Pergunte ao especialista: 8 coisas a considerar sobre o tratamento para MBC
Contente
- 1. Quais tratamentos estão disponíveis para mulheres na pós-menopausa com MBC?
- 2. Como posso lidar com os efeitos colaterais dos tratamentos com MBC relacionados à menopausa e à saúde sexual?
- 3. Por quanto tempo os tratamentos geralmente funcionam e o que acontece se alguém parar de funcionar?
- 4. Existe algum risco ou complicação no tratamento com MBC por tanto tempo?
- 5. Que medidas posso tomar para melhorar minha qualidade de vida durante o tratamento para MBC?
- 6. Quais tratamentos ou remédios podem ajudar com dor e fadiga relacionada ao MBC?
- 7. Como posso lidar com o ônus financeiro do tratamento contínuo para o MBC?
- 8. Estou preocupado com o meu futuro com a MBC. Que conselho você tem para mim?
1. Quais tratamentos estão disponíveis para mulheres na pós-menopausa com MBC?
O plano de tratamento para câncer de mama metastático (MBC) recomendado pelo seu médico depende se os tumores têm receptores para estrogênio ou progesterona ou níveis elevados do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2). Estes são conhecidos como subtipo biológico de um tumor.
Existem várias terapias direcionadas para cada subtipo de MBC.
Pessoas que são positivas para receptores hormonais e negativas para HER2 geralmente recebem medicamentos antiestrogênio. Exemplos incluem um inibidor da aromatase, tamoxifeno (Soltamox) ou um medicamento chamado fulvestrant (Faslodex).
Uma nova e empolgante classe de medicamentos para MBC HER2-negativa é conhecida como inibidor de quinase dependente de ciclina 4/6 (CDK4 / 6). Exemplos incluem abemaciclib (Verzenio), palbociclib (Ibrance) e ribociclib (Kisqali).
Quando esses medicamentos são adicionados à terapia anti-estrogênio padrão, o tempo que uma pessoa responde à terapia dobra em comparação à terapia anti-estrogênio sozinha.
Para o MBC positivo para HER2, existem vários novos medicamentos direcionados que são eficazes e têm poucos efeitos colaterais. Exemplos incluem fam-trastuzumab deruxtecan-nxki (Enhertu) e tucatinib (Tukysa).
2. Como posso lidar com os efeitos colaterais dos tratamentos com MBC relacionados à menopausa e à saúde sexual?
O tratamento do câncer de mama positivo para receptores hormonais pode levar as mulheres à menopausa precoce. Isso pode afetar a qualidade de vida.
Há uma variedade de lubrificantes não estrogênicos que podem ajudar na secura vaginal. O seu médico também pode prescrever estrogênio vaginal em baixa dose para tratar a secura vaginal e a relação sexual dolorosa.
A acupuntura demonstrou ser útil para as ondas de calor. Além disso, existem vários tipos de medicamentos que podem ajudar.
3. Por quanto tempo os tratamentos geralmente funcionam e o que acontece se alguém parar de funcionar?
O MBC é uma doença crônica e, em geral, requer tratamento indefinido. A duração do tratamento depende do subtipo biológico do câncer e do próprio tratamento.
Muitas pessoas com câncer de mama positivo para receptores hormonais recebem terapia hormonal prescrita - como um inibidor da aromatase ou fulvestrant - em combinação com um inibidor da CDK4 / 6. Este tratamento evita que o câncer de mama cresça por cerca de 2 anos em média. Algumas pessoas se dão bem com essa terapia por muito mais tempo.
O seu médico pode mudar para um regime de tratamento diferente se o câncer progredir no tratamento atual. Felizmente, há muitos por onde escolher.
4. Existe algum risco ou complicação no tratamento com MBC por tanto tempo?
Todos os tratamentos com MBC podem causar efeitos colaterais. Os médicos fazem o possível para maximizar a quantidade e a qualidade de vida das pessoas com MBC, monitorando os efeitos colaterais com muito cuidado.
O seu médico geralmente continuará o tratamento enquanto você responder e tolerar. Caso contrário, o seu médico pode alterar as terapias ou ajustar a sua dose.
Terapias alternativas podem ajudar. Pesquisas recentes indicam que a acupuntura pode aliviar os efeitos colaterais comuns, incluindo ondas de calor, dores nas articulações e neuropatia (dormência e formigamento dos dedos das mãos e pés).
5. Que medidas posso tomar para melhorar minha qualidade de vida durante o tratamento para MBC?
Não hesite em se comunicar com seu médico sobre como está se sentindo. Isso ajudará sua equipe de assistência a entender e solucionar melhor os sintomas que você está enfrentando.
Foi demonstrado que o exercício minimiza alguns efeitos colaterais do câncer e das terapias contra o câncer, incluindo fadiga, náusea, depressão e ansiedade.
Um diagnóstico de câncer pode ser estressante. É importante pedir apoio psicossocial. A maioria dos centros de câncer possui assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras dedicados. Você também pode encontrar grupos de apoio ao câncer benéficos.
6. Quais tratamentos ou remédios podem ajudar com dor e fadiga relacionada ao MBC?
Falta de energia e exaustão são comuns para pessoas com MBC. O exercício é o melhor tratamento para a fadiga relacionada ao câncer e tratamentos contra o câncer. Comer bem, manter-se hidratado e dormir bastante também pode ajudar.
7. Como posso lidar com o ônus financeiro do tratamento contínuo para o MBC?
Os tratamentos contra o câncer podem ser muito caros, mesmo se você tiver seguro de saúde. Alguns medicamentos mais recentes disponíveis hoje têm copay muito alto.
Felizmente, muitas empresas farmacêuticas têm programas de assistência financeira para ajudar com isso. Assistentes sociais podem ajudar os pacientes a acessar esses programas. Peça ajuda ao seu médico e serviços sociais do hospital.
8. Estou preocupado com o meu futuro com a MBC. Que conselho você tem para mim?
As pessoas estão vivendo mais e mais com o MBC. O futuro do tratamento com MBC é muito brilhante.
Novas e eficazes terapias biológicas e direcionadas são aprovadas todos os anos para ajudar a melhorar a quantidade e a qualidade de vida, e um grande número de estudos em andamento continua a descobrir novos medicamentos que ajudam a tratar o MBC.
Amy Tiersten, MD, é professora de medicina e diretora clínica de Oncologia Médica da Mama no Hospital Mount Sinai, em Nova York.