Uma pílula de exercícios pode existir em breve para quem odeia ginástica
Contente
O exercício com uma pílula sempre foi um sonho dos cientistas (e viciados em televisão!), Mas podemos realmente estar um passo mais perto, graças à descoberta de uma nova molécula. Conhecida como composto 14, essa molécula atua como um simulador de exercício, oferecendo alguns dos benefícios de saúde de uma boa sessão de suor, como perda de peso e redução do açúcar no sangue, mas sem o rosto vermelho, roupas úmidas ou, bem, qualquer esforço real. Mas pode realmente ser possível não ter (cerveja) coragem e toda a glória?
Em um novo estudo publicado na revista Química e Biologia, os cientistas isolaram uma substância em ratos que engana as células fazendo-as pensar que estão morrendo de fome quando na verdade não estão, fazendo com que as células acelerem o metabolismo do corpo. O Composto 14 aumenta a captação de oxigênio nas células, bem como a ingestão de glicose e o metabolismo da gordura - todos os quais levam à perda de peso, perda de gordura e melhor controle de açúcar no sangue. (Embora você não consiga marcar essas 24 coisas inevitáveis que acontecem quando você entra em forma.)
Os resultados foram impressionantes: camundongos obesos que receberam uma única injeção do composto 14 tiveram seu açúcar no sangue voltando ao normal quase imediatamente, enquanto os roedores corpulentos que receberam a droga por sete dias não só melhoraram sua tolerância à glicose (sua capacidade de metabolizar carboidratos), mas também perderam cinco por cento do peso corporal. (Mas apenas em ratos com excesso de peso. Curiosamente, o composto não fez com que ratos com peso normal perdessem peso.)
Ali Tavassoli, Ph.D., pesquisador principal e professor de biologia química na Universidade de Southampton, na Inglaterra, considera os resultados "realmente incríveis", especialmente quando se trata do potencial para desenvolver tratamentos para diabetes tipo II, síndrome metabólica e até mesmo alguns cânceres.
O composto pode se estender a outras áreas da saúde também. "Muitas doenças cardíacas são causadas pelo excesso de gordura, então eu colocaria a hipótese de que o aumento do metabolismo da gordura se traduziria em uma redução nas doenças cardíacas", explica Tavassoli. "Mas isso é apenas um palpite. Precisamos fazer mais experimentos para descobrir como isso afetaria coisas como o coração e os pulmões." Mais experimentos (incluindo alguns em humanos) estão em andamento, mas Tavassoli diz que espera ter a droga nas clínicas nos próximos anos.
Nesse ínterim, não jogue fora seus tênis de corrida. "Espero que isso não seja visto como um substituto para o exercício, mas algo que funcione em sinergia", diz Tavassoli, alertando as pessoas que podem ver isso como um cartão para sair da academia. “Se o seu único motivo para se exercitar é a perda de peso, então o composto por si só pode ser suficiente - mas isso não o ajudará a correr mais rápido, pedalar mais longe ou bater na bola de tênis com mais força”, acrescenta. Sem mencionar todos os outros benefícios surpreendentes dos exercícios que você perderia, como um humor mais feliz, melhor memória, mais criatividade e menos estresse (além desses 13 benefícios do exercício para a saúde mental).
Além disso, uma pílula vai te dar aquela corrida louca que você tem ao cruzar a linha de chegada, coberto de lama e bolhas, totalmente exausto e eufórico ao mesmo tempo? Sim, nós não pensamos assim.