Como usar óleos essenciais para a gripe
Contente
- Visão geral
- Como usar óleos essenciais para a gripe
- Benefícios
- Riscos e avisos do uso de óleos essenciais
- O que a pesquisa diz
- Outras opções de tratamento
- O que você pode fazer agora
Visão geral
Na maioria dos casos, contrair a gripe significa aumentar o autocuidado enquanto você espera a infecção continuar. Um método eficaz de autocuidado é usar óleos essenciais como uma massagem tópica ou para aromaterapia. Esses óleos fortemente perfumados podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe, principalmente limpando a passagem nasal e reduzindo as dores de cabeça. Alguns óleos podem até ter benefícios antivirais para ajudar a tratar infecções e reduzir a febre. Continue lendo para aprender como usar esses óleos e quais usar para a gripe.
Como usar óleos essenciais para a gripe
A inalação é a maneira mais benéfica de usar óleos essenciais para uma gripe. Você pode inalar os óleos essenciais, cheirando a garrafa diretamente ou adicionando algumas gotas de óleo a uma bola de algodão ou lenço. Esse método ajuda a limpar as passagens nasais para que você possa respirar melhor. Os óleos também podem ajudá-lo a dormir melhor e a se desfazer.
Você também pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais para:
- um difusor, para limpar o ar
- diluir em um óleo transportador e adicionar à água do banho fumegante
- um óleo transportador, para massagear a cabeça, pescoço ou pés
- uma tigela grande de água quente, para inalação de vapor
- compressas quentes ou frias
Benefícios
Os benefícios dependem da aplicação e do tipo de óleo. Por exemplo, os efeitos mentol e de resfriamento do óleo de hortelã-pimenta podem funcionar melhor em uma massagem no peito do que em um difusor. Nas aplicações tópicas, dilua o óleo antes de aplicá-lo à sua pele.Você pode usar uma onça de óleo transportador, como o óleo de coco, para cada poucas gotas de óleo essencial.
Óleo | Benefícios |
limão | limpa as passagens nasais e permite uma respiração constante |
lavanda | alivia o estresse, fadiga, depressão e dores de cabeça |
hortelã-pimenta | reduz tosse, sinusite e infecções na garganta |
Tomilho | tem atividade antibacteriana para ajudar a combater infecções respiratórias |
eucalipto | reduz febres e combate vírus |
óleo da árvore do chá | inibe bactérias e combate infecções |
camomila | alivia os sintomas de resfriado e gripe |
cravo (eugenol) | possui propriedades antivirais e antifúngicas para limpar superfícies ou ar |
canela | pode limpar superfícies ou ar |
alecrim | é uma maneira atóxica de limpar superfícies ou ar |
Riscos e avisos do uso de óleos essenciais
Potência: Os óleos essenciais são extremamente potentes. Evite tomar óleos essenciais por via oral. Você também não deve usar uma quantidade concentrada. Se você não diluir os óleos, eles podem irritar a pele, os olhos e os pulmões. Você pode diluir os óleos essenciais com óleos transportadores, como óleo de coco, óleo de abacate, óleo de mamona ou outros. Dilua algumas gotas de óleo essencial com uma onça de óleo transportador. Dependendo do óleo essencial, a proporção pode variar. Faça um teste de adesivo na parte interna do antebraço para verificar a sensibilidade da pele.
Qualidade: Certifique-se de comprar seus óleos essenciais de uma fonte respeitável. Eles devem enviar seus óleos em garrafas de vidro. Garrafas de plástico aumentam o risco de contaminação e diminuem a vida útil do óleo.
Gravidez: Converse com seu médico se tiver alguma dúvida sobre o uso de óleo essencial. Se você estiver grávida ou amamentando, evite usar óleos essenciais. Não há pesquisas suficientes sobre a segurança de óleos essenciais para crianças ou mulheres grávidas. Pode ser tóxico em grandes doses.
O que a pesquisa diz
Há pesquisas limitadas sobre óleos essenciais e gripe, especialmente em humanos. Alguns estudos mostram que o óleo essencial tem propriedades que podem combater vírus, aliviar os sintomas da gripe e aumentar o conforto durante a doença.
Um estudo de 2010 analisou uma mistura comercial de óleo essencial de cravo, laranja selvagem e canela. Sua aplicação reduziu as partículas virais in vitro em 90%. A mistura de óleo também diminuiu a infecção.
Uma revisão de 2014 dos óleos essenciais reconheceu os benefícios de saúde dos óleos essenciais. Eles também observaram propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e outras que podem ter aplicações na medicina humana.
Outras opções de tratamento
Embora os óleos essenciais possam ajudar a combater a gripe e diminuir seus sintomas, você não deve confiar neles como seu único tratamento. Medicamentos sem receita funcionam melhor e podem até diminuir o tempo de recuperação. A maioria desses medicamentos tem efeitos colaterais como sonolência ou estado de alerta, mas você pode tentar:
- descongestionantes, que devem ser usados apenas por alguns dias para evitar sintomas de rebote
- anti-histamínicos, que bloqueiam sintomas típicos da gripe, como espirros, coceira e coriza
- acetaminofeno, que alivia a febre e outras dores associadas à gripe
- pastilhas para a garganta, que você pode sugar para aliviar uma garganta arranhada
Limite os medicamentos que você toma para evitar sobrecarregar seu sistema. Procure atendimento médico se tiver sintomas por mais de três dias ou se estiverem piorando.
O que você pode fazer agora
Aprenda os sintomas da gripe para saber quando iniciar o tratamento com óleo essencial. Você pode começar a usar os óleos essenciais imediatamente quando sentir os sintomas da gripe. Adicione algumas gotas ao banho, distribua-as no ar ou misture-as com um óleo transportador para esfregar.
Você pode encontrar óleos essenciais on-line ou em uma loja de saúde. Manter alguns óleos básicos por perto, como tea tree, hortelã-pimenta e lavanda, pode ser útil, mesmo se você não estiver doente. Eles também podem ajudar com estresse ou dor.
Para se prevenir contra a gripe, mantenha seu sistema imunológico forte com uma dieta saudável e com a vacinação anual contra a gripe.