O que são olhos flutuantes?
Contente
- O que causa moscas volantes?
- Quando os olhos flutuantes são uma emergência?
- Descolamento de vítreo
- Hemorragia vítrea
- Rasgo retiniano
- Descolamento da retina
- Como as moscas volantes são tratadas?
- O que acontece se as moscas volantes não forem tratadas?
- Como você pode prevenir moscas volantes?
Os olhos flutuantes são pequenas partículas ou fios que flutuam em seu campo de visão. Embora possam ser um incômodo, os olhos flutuantes não devem causar dor ou desconforto.
Eles podem aparecer como pontos, linhas, teias de aranha ou manchas pretas ou cinzas. Ocasionalmente, um grande flutuador pode lançar uma sombra sobre sua visão e causar uma grande mancha escura em sua visão.
Como as moscas volantes estão dentro do fluido do olho, elas se moverão conforme o movimento dos olhos. Se você tentar olhar diretamente para eles, eles sairão de sua visão.
Os olhos flutuantes geralmente aparecem quando você olha para uma superfície plana e brilhante, como o céu, um objeto reflexivo ou papel em branco. Eles podem estar presentes em apenas um olho ou em ambos.
O que causa moscas volantes?
As alterações oculares relacionadas à idade são a causa mais comum de moscas volantes. A córnea e o cristalino na frente do olho focalizam a luz na retina na parte de trás do olho.
Conforme a luz passa da frente do olho para trás, ela passa através do humor vítreo, uma substância gelatinosa dentro do globo ocular.
Mudanças no humor vítreo podem causar moscas volantes. Esta é uma parte comum do envelhecimento e é conhecida como sinérese vítrea.
O vítreo espesso começa a se liquefazer com a idade, e o interior do globo ocular fica repleto de detritos e depósitos. As fibras microscópicas dentro do vítreo começam a se agrupar.
Ao fazer isso, os detritos podem ser pegos no caminho da luz quando ela passa pelo seu olho. Isso lançará sombras em sua retina, causando flutuações oculares.
As causas menos comuns de moscas volantes incluem:
Quando os olhos flutuantes são uma emergência?
Ligue para o seu oftalmologista ou oftalmologista imediatamente se você vir moscas volantes e:
- eles começam a ocorrer com mais frequência ou o flutuador muda em intensidade, tamanho ou forma
- você vê flashes de luz
- você perde sua visão periférica (lateral)
- você desenvolve dor nos olhos
- você tem visão turva ou perda de visão
Combinados com moscas volantes, esses sintomas podem ser um sinal de condições mais perigosas, como:
Descolamento de vítreo
Conforme o vítreo encolhe, ele lentamente se afasta da retina. Se ele se afastar repentinamente, pode se soltar completamente. Os sintomas de descolamento do vítreo incluem flashes e moscas volantes.
Hemorragia vítrea
O sangramento no olho, também conhecido como hemorragia vítrea, pode causar moscas volantes. O sangramento pode ser causado por uma infecção, lesão ou vazamento de um vaso sanguíneo.
Rasgo retiniano
À medida que o vítreo se torna líquido, o saco de gel começa a puxar a retina. Eventualmente, o estresse pode ser suficiente para rasgar a retina completamente.
Descolamento da retina
Se uma ruptura retiniana não for tratada rapidamente, a retina pode se desprender e se separar do olho. Um descolamento de retina pode levar à perda total e permanente da visão.
Como as moscas volantes são tratadas?
A maioria das moscas volantes não precisa de nenhum tipo de tratamento. Freqüentemente, são apenas um incômodo para pessoas saudáveis e raramente sinalizam um problema mais sério.
Se um flutuador obstruir temporariamente sua visão, role os olhos de um lado para o outro e para cima e para baixo para mover os detritos. Conforme o fluido em seu olho muda, o mesmo ocorre com as moscas volantes.
No entanto, os olhos flutuantes podem prejudicar sua visão, especialmente se a condição subjacente piorar. Os flutuadores podem se tornar tão incômodos e numerosos que você tem dificuldade em ver.
Se isso ocorrer, em casos raros, seu médico pode recomendar o tratamento na forma de remoção a laser ou cirurgia.
Na remoção a laser, seu oftalmologista usa um laser para separar as moscas volantes do olho e torná-las menos perceptíveis em sua visão. A remoção a laser não é amplamente utilizada porque é considerada experimental e acarreta sérios riscos, como danos à retina.
Outra opção de tratamento é a cirurgia. Seu oftalmologista pode remover o vítreo durante um procedimento denominado vitrectomia.
Após a remoção do vítreo, ele é substituído por uma solução de sal estéril que ajudará o olho a manter sua forma natural. Com o tempo, seu corpo substituirá a solução por seu próprio fluido natural.
A vitrectomia pode não remover todas as moscas volantes e também não impedirá o desenvolvimento de novas moscas volantes. Este procedimento, também considerado de alto risco, pode causar danos ou rasgos na retina e sangramento.
O que acontece se as moscas volantes não forem tratadas?
As moscas volantes raramente são problemáticas o suficiente para causar problemas adicionais, a menos que sejam um sintoma de uma condição mais séria. Embora nunca desapareçam totalmente, geralmente melhoram ao longo de algumas semanas ou meses.
Como você pode prevenir moscas volantes?
A maioria das moscas volantes ocorre como parte do processo natural de envelhecimento. Embora você não possa evitar moscas volantes, pode ter certeza de que não são o resultado de um problema maior.
Assim que você começar a notar moscas volantes nos olhos, consulte o seu oftalmologista ou optometrista. Eles vão querer ter certeza de que seus olhos flutuantes não são um sintoma de uma doença mais séria que pode prejudicar sua visão.