emocionante, ainda sentirá uma conexão com a presença deles.

Você se sente confortável sendo vulnerável

"Sempre que você compartilha ou ouve detalhes pessoais vulneráveis, aumenta a conexão emocional e a atração", observa Ewing.

Abrir e revelar inseguranças e aspectos particulares da sua vida estabelece uma maior confiança entre você.

Existem maneiras de aprofundar uma conexão emocional?

Você tem atração física, mas quer fortalecer o lado emocional das coisas? Aqui estão algumas dicas para você começar:

Comece pequeno

"Construir intimidade é um pouco como o jogo de jogar ovos ou jogar balões de água", diz Krawiec.

A essência, ela explica, é que você começa pequeno e gentil com algumas revelações de informações pessoais, como esperanças, sonhos, medos, humilhações e lembranças felizes.

À medida que você avança e avança com segurança, não julgamento, aceitação e bondade, pode revelar informações cada vez mais profundas ou pessoais.

Não tem certeza de como começar? Nosso guia para criar intimidade pode ajudar.

Faça perguntas e realmente ouça as respostas

Não há melhor maneira de promover a atração emocional do que fazendo as perguntas certas.

Pesquisas anteriores mostraram que você pode criar proximidade e aprofundar sua compreensão de outra pessoa fazendo perguntas significativas e realmente ouvindo suas respostas.

Perguntas iniciais

Aqui estão algumas perguntas que você pode experimentar:

  • Pelo que você se sente mais grato na vida?
  • Se você pudesse acordar amanhã com apenas uma qualidade, qual seria e por quê?
  • O que você mais valoriza em uma amizade?

Esteja disposto a se auto-divulgar

Quando você conhece alguém pela primeira vez, é mais cauteloso ao compartilhar informações pessoais. Mas Perlstein recomenda ser vulnerável, aberto e honesto consigo mesmo ao tentar aprofundar sua conexão.

Construir qualquer tipo de relacionamento bem-sucedido não é apenas aprender mais sobre a outra pessoa. Também envolve compartilhar suas próprias esperanças, pensamentos, sonhos e medos.

Apresentá-los a amigos e familiares

Apresentar alguém ao seu círculo interno quando você está formando um vínculo é uma maneira importante de mostrar cuidado e respeito.

Convidá-los para uma reunião de família ou a festa de aniversário de um amigo, por exemplo, são atividades de aprofundamento de conexões que podem ajudar a aumentar a proximidade emocional.

Desfrute de experiências de alta emoção juntos

Ofereça sua atenção total em momentos compartilhados que provocam muitas emoções.

“Fazer bungee jumping, assistir a uma comédia que ri da barriga ou assistir a um casamento juntos são experiências de muita emoção, de alegria, medo e emoção que podem unir vocês”, diz Ewing.

A linha inferior

Ser fisicamente atraído por alguém é uma experiência emocionante, mas também é passageira.

Quando você passa por situações difíceis, ter fortes laços emocionais é o que ajuda a manter a longevidade em seus relacionamentos. E são essas experiências compartilhadas que, em última análise, trazem significado às nossas vidas.

Como observa Perlstein, "a atração emocional é importante porque reflete uma conexão profunda e geralmente acontece quando alguém se sente verdadeiramente visto e ouvido por alguém".

Interessante Hoje

Problemas de parto

Problemas de parto

O parto é o proce o de dar à luz um bebê. Inclui trabalho e entrega. Normalmente tudo vai bem, ma problema podem acontecer. Ele podem cau ar ri co à mãe, ao bebê ou a amb...
Doença de armazenamento de glicogênio tipo V

Doença de armazenamento de glicogênio tipo V

A doença de armazenamento de glicogênio tipo V (cinco) (G D V) é uma condição hereditária rara em que o corpo não é capaz de quebrar o glicogênio. O glicog...