Tudo o que você precisa saber sobre a síndrome do intestino com vazamento
Contente
- O que é a síndrome do intestino solto?
- Causas da síndrome do intestino com vazamento
- Sintomas da síndrome do intestino gotejante
- O que você pode fazer
- Revisão para
Hipócrates supostamente disse uma vez que "todas as doenças começam no intestino". E com o passar do tempo, mais e mais pesquisas mostram que ele pode estar certo. Estudos estão começando a provar que seu intestino é a porta de entrada para a saúde geral e que um ambiente desequilibrado no intestino pode contribuir para inúmeras doenças, incluindo diabetes, obesidade, depressão e artrite reumatóide.
Também conhecido como trato gastrointestinal (GI), o intestino é uma via que começa na boca e termina no reto. Sua função principal é processar os alimentos desde o momento em que são consumidos até que sejam absorvidos pelo corpo ou eliminados pelas fezes. Manter esse caminho desobstruído e saudável é extremamente importante - o bom funcionamento dele pode afetar a absorção de vitaminas e minerais, a regulação hormonal, a digestão e a imunidade.
O que é a síndrome do intestino solto?
Outro efeito colateral de problemas gastrointestinais desordenados: síndrome do intestino permeável. Cientificamente conhecida como hiperpermeabilidade intestinal, a síndrome do intestino permeável é uma condição na qual o revestimento intestinal se torna cada vez mais poroso, resultando em moléculas de alimentos maiores e não digeridas escapando do trato digestivo. Junto com essas partículas de alimento estão leveduras, toxinas e outras formas de resíduos, todos os quais são capazes de fluir desinibidos pela corrente sanguínea. Quando isso acontece, o fígado deve fazer hora extra para combater os invasores. Logo, o fígado sobrecarregado não consegue mais atender à demanda e sua funcionalidade fica comprometida. As toxinas problemáticas podem entrar em diferentes tecidos do corpo, causando inflamação. A inflamação crônica tem sido associada a doenças cardíacas, diabetes, câncer e até mesmo à doença de Alzheimer. Embora possa não ser o mais sexy dos tópicos para discutir, a síndrome do intestino permeável tem ganhado muita atenção na mídia recentemente devido a um crescente corpo de pesquisas ligando-a a vários problemas de saúde e doenças crônicas.
Causas da síndrome do intestino com vazamento
Embora ainda haja muitas perguntas sem resposta sobre o que exatamente causa a doença em primeiro lugar, a pesquisa mostrou que escolhas alimentares inadequadas, estresse crônico, uma superabundância de toxinas no sistema e desequilíbrios bacterianos podem causar estragos em sua saúde. Está surgindo uma pesquisa em andamento que conecta problemas comuns de saúde e problemas crônicos à síndrome do intestino permeável, então uma coisa é certa: este não é um problema que pode ser jogado no vaso sanitário.
Jill Carnahan, M.D., especialista em medicina funcional em Louisville, Colorado, diz que muitas coisas podem desencadear a síndrome do intestino permeável. Estes podem incluir doença inflamatória intestinal, anti-inflamatórios não esteróides (AINE), crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, disbiose fúngica (que é semelhante ao crescimento excessivo de levedura candida), doença celíaca, infecções parasitárias, álcool, alergias alimentares, envelhecimento, excesso exercício e deficiências nutricionais, diz Carnahan.
A pesquisa descobriu que o glúten é um dos maiores contribuintes para um intestino permeável, devido à liberação de uma substância química chamada zonulina. Essa proteína regula as ligações, chamadas de junções estreitas, nas interseções do revestimento do intestino. O excesso de zonulina pode sinalizar para que as células do revestimento se abram, enfraquecendo a ligação e causando sintomas de intestino solto. Um estudo de 2012 publicado no Academia de Ciências de Nova York também descobriram que a zonulina está ligada à função de barreira intestinal prejudicada em relação a várias doenças, incluindo condições autoimunes e neurodegenerativas.
Sintomas da síndrome do intestino gotejante
Os sinais mais comuns de um intestino permeável são inchaço, constipação, gases, fadiga crônica e sensibilidade alimentar, diz Amy Myers, M.D., especialista em medicina funcional em Bee Cave, Texas. Mas outros sintomas - como diarreia contínua, dor nas articulações e adoecimento constante devido a um sistema imunológico sobrecarregado - também podem indicar que há algo errado com seu intestino.
O que você pode fazer
Carnahan diz que uma das melhores maneiras de colocar seu intestino nos trilhos é tomando um probiótico. Carnahan diz que testar a alimentação sem glúten, bem como abandonar os OGMs e optar por orgânicos quando possível pode ajudar a aliviar os sintomas para algumas pessoas. "Curar o intestino solto envolve tratar a causa raiz", diz ela. Mas se você não tiver certeza se tem síndrome do intestino permeável e estiver apresentando alguns dos sintomas crônicos, é imperativo que fale com seu médico antes de fazer qualquer mudança em seu estilo de vida.