É errado tudo o que você sabia sobre os benefícios da bebida para a saúde?

Contente

Assim como as trufas e a cafeína, o álcool sempre foi uma daquelas coisas que parecia pecado, mas, com moderação, na verdade era uma vitória. Afinal, muitas pesquisas dão crédito ao consumo moderado de álcool (um drinque por dia para as mulheres, dois drinques por dia para os homens) com redução do risco de doenças cardíacas, derrame cerebral, demência e outras condições. Agora, uma nova pesquisa vira de cabeça para baixo o que você pensava que sabia: a bebedeira moderada só pode beneficiar as pessoas que carregam uma determinada variante genética, de acordo com cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Os pesquisadores testaram os participantes para uma variante genética localizada no gene da proteína de transferência do colesterilester (CETP), que afeta o colesterol HDL (bom). Eles descobriram que cerca de 19 por cento da população tinha a variante genética, chamada CETP TaqIB. No geral, aqueles com a variante tiveram uma redução de 29% no risco de doenças cardíacas em comparação com pessoas sem ela. E, os indivíduos que carregavam a variante e relataram consumo moderado de álcool tiveram uma redução de 70 a 80 por cento no risco de doenças cardíacas em comparação com pessoas com a variante e bebeu menos.
Mais pesquisas são necessárias para entender por que a variante pode ter um efeito protetor em bebedores moderados e se pode proteger contra outras doenças também. Ainda assim, com base na descoberta, os pesquisadores sugerem que a crença de que a ingestão moderada de álcool pode beneficiar sua saúde pode ser muito ampla e pode se aplicar apenas a certos grupos de pessoas com base em sua composição genética. Como não há nenhum teste disponível comercialmente para descobrir se você carrega o gene, é melhor limitar a ingestão de álcool e evitar o consumo excessivo de álcool até que os pesquisadores aprendam mais, diz o autor do estudo Dag Thelle, MD. Tendo problemas para manter o controle de quanto você está bebendo o bar? Este novo aplicativo rastreia o conteúdo de álcool em coquetéis!