Em breve poderá haver uma vacina contra a clamídia
Contente
Quando se trata de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, há realmente apenas uma resposta: Pratique sexo seguro. Sempre. Mas mesmo aqueles com as melhores intenções nem sempre usam preservativos 100 por cento corretamente, 100 por cento das vezes (oral, anal, vaginal, tudo incluído), e é por isso que você deve ser cuidadoso em fazer testes regulares de DST.
Com isso dito, um novo estudo diz que em breve poderá haver uma vacinação para prevenir pelo menos uma DST assustadora: a clamídia. A DST (em todas as suas várias cepas) constituiu a maior parte das DSTs relatadas ao CDC por mais de duas décadas. (Em 2015, o CDC chegou a chamar de epidemia o surgimento da doença!) O pior é que você pode nem saber que tem, pois muitas pessoas são assintomáticas. Sem tratamento adequado, a DST pode causar infecções do trato genital superior, doença inflamatória pélvica e até infertilidade.
Mas os pesquisadores da Universidade McMaster desenvolveram a primeira vacina amplamente protetora contra a clamídia usando um antígeno conhecido como BD584. O antígeno é considerado a primeira linha de defesa preventiva contra o tipo mais comum de clamídia. Para testar seus poderes, os pesquisadores deram a vacina, que era administrada pelo nariz, a pessoas com uma infecção existente de clamídia.
Eles descobriram que a vacina reduziu significativamente a "liberação de clamídia", que é um efeito colateral comum da doença, que envolve o vírus da clamídia espalhando suas células, em 95 por cento. Mulheres com clamídia também podem ter um bloqueio nas trompas de Falópio causado por um acúmulo de fluidos, mas a vacina experimental foi capaz de reduzir esse sintoma em mais de 87 por cento. De acordo com os autores do estudo, esses efeitos indicam que a vacina pode ser uma arma poderosa não apenas no tratamento da clamídia, mas também na prevenção da doença.
Embora mais desenvolvimento seja certamente necessário para testar a eficácia da vacina em diferentes tipos de clamídia, os pesquisadores dizem que os resultados são encorajadores. (Proteja-se com conhecimento e esteja ciente das DSTs Dangerous Sleeper In Women.)