Os óleos essenciais podem aliviar a inflamação?
Contente
- Entendendo a inflamação
- O que a pesquisa diz
- Como usar óleos essenciais para inflamação
- Riscos e avisos
- O que você deve fazer agora
Entendendo a inflamação
Você não pode escapar dos óleos essenciais hoje em dia, mas pode realmente usá-los? As pessoas que usam óleos essenciais afirmam que são úteis para tudo, desde relaxamento e sono até redução da inflamação no corpo.
A inflamação ocorre no corpo quando o sistema imunológico é ativado. A inflamação pode ter muitas causas diferentes, como uma infecção ou mesmo uma reação a uma alergia alimentar. O corpo sente que algo está errado, então envia células sanguíneas para essa área para ajudar a curar o que está errado e matar qualquer "invasor".
No entanto, nem toda a inflamação é boa. Seu corpo não pode necessariamente dizer se algo está errado ou se você está apenas estressado por causa de um grande projeto de trabalho. De qualquer maneira, ele produzirá inflamação para tentar ajudar da maneira que puder. Com o tempo, isso pode esgotar o sistema imunológico ou causar problemas em outras partes do corpo.
O que a pesquisa diz
Antioxidantes podem reduzir os efeitos nocivos da inflamação no organismo. Pode ser por isso que você ouve muito sobre a importância de comer alimentos ricos em antioxidantes para mantê-lo saudável. Alguns pesquisadores também analisaram se os óleos essenciais podem ser usados como antioxidantes para ajudar a reduzir a inflamação. Embora a pesquisa seja limitada, existem algumas evidências que sugerem que os óleos essenciais ajudam.
Um estudo de 2010 descobriu que os seguintes óleos essenciais tinham propriedades anti-inflamatórias:
- Tomilho
- dente de alho
- rosa
- eucalipto
- funcho
- bergamota
Os pesquisadores descobriram que esses óleos reduziram a expressão da enzima inflamatória COX-2 em pelo menos 25%. O óleo essencial de tomilho teve mais efeitos, reduzindo os níveis de COX-2 em quase 75%.
A Associação Nacional de Aromaterapia Holística também lista muitos óleos que podem reduzir a inflamação, incluindo:
- camomila romana
- gengibre
- helichrysum
- patchouli
Como usar óleos essenciais para inflamação
Como a inflamação afeta todo o corpo, os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras diferentes para tratá-lo:
Difusão: Você pode comprar um difusor de óleo essencial on-line ou mesmo em lojas como Wal-Mart ou CVS. Um difusor permitirá que partículas de óleo essencial se dispersem diretamente no ar. A inalação do perfume pode ajudar a relaxar. Se sua inflamação estiver relacionada ao estresse, isso pode ser benéfico.
Massagem: Você pode aplicar óleo essencial diluído diretamente na área afetada para ajudar a reduzir o inchaço e a dor.
Pela boca: Embora raro, existem alguns tipos de óleos essenciais que devem ser gargarejados. Pesquisadores em uma revisão de 2011 descobriram que o uso de um colutório com óleo essencial foi útil na redução da inflamação da gengiva causada por gengivite. Não deixe de consultar seu médico antes de tentar este método. Os óleos essenciais não devem ser engolidos.
Se você planeja usar topicamente os óleos essenciais, há algumas coisas que deve ter em mente. Você nunca deve aplicar óleo essencial não diluído na pele. Certifique-se de adicionar 1 grama de óleo transportador, como coco ou jojoba, a cada dúzia de gotas de óleo essencial.
Antes da aplicação, faça um teste de adesivo na pele. Isso geralmente é feito na parte interna do braço. Isso permitirá que você determine se sua pele reagirá mal. Se você não sentir irritação ou inflamação dentro de 24 horas, deve ser seguro usá-lo.
Riscos e avisos
Usar um óleo essencial para aliviar a inflamação não é um tratamento de primeira linha. Se você tem inflamação no corpo, significa que em algum lugar, algo em seu corpo está pedindo ajuda.
Para realmente tratar a inflamação no seu corpo, você precisa ir à fonte. Consulte seu médico para que ele possa ajudá-lo a descobrir o que está errado. Você não deseja "mascarar" a inflamação com óleos essenciais sem antes corrigir o problema médico subjacente.
Em alguns casos, se você é sensível a um determinado óleo essencial ou tem uma reação alérgica, pode agravar sua inflamação. Tenha cuidado se você tem asma ou outra condição respiratória.
Se estiver grávida ou amamentando, tenha cuidado ao usar óleos essenciais de qualquer tipo.
O que você deve fazer agora
Se estiver com inflamação incomum ou persistente, consulte seu médico. Eles podem trabalhar com você para determinar a causa e descobrir como aliviar melhor qualquer desconforto que possa estar ocorrendo.
Enquanto isso, você pode tentar usar óleos essenciais ou remédios mais tradicionais para a inflamação. Isso inclui tomar um medicamento anti-inflamatório, como o ibuprofeno, ou usar terapia com calor ou frio para aliviar o desconforto.