Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
8 Excelentes exercícios para a DPOC: Qual é o melhor para você? - Saúde
8 Excelentes exercícios para a DPOC: Qual é o melhor para você? - Saúde

Contente

Visão geral

As dificuldades respiratórias podem fazer com que as pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) sintam que não podem se exercitar. Mas seu médico pode incentivar a atividade física, pois pode melhorar a falta de ar e outros sintomas da DPOC.

A inatividade, por outro lado, pode causar um declínio na função cardiovascular e na massa muscular. Com o tempo, você pode ficar cada vez mais sem fôlego toda vez que se esforça.

Como resultado, tarefas comuns como limpar a casa ou brincar com crianças podem provocar tosse e chiado no peito. Isso pode afetar sua qualidade de vida, causando comportamentos cada vez mais sedentários, perda de independência e até depressão.

Como o exercício ajuda a gerenciar os sintomas da DPOC

O exercício não pode reverter os danos nos pulmões, mas pode melhorar sua resistência física e fortalecer seus músculos respiratórios. Isso pode ajudá-lo a se sentir melhor fisicamente e mentalmente e poderá participar de mais atividades sem perder o fôlego ou se cansar.


Leva tempo para aumentar a resistência cardiovascular e fortalecer os músculos respiratórios. É importante ser consistente e estabelecer uma rotina regular de exercícios.

Algumas pessoas cometem o erro de interromper seus treinos quando estão respirando melhor. Se você voltar à inatividade, a falta de ar provavelmente retornará.

Melhores exercícios para DPOC

Antes de iniciar qualquer novo tipo de exercício, verifique com seu médico. Se você tem DPOC moderada a grave, seu médico pode encaminhá-lo para um programa de reabilitação pulmonar.

Além disso, se você usa oxigênio, seu médico pode oferecer instruções sobre como aumentar sua taxa de fluxo de oxigênio durante os treinos para garantir que seu corpo receba oxigênio suficiente.

Antes de iniciar um programa de exercícios, é útil praticar exercícios respiratórios para pessoas que vivem com DPOC. Feito regularmente, isso pode ajudar a tornar o esforço físico mais fácil e confortável.


Em seguida, escolha alguns tipos de exercícios ou atividades que você realmente gosta. Encontre um parceiro de treino para se encontrar regularmente. Isso fará uma grande diferença na sua capacidade de cumpri-lo.

Boas escolhas para as pessoas com DPOC incluem exercícios aeróbicos ou cardiovasculares, bem como treinamento de resistência ou musculação na parte superior do corpo para ajudar a fortalecer o coração, os pulmões e os músculos respiratórios ao redor.

A seguir, oito tipos de exercícios que são boas opções para pessoas com DPOC:

  • caminhando
  • corrida
  • pulando corda
  • ciclismo
  • patinação
  • aeróbica de baixo impacto
  • natação
  • treinamento de resistência (com pesos de mão ou faixas)

Sempre aqueça e estique antes de se exercitar e depois esfrie. Isso reduz o estresse no coração, músculos e articulações.

Comece devagar e aumente gradualmente a intensidade e a duração dos seus exercícios. Você pode começar com o objetivo de trabalhar até 30 minutos, quatro vezes por semana.

Escala de Exerção Percebida (RPE)

A escala RPE foi projetada para medir a intensidade do seu exercício. É uma maneira simples de classificar seu próprio nível de dificuldade para uma atividade física específica.Isso pode ajudá-lo a monitorar seu próprio esforço, permanecer na zona segura e acompanhar sua própria melhoria.


O que é DPOC?

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) refere-se a um grupo de doenças pulmonares progressivas que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração. Essas doenças pulmonares incluem:

  • enfisema
  • bronquite crônica
  • asma refratária não reversível

Os sintomas da DPOC incluem falta de ar, tosse frequente e aperto no peito. Segundo a COPD Foundation, essa condição afeta cerca de 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Medicamentos para DPOC

Uma vez diagnosticado com DPOC, é provável que você tome medicamentos prescritos para controlar os sintomas e melhorar sua respiração. Diferentes tipos de medicamentos podem ser prescritos, como comprimidos, broncodilatadores e corticosteróides inalados.

Esses medicamentos ajudam a relaxar os músculos ao redor das vias aéreas e a reduzir a inflamação. Dependendo da gravidade de sua condição, você pode precisar de oxigenoterapia para garantir que haja oxigênio suficiente na corrente sanguínea.

Fatores de risco para DPOC

Até 90% dos casos de DPOC são causados ​​pelo tabagismo. Mas outros fatores também podem desempenhar um papel.

A exposição a longo prazo a certos tipos de poeira, produtos químicos e fumaça (geralmente no local de trabalho) também pode aumentar o risco.

A DPOC também pode se desenvolver em pessoas que nunca fumaram ou foram expostas a poluentes. A doença pode se desenvolver se você tiver uma deficiência de uma determinada proteína na corrente sanguínea. Se seu corpo não possui essa proteína, seus glóbulos brancos podem atacar seus pulmões, resultando em danos nos pulmões.

O takeaway

O exercício certo pode ajudar a melhorar os sintomas da DPOC e sua qualidade de vida. Mas converse com seu médico antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios. Eles podem fornecer informações específicas sobre como se exercitar com segurança com base no seu perfil de saúde individual.

Você deve manter sua frequência cardíaca em 50 a 80% da sua freqüência cardíaca máxima (que é 220 menos a sua idade) durante o exercício. Isso pode ser difícil para as pessoas com DPOC, mas ainda deve ser uma meta a ser alcançada.

Nunca é uma má ideia alguém monitorar sua frequência cardíaca durante o exercício.

Interessante

10 alimentos que causam gases

10 alimentos que causam gases

Querendo admitir ou não, todo mundo gata de vez em quando. O gá é cauado pela ingetão de ar e pela quebra de alimento no trato digetivo. A conequência ão geralmente arrot...
O diabetes é o culpado pela dor de cabeça?

O diabetes é o culpado pela dor de cabeça?

O diabete é uma doença metabólica crônica que reulta em anormalidade no açúcar no angue ou na glicoe. Io caua uma érie de intoma e complicaçõe relacionada,...