Dicas essenciais para cuidados com a pele
Contente
1. Use o limpador certo. Lave o rosto no máximo duas vezes ao dia. Use sabonetes com vitamina E para manter a pele macia.
2. Esfolie 2 a 3 vezes por semana. Esfregar suavemente a pele morta ajuda as células frescas a brilharem (tornando a pele mais radiante).
3. Hidrate regularmente. Após o banho, passe um creme hidratante com ingredientes hidratantes como manteiga de karité, leite ou óleo de jojoba. Procure também as vitaminas antioxidantes A, C e E, que ajudam a proteger a pele dos poluentes ambientais
4. Torne-se digno do mar. Repleto de vitaminas, minerais e proteínas, algas, lama e sal marinho podem fazer de tudo, desde ajudar a limpar a acne até adicionar brilho ao cabelo. Os produtos que contêm ingredientes do mar, embora tenham a capacidade de esfoliar e suavizar a pele, também contêm vitaminas e antioxidantes que podem ajudar a reprimir os radicais livres prejudiciais à pele.
Para pele seca, esfregue os sais em movimentos circulares suaves, evitando o rosto e quaisquer feridas abertas ou cortes (feridas de picadas de sal). E como os sais marinhos podem ser abrasivos, evite-os também se você tiver pele sensível.
Para combater fugas causadas por poros entupidos, use um limpador e toner de manhã e à tarde. que contém ingredientes do mar, seguidos de um hidratante leve com colágeno e elastina de origem marinha. Uma máscara de lama do mar, usada duas a três vezes por semana, também pode ajudar.
5. Nunca use o mesmo produto o ano todo. A pele é um órgão vivo constantemente afetado por tudo, desde hormônios até umidade. Opte por um limpador hidratante no inverno, quando a pele está mais seca e formulações de normal a oleosa no verão.
6. Sempre lave o rosto antes de encerrar o dia. Remova a maquiagem antes de ir para a cama para evitar criar manchas. Use produtos de limpeza formulados com peróxido de benzoíla ou ácido salicílico para purgar os poros.
7. Obtenha bastante sono. A privação de sono pode resultar em olhos inchados, pele amarelada e erupções cutâneas. Se você acabar com inchaço matinal, experimente um produto que contenha os ingredientes antiinflamatórios encontrados na Preparação-H.
8. Hidrate a pele de dentro para fora. Não é possível ter uma boa pele sem beber água suficiente, dizem os especialistas. Quando você está desidratado, sua pele é um dos primeiros órgãos a mostrar isso.
9. Seja experiente em relação ao sol. Sempre aplique um protetor solar com FPS de pelo menos 15 todos os dias.
10. Alimente sua pele com exercícios. O exercício aumenta a circulação e mantém o oxigênio e os nutrientes fluindo para a pele, dando-lhe uma aparência fresca e radiante.
11. Não deixe a pele virar fumaça. Não apenas não fume; evitar fumantes e situações de fumaça. Fumar contrai os capilares, privando a pele do tão necessário oxigênio.
12. Sempre aplique hidratante após lavar as mãos. O ar seco e interno, o clima frio e as lavagens frequentes podem sugar a umidade da pele das mãos.
13. Alimente seu rosto com vitamina C. Um estudo publicado na revista sueca de dermatologia Acta Dermato-Venereologica mostraram que, quando usada com um protetor solar, a vitamina C forneceu proteção adicional contra os raios ultravioleta B (causadores de queimaduras solares) e ultravioleta A (causadores de rugas). Procure soros que contenham ácido L-ascórbico, a forma de vitamina C demonstrada em estudos por ser mais facilmente absorvida pelas células da pele.
14. Experimente com cuidado. Particularmente suscetíveis: mulheres com acne ou pele sensível, que só devem usar produtos formulados para seu tipo de pele, a menos que orientado de outra forma por seu dermatologista.
15. Considere linhas de cuidados da pele criadas por médicos. Geralmente, esses produtos contêm concentrações mais fortes de ingredientes como alfa-hidroxiácidos e anitoxidantes.
16. Seja sensível à pele. Embora a maioria das mulheres pense que tem pele sensível, apenas 5 a 10 por cento realmente têm. O que o restante de nós sofre é a "sensibilidade situacional" causada por mudanças hormonais, medicamentos (como Accutane) ou exposição ao sol. Independentemente disso, os sintomas e tratamentos são os mesmos. O que fazer:
- Escolha produtos com ceramidas
Esses ingredientes preenchem as rachaduras na epiderme (a camada externa da pele), dificultando a passagem dos agentes irritantes. - Faça um teste de patch em tudo
Antes de usar um novo produto, passe-o na parte interna do braço e espere 24 horas para ver se você desenvolve erupção na pele, inchaço ou vermelhidão. - Minimize sua exposição aos parabenos
Esses produtos químicos, muitas vezes usados como conservantes, são criminosos notórios. - Livre de fragrâncias
Os aditivos usados para criar aromas são desencadeadores de erupções cutâneas comuns, então opte por produtos de beleza e detergentes sem odores sempre que possível.
Se suas tentativas de reduzir a sensibilidade não estiverem funcionando, visite um dermatologista para se certificar de que você não tem uma doença subjacente, como dermatite seborréica, psoríase, rosácea ou dermatite atópica, que podem torná-lo mais apto a reagir a cosméticos e loções.